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[Série Redes Sociais] Pinterest para loja virtual

Seguindo a série de posts sobre redes sociais, hoje é a vez de falar sobre aquela que é a queridinha de decoradores, designers, amantes da moda, de artesanatos, de culinária e do universo de casamento: Pinterest para loja virtual.

O que é o Pinterest?

A rede social foi criada em 2010. Dados de 2016 da Exame falam de 100 milhões de usuários no mundo todo. O nome Pinterest vem da junção de duas expressões do inglês: pin it – que se refere ao ato de pregar uma foto num quadro com um alfinete – e interest – que significa interesse. Com essa explicação fica mais fácil de entender do que se trata o Pinterest: uma espécie de quadro virtual, no qual os usuários podem marcar imagens que chamem sua atenção.

Como funciona o Pinterest?

Funciona assim: o usuário pode criar quantos boards (ou quadros) quiser de acordo com a categoria desejada. Por exemplo: vestido para madrinha, penteado, tatuagem, festa infantil, cardápio de coquetel e assim por diante.

O próximo passo é preencher estes boards com as imagens que agradam o usuário. Isso pode ser feito de três formas:

  • Navegando pelo próprio Pinterest e clicando no botão “Pin It”. Essa ação salvará a imagem no board escolhido.
  • Navegando pela web e salvando as imagens no board desejado. Para isso, o usuário pode copiar a URL da imagem ou instalar a extensão do Pinterest no seu navegador. Essa última opção é a mais prática, pois torna todas as imagens da web “pináveis”.
  • Fazendo o upload de imagens salvas no seu computador ou smartphone.

Quem usa o Pinterest?

Por estas características, o Pinterest é muito usado por decoradores, fotógrafos, viajantes, designers, arquitetos, amantes da moda, de artesanatos e de culinária, noivas, madrinhas, pessoas que querem fazer uma tatuagem e outros públicos.

A finalidade da criação dos boards é reunir e compartilhar imagens e vídeos de um determinado tema. Por isso, é muito utilizado por quem precisa reunir referências de um projeto que se pretende executar, reunir informações relevantes (infográficos) sobre um tema, elaborar um portfólio e assim por diante.

Quais são os recursos do Pinterest?

No tópico acima, já abordamos alguns recursos importantes: criação de boards e o botão “Pin it”. Além deles, a plataforma oferece ao usuário:

  • A opção de adicionar colaborador(es) ao seu board e construí-lo junto com outros usuários.
  • O botão “Compartilhar” para exibir seu board a outro usuário.
  • A opção de “Seguir” o perfil de pessoas ou empresas que tenham boards com pins interessantes para o usuário. É possível seguir um perfil ou apenas alguns boards.

Pinterest para Loja Virtual

Vale a pena usar o Pinterest para loja virtual?

Sim! Em outros posts, já foi abordada a importância de ser uma fonte de informação para o cliente. O Pinterest permite que o usuário salve imagens de uma empresa como referência para um projeto, por exemplo.

Além disso, o Pinterest possui recursos importantes que podem auxiliar a loja a aumentar a quantidade de produtos vendidos. Confira abaixo alguns recursos interessantes oferecidos pelo Pinterest para loja virtual. Observe que, para usufruir dessas ferramentas, é importante criar uma conta comercial.

Link

Ser referência para os clientes é importante, mas não se pode deixar de lado o foco em conversão em vendas. Por isso, o Pinterest permite que se insiram links nas imagens. Dessa forma, o usuário pode ser direcionado para a página de um produto ao clicar em sua imagem.

Pin avançado de produto

Com o pin avançado, é possível, além da descrição, incluir o preço, a disponibilidade e o site onde comprá-lo.

Analytics

Como as outras redes sociais, a conta corporativa oferece estatísticas sobre os pins e informações analytics sobre a conta. Isso é muito importante para avaliar a performance da rede social e descobrir como aprimorar as estratégias.

Boas práticas no Pinterest para loja virtual

Para que você tenha sucesso nessa rede social, listamos abaixo 6 dicas de boas práticas no Pinterest para loja virtual.

1. Capriche nas imagens

Como lojista virtual, você já deve saber da importância de uma imagem bem produzida e atraente. No entanto, no Pinterest, essa necessidade fica ainda mais urgente. Imagine que na rede social a sua imagem competirá com tantas outras deste tema. Ela precisa se destacar na multidão, literalmente.

2. Capriche na descrição

Ao adicionar um pin /,serão solicitados um nome e uma descrição. Use palavras-chave para que a sua foto esteja nos resultados de busca dos usuários que estiverem procurando por aquele tema.

3. Não esqueça de inserir o link

Isso é importante para levar tráfego para a loja. Além disso, se a imagem é de um produto, tenha o cuidado de linkar para a página de detalhe do produto e não para a home, por exemplo. Dessa forma, o usuário chegará exatamente na página pela qual demonstrou interesse.

4. Interação e frequência

Os usuários podem curtir, compartilhar e comentar os pins de outros usuários. Como marca, a loja pode e deve fazer o mesmo para gerar interação. Além de, certamente, responder aos usuários que comentarem em seus pins. Também é importante manter o perfil constantemente atualizado.

5. Crie ótimos boards

Organize os pins e os boards de acordo com os produtos e categorias. Além disso, não fique preso aos seus produtos. Aproveite para incluir boards de tendências, infográficos sobre o mercado em que se atua e assim por diante.

6. Impulsione o seu Pinterest

Divulgue o seu perfil na loja e nas outras redes sociais e inclua o botão Pin It no seu site.

Gostou de descobrir os benefícios do Pinterest para loja virtual? Caso não tenha lido os outros posts da série sobre redes sociais, clique e leia sobre o Twitter, o YouTube e o Facebook.

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