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otimizar pagamentos na black friday

6 dicas pra otimizar os pagamentos durante a Black Friday

Otimizar os pagamentos durante a Black Friday garante mais vendas e evita carrinhos abandonados. Aprenda como fazer isso aqui

O dia mais esperado do ano pro comércio varejista e consumidores está bem próximo. Por isso, quem tem ecommerce deve se preparar pros pagamentos durante a Black Friday, evitando qualquer risco de perder vendas. Então, quer saber como fazer isso? Confira nossas dicas a seguir.

Por que é importante se preparar pra Black Friday?

A resposta parece meio óbvia, né? Mas a gente separou alguns números super interessantes sobre a Black Friday pra você.

Que as vendas nas lojas virtuais cresceram bastante, provavelmente você já sabe. A pandemia deu um grande boom no ecommerce, fazendo com que a participação das vendas online no faturamento das empresas do comércio varejista brasileiro passassem de 9,2% para 19,8%, em julho de 2020. E, em junho de 2021, saltaram para 21,2%, segundo o E-commerce Brasil.

E, quando o assunto é Black Friday, as vendas foram longe em 2020. De acordo com a Social Miner, foram mais de R$ 5,76 bilhões de faturamento para o ecommerce. Os dados representaram um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2019. Por isso, deixar tudo pronto e ajustar os pagamentos durante a Black Friday é essencial pra quem deseja garantir um bom faturamento na data.

Mas quais são os principais meios de pagamento usados?

A pesquisa “Meios de pagamento dos brasileiros“, de agosto de 2021, feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aponta que os meios mais utilizados pelos brasileiros para efetuar as compras online são:

  1. Cartão de crédito;
  2. Boleto bancário;
  3. Cartão de débito;
  4. Pix

Vale ressaltar que a pesquisa indica que 66,6% dos entrevistados tiveram mudanças na forma de pagamento por conta da pandemia e, destes, 44,6% passaram a fazer mais pagamentos de forma online (seja no cartão, Pix ou transferência bancária).

Como otimizar os pagamentos durante a Black Friday

A hora de concluir a compra é parte fundamental na jornada de compra do cliente e precisa de uma atenção especial, principalmente quando se trata de pagamentos durante a Black Friday. Afinal, a corrida para aproveitar as promoções é grande. Qualquer problema na hora do pagamento pode fazer o cliente desistir da compra. Por isso, confira algumas dicas para otimizar essa etapa e garantir boas vendas.

1. Tenha opções de pagamento diversificadas

Oferecer diversas opções de pagamentos durante a Black Friday é essencial pra não perder nenhuma venda. Afinal, uma boa experiência de compra inclui encontrar na sua loja a forma de pagamento preferida. Vamos falar de algumas das principais:

Cartão de crédito

Como já vimos, esta é uma das formas preferidas pelos consumidores brasileiros, principalmente devido ao maior prazo para pagamento e à opção de parcelamento — incentivando um ticket médio mais alto para sua loja. Além disso, é ágil, prático, seguro e ainda permite o acúmulo de milhas ou pontos de programas de vantagens. Bom, né?

Boleto bancário

É o segundo mais utilizado, principalmente por consumidores que não se sentem seguros em inserir dados na internet na hora de efetuar pagamentos durante a Black Friday. E também é escolhido por pessoas que desejam pagar imediatamente, controlando melhor os gastos. Essa opção também atende ao público que não possui cartão de crédito ou conta em banco.

Cartão de débito

É uma boa alternativa para as pessoas que não têm limite no cartão de crédito ou que desejam liquidar logo a compra. Além disso, o processamento é rápido e prático.

Pix

O queridinho da maioria! O novo método de pagamento conquistou muitos consumidores e também está entre os mais utilizados pra efetuar compras. A praticidade e a agilidade são os motivos que fazem esse modelo ter uma ampla adesão.

2. Conheça bem a cadeia de pagamentos

Procure conhecer bem a cadeia de pagamentos durante a Black Friday e conte com diversos agentes (gateways, antifraudes, adquirentes, bandeiras, bancos emissores) integrados pra obter uma melhor experiência no processo. O ideal é ter um ambiente unificado que cubra todo esse fluxo, garantindo mais transparência e otimização da estratégia de pagamentos.

3. Analise seu canal de vendas

Você sabia que seu canal de vendas influencia diretamente nos pagamentos durante a Black Friday? Se seus clientes efetuam a compra em diversos locais, como por exemplo, site, WhatsApp, redes sociais, é fundamental prestar atenção em quais opções de pagamento estão disponíveis nesses canais. Uma boa opção é usar as tecnologias que geram um QR code ou um link de pagamento que direcionam o cliente para a página de pagamento.

4. Verifique o funcionamento do site

Um site que demora para carregar ou não funciona direito deixa o cliente irritado e faz com que ele desista de comprar. Por isso, analise bem as páginas de produtos da sua loja virtual e busque aperfeiçoar cada vez mais seu desempenho. Não esqueça de avaliar também a página de pagamentos, afinal isso pode reduzir o número de carrinhos abandonados. O ideal é que a página seja simples, com layout claro e intuitivo, tenha ótima usabilidade e ofereça todas as informações necessárias ao consumidor.

5. Reduza as etapas necessárias da transação

Hoje em dia, ninguém mais quer ficar preenchendo um monte de formulários para efetuar uma compra. A solução é solicitar apenas os dados necessários do usuário, otimizando as etapas de pagamentos durante a Black Friday. Um checkout transparente também ajuda a simplificar o processamento, pois o cliente não é redirecionado para outro ambiente para finalizar o pagamento.

6. Utilize uma gestão de pagamento eficiente e descomplicada

Procurar por ferramentas que ofereçam uma gestão de pagamento eficiente e descomplicada é a melhor forma de garantir o sucesso de suas vendas. Isso também facilita o seu gerenciamento de estoque e outras funções administrativas. Opte por plataformas que disponibilizam várias formas de pagamentos disponíveis no mercado, assim você pode oferecer uma experiência de compra excelente aos consumidores.

Gostou das dicas? Sabia que a Loja Integrada tem diversas soluções de pagamento que podem ser facilmente associadas ao seu ecommerce? Conheça a Loja de Aplicativos da Loja Integrada e aproveite para vender muito mais durante a Black Friday!

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