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persona para ecommerce

Persona para ecommerce: o que é e como criar para o seu negócio?

Conheça a importância da persona para ecommerce e descubra como criar e ser mais assertivo em suas estratégias de marketing.

Toda pessoa empreendedora quer planejar as melhores estratégias para aumentar as vendas, certo? Então, um passo fundamental para atingir esse objetivo é ter uma persona para o seu ecommerce perfeitamente definida. E se você não sabe o que é essa tal persona e por que ela é tão importante, fica com a gente porque vamos te explicar tudo sobre isso.

O que é persona?

A persona é um personagem fictício que a empresa deve criar, com as características do consumidor ideal para o seu negócio. Para criar a persona para ecommerce ideal, é preciso ter a maior quantidade de informações possíveis sobre o seu potencial cliente.

Estas são algumas informações que vão ajudar na construção da sua persona:

  • Características pessoais (como por exemplo estado civil, com ou sem filhos, escolaridade, sexo, objetivos pessoais, etc.);
  • Classe social;
  • Preferências;
  • Hobbies e interesses;
  • Estilo de vida;
  • Profissão (onde trabalha, o que faz, objetivos profissionais);
  • As dores / problemas (necessidades, o que considera em uma decisão de compra);
  • Engajamento em redes sociais (o que acompanha, quais são os principais interesses).
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Aliás, é muito comum confundir a persona com o público-alvo e, apesar de estarem relacionados, são coisas diferentes. Para você entender melhor, vamos explicar.

O público-alvo é também conhecido como mercado-alvo. Trata-se de algo mais genérico e amplo. Geralmente é um grupo de pessoas que possuem um mesmo perfil de consumo.

Por outro lado, quando falamos de persona no marketing digital, temos que pensar em um indivíduo específico, muito mais segmentado. A personificação do cliente pede uma pesquisa bastante aprofundada para ser assertivo nas estratégias. Vamos ver um exemplo prático:

Descrição de público-alvo X Persona

Público-alvo: homens, moradores de São Paulo, com idade por volta de 20 a 30 anos, e que gostam de produtos esportivos.
 
Persona: Pedro Lima, 22 anos, estudante de arquitetura, solteiro, mora na região do Ipiranga em São Paulo. Pratica esportes de manhã, antes de ir pro estágio. Sonha em ter seu próprio escritório de arquitetura. Aos finais de semana adora sair com os amigos para bares e baladas. Assiste televisão mais para ver séries e futebol. Passa o dia ouvindo música via streaming e consome com frequência vídeos sobre assuntos técnicos no Youtube.

A construção da persona não é tão simples como o público-alvo. Neste caso, você precisará fazer pesquisas de mercado com clientes, ex-clientes e até futuros clientes pra ter informações suficientes e criar essa representação.

Qual é a importância em ter uma persona para o ecommerce?

Um dos maiores desafios para o ecommerce é a atração e a manutenção de clientes. E isso pode não ser tão fácil quanto parece. Para conseguir grandes resultados, é preciso trabalhar estratégias de marketing e de relacionamento, e é importante que o seu negócio atinja pessoas que podem ter interesse pelo seu produto.

Com a estruturação de uma persona para ecommerce, será mais fácil direcionar estas ações de marketing para o público certo, gerando mais tráfego e conversão. É de suma importância entender que ter uma persona não significa limitar o alcance da sua loja, mas sim chegar em pessoas com reais chances de compra.

Outra característica importante da criação da persona para ecommerce, é que um mesmo negócio pode ter diferentes personas e campanhas para cada uma delas. Esse personagem vai trazer um conhecimento profundo do seu consumidor e a consequência disso são muitas:

  • Direcionar melhor a comunicação da loja;
  • Ter uma comunicação correta com o público;
  • Usar melhores argumentos e gatilhos mentais de acordo com o perfil do público;
  • Melhorar a qualidade do conteúdo produzido para atrair clientes;
  • Entender em quais canais de comunicação o seu cliente está;
  • Ter melhores resultados em campanhas de marketing;
  • Aumentar o tráfego do ecommerce;
  • Ter melhores taxas de conversão.

