Paciência e perseverança: os caminhos para uma loja virtual de sucesso

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Tempo de Leitura: 3 minutos

Em uma rápida pesquisa, é possível ler sobre várias histórias de sucesso no mundo do e-commerce. Um denominador comum, inclusive na história de gigantes do comércio eletrônico, como Amazon e Netshoes, é a importância da paciência e perseverança para ter uma loja virtual de sucesso.

O que é quase uma unanimidade entre os empreendedores de lojas de todos os portes é que o ramo do comércio eletrônico é árduo, pois as primeiras vendas demoram para acontecer. Por isso, muitos lojistas desistem dos seus negócios e uma quantidade considerável de lojas não duram mais de um ano. De fato, o caminho a ser trilhado é cheio de alto e baixos e, mais do que capital para investir, plano de negócios e planejamento traçado, é preciso ter coragem e paciência para seguir adiante.

Persistência é diferente de insistência

Imaginemos o seguinte cenário: você desenvolveu uma ideia, começou a trabalhar em cima dela, lançou o seu e-commerce e percebeu que se fizesse uma adaptação na sua ideia original agradaria mais clientes e atenderia melhor às suas necessidades. Sabemos que seria difícil mudar, pois foi uma ideia que você desenvolveu com muita dedicação. No entanto, uma das características mais importantes de um empreendedor é a capacidade de ver uma oportunidade e se adaptar a ela. Caso o lojista se fixasse na sua ideia original, ele estaria insistindo em uma ideia em vez de persistir no sucesso da sua loja virtual.

Veja o exemplo da Amazon. A empresa, que hoje é uma gigante do comércio eletrônico, levou um bom tempo para dar lucro. Isso aconteceu pois o fundador Jeff Bezos criou, inicialmente, uma loja virtual para livros e só depois de algum tempo decidiu, em vez de insistir na ideia original, diversificar o leque de produtos com DVDs, CDs e outros.

8 dicas para manter-se focado e garantir o sucesso da sua loja virtual

Para você que está prestes a abrir um e-commerce ou está na difícil fase inicial, separamos algumas dicas para manter-se motivado.

1 – Falhar faz parte

loja virtual de sucesso

Uma das poucas coisas que é certa na trajetória de uma loja é o erro. Não tem problema nenhum errar. O importante é reconhecer, aprender com ele e evoluir. Jamais focar demais no erro. Isso atrasará a sua vida e o sucesso da sua loja virtual.

2 – Adote uma postura positiva

A forma como você age e reage diante das dificuldades determinará como elas impactarão seu negócio. Não deixe que o desespero tome conta e siga em frente.

3 – Construa uma rede de apoio

Com certeza, não será fácil segurar a barra o tempo todo. Por isso, fique perto de pessoas que querem o seu bem, que o apoiarão e que darão bons conselhos.

4 – Alimente-se de inspiração

Histórias de empreendedores de sucesso, palestras, cenas de filmes, trajetórias de esportistas e/ou frases motivacionais. Beba dessas fontes de inspiração sempre que precisar dar uma guinada na sua motivação.

5 – Foco no sucesso da sua loja virtual

Tenha sempre um lembrete de como chegou onde está e por que quer alcançar o sucesso da sua loja virtual. Isso o manterá focado. Também vale reforçar a importância de ter um bom plano de negócios e um planejamento assertivo.

6 – Tenha metas na cabeça e os pés no chão

Não adianta estabelecer metas irreais. Isso trará frustração e será um incentivo a desistir. Para isso, faça um plano de negócios e um planejamento da loja antes de lançá-la. No e-book Abrindo um negócio virtual falamos mais sobre esse assunto.

7 – Comemore

Desde o começo. Desde as primeiras metas alcançadas (por mais simples que sejam). Desde as primeiras vendas. Comemore o resultado dos seus esforços e o sucesso da sua loja virtual.

8 – Relaxe

Por fim, tenha momentos no dia e no ano para relaxar, focar na sua saúde, não pensar em trabalho e divertir-se.

Para continuar inspirando-se, baixe o nosso eBook com 4 histórias de lojistas da Loja Integrada e suas trajetórias. Você verá que é possível alcançar o sucesso da sua loja virtual!

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