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Partner Success: um olhar atento aos seus parceiros

Uma área de parcerias bem estruturada pode ser um canal de vendas muito importante para ambas as empresas envolvidas, trazendo grandes resultados quando recebe a devida atenção.

Se você já ouviu falar em Customer Success, provavelmente sabe que essa é uma metodologia em alta e, atualmente, muito comentada no mundo corporativo. Ela é baseada em garantir que o cliente alcance os resultados desejados por meio do valor gerado por um produto ou serviço.

Assim como se busca o sucesso do cliente, empresas que possuem programas de parceria devem estar atentas ao desenvolvimento de seus parceiros. O Partner Success é uma metodologia baseada no Customer Success e existe para garantir que os parceiros vão conseguir alcançar os objetivos esperados.

Na Loja Integrada, o sucesso do parceiro é tão importante quanto as vendas dos lojistas. Quer saber mais sobre os pilares do nosso programa de parceria? Então, continue lendo!

Foco em engajamento e qualificação do parceiro

O caminho para o sucesso começa na etapa de apresentação da proposta de parceria, onde o parceiro vai conhecer as possibilidades dentro do programa.

Depois, na etapa de boas-vindas, também chamada de Onboarding, o parceiro é capacitado a atuar junto da empresa. Essa é uma etapa essencial dentro da jornada do sucesso, pois é nela que o parceiro aprende tudo o que é necessário para começar a gerar negócios:

  • o perfil de clientes
  • como funciona a ferramenta ou plataforma que será usada;
  • o funcionamento do programa de parcerias;

Finalizado o Onboarding, o parceiro é encaminhado para a próxima etapa: gerar seus primeiros negócios

Depois, a nova etapa consiste em trabalhar a confiança e engajamento do parceiro e a recorrência de uso, ou seja, mantê-lo ativo. Além disso, todas as etapas e times por onde o parceiro vai passar devem ser bem alinhadas, garantindo o crescimento da área e, consequentemente, da empresa.

O que é sucesso para o parceiro

Se a metodologia de Customer Success visa a realização do cliente por meio da experiência com a empresa, o Partner Success segue a mesma linha de raciocínio.

Falamos tanto em sucesso, mas o que de fato o seu parceiro considera como sucesso? Antes de tudo, é preciso entender qual é a expectativa dessa pessoa ou empresa ao ingressar no programa de parceria.

Nesse sentido, um ponto de atenção é o alinhamento de expectativas, onde o parceiro deve entender o seu papel, estar comprometido com seus resultados e compreender o objetivo do seu negócio.

Por outro lado, cabe ao profissional de Partner Success apresentar as fontes de retorno dentro da parceria e instruir o parceiro sobre suas responsabilidades dentro da operação. 

Nesse momento, é preciso ter transparência quanto ao escopo da área de sucesso do parceiro e quanto aos benefícios que a empresa pode entregar.

Dessa forma, evita-se insatisfações e ambas as partes entendem como um pode contribuir com o outro.

Contato no dia a dia 

É comum ler em conteúdos sobre o Customer Success que ele não significa o mesmo que atendimento, suporte e assim por diante. Seguindo essa linha, o contato entre o profissional de Partner Success e a empresa parceira deve ser proativo, estratégico e realizado ao longo de toda a parceria.

Dados, reuniões, visitas, treinamentos, pesquisas e metas devem fazer parte da rotina de explorar o potencial de cada parceiro e auxiliá-los na geração de cada vez mais negócios.

Além disso, o Partner Success deve atuar como uma consultoria, exercendo as seguintes funções a favor do parceiro:

  • prever possíveis problemas que podem ser evitados;
  • levar a experiência de outras contas no dia a dia;
  • fornecer informações relevantes;
  • ouvir o parceiro e buscar auxiliar em seus desafios.

Tenha sempre em mente que uma boa relação e proximidade podem trazer insights valiosos! 

Conclusão

A área de parcerias pode ser uma boa estratégia para expandir negócios em vias de mão dupla. Afinal, um parceiro que na sua empresa é capaz de gerar ganhos para si próprio e ainda se tornar um promotor da sua marca. 

O Partner Success tem objetivo de promover a melhor experiência possível para o parceiro e ajudá-lo a alcançar o sucesso, para dessa forma, garantir os resultados dos clientes em comum. 

Quer saber mais sobre quais oportunidades o Programa de Parcerias da Loja Integrada traz para o seu negócio? Faça um cadastro e seja parceiro! 

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Parabéns, agora você pode por em prática tudo que aprendeu!

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