Com todas estas informações, será possível criar conteúdos direcionados para a pessoa certa, construindo uma jornada de compra, já que será tranquilo entender em que estágio do funil de vendas seu prospect se encontra.

Se você já compreendeu a importância de construir esta persona que representa o seu consumidor, deve estar se perguntando como criar esse personagem da forma mais eficiente para seu ecommerce. Por isso, separamos um passo a passo. Confira:

1. Pesquise

O primeiro passo é definir seu nicho de mercado e começar uma pesquisa em redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn, e assim conseguir entender as dores dos futuros clientes que você quer atingir.

Faça também uma pesquisa dos concorrentes. O que eles oferecem? O que falta? Quais são as características gerais dos consumidores? Pesquise o mercado e, dentro do nicho escolhido, encontre quais são os produtos que os clientes mais consomem. Isso irá te ajudar nas campanhas de marketing.

Se sua loja já está funcionando há algum tempo, você também pode fazer uma pesquisa com sua base de clientes. Elabore questionários que vão te ajudar a dar uma ideia do perfil destes consumidores.

💡 Uma boa dica aqui é oferecer algo em troca, uma recompensa como um brinde ou um desconto na próxima compra. Isso irá ajudar a aumentar o engajamento das pessoas com a sua pesquisa.

2. Analise os dados

Após coletar todas as informações, analise-as a fim de encontrar características em comum entre elas. Como a finalidade é focar nas ações de marketing, busque pessoas com demandas parecidas de comunicação e produtos.

Nesse sentido, é possível que você encontre dois ou mais padrões de características. Isso significa que você precisará montar mais de uma persona. No entanto, não crie um número muito grande, pois isso fará com que você perca o foco das ações: duas ou três personas é uma quantidade recomendável para se trabalhar em um negócio.

3. Crie sua persona para ecommerce

Após ter as características coletadas e analisadas, é hora de criar sua persona. Busque uma foto para representá-lo, um nome, e todas as características. Em cima destas informações, monte sua estratégia de marketing digital e comece esse direcionamento para gerar mais vendas.

Compartilhe este conhecimento com as pessoas envolvidas no seu negócio e tenha sempre uma linguagem adequada para o seu cliente.

O que evitar quando for criar sua persona para ecommerce

  • Muitas personas

Apesar de não ser necessário ficar preso em uma única persona, o ideal é que, ao menos no início, você não crie personas demais. Evite exageros que podem dificultar suas ações de marketing digital.

  • Achismo

Outro erro comum é o achismo. É muito bom ter um bom conhecimento do seu público, mas nada melhor do que uma pesquisa para te dar dados concretos.

  • Foco na pesquisa

Foque sua pesquisa no que realmente importa. Afinal, a criação da persona para ecommerce depende de uma série de detalhes. No entanto, se sua pesquisa for muito grande, além de gerar distração na hora de juntar os dados, ela pode ter baixa adesão de respostas.

Pense sempre no seu produto. Se sua ideia é vender artigos para cozinha, qual é a relevância de perguntar o gênero de filme que essa pessoa gosta?

Para te ajudar ainda mais na construção da persona para o seu ecommerce, o Gus Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada, realizou um treinamento muito bacana ensinando o passo a passo para definir e criar a persona ideal pro seu ecommerce.

Conclusão

Com o crescimento do seu ecommerce e a chegada de novos produtos, sua persona pode precisar ser atualizada, então, é importante que você revise os dados da sua persona constantemente.

O mercado está sempre em evolução, e de tempos em tempos, é imprescindível saber se sua persona continua a mesma ou se seu hábitos e necessidades agora são outros.

Gostou de entender a importância de uma persona para ecommerce e como criá-la? Aproveite e leia também o conteúdo sobre Ideias de promoções para loja virtual que realmente dão certo.