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Otimizando a descrição de produtos do seu e-commerce para vender

A descrição de produtos de um e-commerce não deve apenas descrevê-los, mas sim vendê-los. Uma boa redação é capaz de engajar o visitante, persuadi-lo e instigá-lo a efetuar a compra. Além disso, como no mundo virtual não há o contato físico de um vendedor falando sobre o produto, é a descrição que deve assumir esse papel. Mais que isso, as informações usadas nesse material podem colaborar com as estratégias de SEO da loja.

10 dicas para redigir uma excelente descrição de produtos

Para que o seu e-commerce tire todo o proveito possível desse recurso, confira as dicas que separamos:

1. Não use a descrição do fabricante

Há dois motivos para isso: o primeiro é que geralmente a descrição do fabricante é excessivamente técnica e, por vezes, maçante, contribuindo em nada para instigar a vontade do visitante de comprar o produto. O segundo motivo são as estratégias de SEO. Os buscadores identificam quando há textos idênticos e tendem a valorizar mais os originais. Eles sabem qual é o original pela data de postagem, pois geralmente o texto postado primeiro é o original. Dessa forma, a sua página, por ter textos copiados, poderá perder posições nos resultados de busca.

Ser autêntico e não apelar para as frases clichês também é uma dica, pois os consumidores já estão cansados de ler frases como “produto de qualidade” ou “excelente produto”. Além de genéricas, são frases que todos os lojistas usam e que não demonstram o diferencial do produto.

2. Imagine-se como um vendedor

Como comentamos, a descrição de produtos substitui a explicação que um vendedor daria numa loja física. Então, quando redigir o texto, imagine-se como o vendedor, use uma linguagem mais pessoal e escreva como se estivesse dialogando com o comprador. Além disso, palavras sensoriais como “crocante”, “macio”, “toque suave” e outras instigam a imaginação do internauta e o aproximam da experiência de ter o produto em mãos.

3. Desenvolva o tom de voz da loja

Cada loja tem uma personalidade, um jeito único. Coloque isso em prática e descreva o produto de uma forma exclusiva. Além de destacar-se da concorrência, você estará afirmando o estilo da sua loja.

4. Conheça o perfil do seu público

Faça um estudo de buyer persona e descubra qual é a abordagem que mais combina com o seu público. Será que eles estão mais preocupados com as características do produto, com o benefício que ele entrega ou um equilíbrio entre ambos?

5. E as imagens?

descrição de produtos

Seguramente, ao lado da descrição, haverá uma ou mais imagens do produto. É importante que você faça com que a imagem e o texto sejam complementares e aproveite o texto para dar mais informações sobre formato, dimensão, textura e outras características.

6. Seja claro e objetivo

Informe exatamente o que o cliente precisa saber. A objetividade o ajudará a ter textos mais curtos e diretos.

7. Conte a história do produto

Dependendo do produto e do público-alvo, vale a pena contar a história do produto. Por exemplo, quem o produz, qual foi a inspiração para a sua criação, quais foram os desafios etc. Além de dar mais informações para o visitante, a história pode criar um vínculo e atrair o cliente.

No entanto, vale observar que, se você deseja produzir uma história, forneça antes uma descrição mais sucinta. Assim, você oferece objetividade para os leitores que não têm tempo para ler o texto maior.

8. Torne a descrição de produtos visualmente atraente

Um bloco de texto – por mais bem redigido que seja – não é tão atraente aos olhos. Por isso, a dica é usar tópicos, cores, marcadores, outros tamanhos de fonte e/ou negrito. Tudo isso de forma moderada para não cansar o olhar do internauta.

9. Não desista, persista

descrição de produtos

De fato, escrever é uma arte, e redigir uma boa descrição de produtos é uma tarefa que requer prática. Por isso, saiba que, em um primeiro momento, as descrições podem não ficar do jeito que você deseja, mas com treino, pesquisa e persistência é possível atingir a excelência.

10. Use palavras-chave

Determine palavras-chave estratégicas para cada produto e trabalhe-as nas descrições. Isso colaborará para as estratégias de SEO.

Como vimos, a descrição de produtos é uma grande aliada para estratégias de SEO. Leia mais sobre o que é e como usar SEO para loja virtual.

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