Plataforma de e-commerce: o que saber antes de escolher

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0
Tempo de Leitura: 3 minutos

A escolha da plataforma de e-commerce é um processo que requer muita atenção. Além de ser necessário verificar se ela atende às necessidades da loja virtual no curto, médio e longo prazo, é importante ter em mente que todas as configurações de cadastro de produtos, pagamento e envio estarão na plataforma e será bastante trabalhoso migrar depois de um certo tempo. Por isso, separei para você uma lista de fatores que devem ser considerados nesta escolha. Com esse checklist, o processo de seleção da plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio será mais fácil.

1. Orçamento

Em primeiro lugar, verifique o valor do seu orçamento que pode ser alocado para investir nessa plataforma. Existem desde gratuitas, como é o caso da Loja Integrada, até as mais robustas que cobram mensalidades e porcentagem em cima das vendas.

2. Quantidade de produtos

Verifique se a plataforma ou o plano permite o cadastro da quantidade de produtos que você possui. Na Loja Integrada, cada plano tem um limite de produtos – no grátis, é possível cadastrar até 50 produtos, no PRO 1, 100, no PRO 2, 300 e no PRO 3 e PRO 4, ilimitados. Note que variação de produtos não contam como produtos cadastrados na Loja Integrada. 

3. Receita

Algumas plataformas cobram um percentual das suas vendas. Na Loja Integrada, essa cobrança não existe. 

4. Integrações com a plataforma de e-commerce

Quais formas de pagamento e envio você quer oferecer para o seu cliente? Quais ferramentas quer usar? Verifique se a plataforma de e-commerce tem integração com elas e, caso contrário, se permite que você instale outras soluções.

5. Local ou global?

Onde está o seu público? A plataforma de e-commerce permite a venda nos locais desejados? Atualmente, a Loja Integrada só permite vendas para o Brasil, porém em breve estará disponível em outros países.

6. Suporte

Se algum problema acontecer ou você tiver alguma dúvida, precisará entrar em contato com a plataforma. Como ela se compromete a ajudá-lo? Qual é a sua disponibilidade? Quais são os canais que serão utilizados? Além de suporte dedicado aos lojistas do plano PRO, a Loja Integrada oferece a comunidade e este canal para tirar dúvidas de todos os lojistas, independente do plano.

7. Nível de personalização

plataforma de e-commerce

Qual é o nível de personalização que você quer para a sua loja? Com o Loja Integrada, você pode comprar temas já prontos e personalizá-los ou então criar um novo você mesmo, desde que tenha conhecimento em web design. 

8. Mobile

Sabemos que muitos consumidores acessam e compram via smartphones e tablets. Avalie se a plataforma de e-commerce oferece a opção de layout responsivo.

9. Plataforma amigável

Não importa qual é o seu nível de conhecimento de Internet, a plataforma deve se adaptar a isso e ser fácil de configurar.

10. SEO

Usar estratégias de SEO é fundamental para que a loja seja encontrada e receba mais visitas. Por isso, uma plataforma que não permite otimização de SEO já é carta fora do baralho. Não sabe o que é SEO? Leia o nosso post O que é e como usar SEO para loja virtual.

11. Segurança

Quando falamos de transações em e-commerce falamos de dados confidenciais sendo trocados. Por exemplo, nome, CPF, e-mail e dados bancários do cliente. Analise se a plataforma é segura para evitar dor de cabeça e proteger seus clientes.

12. Velocidade

Os clientes não estão dispostos a esperar por um site que demora para carregar. Analise se a plataforma oferece um bom carregamento de página para a sua loja.

13. Analytics

Informações analytics são fundamentais para analisar a saúde do e-commerce. Caso a plataforma não ofereça reports, verifique se permite a instalação ou integração de recursos para isso. 

14. Observe o seu planejamento

Sabe aquele planejamento que você realizou para verificar como a sua loja estará no futuro? Dê uma olhada nele para verificar quais serão as demandas da sua loja daqui a alguns anos (levando em conta todos os itens listados acima) e analisar se a plataforma em questão tem a flexibilidade e o suporte necessários para acompanhar o crescimento da loja.

Quer conhecer uma plataforma de e-commerce ponta firme e que pode servir perfeitamente para a sua loja? Conheça os recursos disponibilizados pela Loja Integrada.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0