⚡ Cupom de até 32% OFF! Libere recursos pra sua loja e comece vendendo mais.
Aproveitar!

Podcast para empresa: vale a pena para o seu negócio?

Você já deve ter entendido que criar conteúdo é essencial para divulgar seu e-commerce, transformando seus visitantes em clientes e estes em clientes fiéis. No entanto, que tipo de conteúdo você deve criar?

A grande maioria das empresas opta por ter um blog, onde possam publicar artigos que sejam úteis e relevantes para a sua audiência (como o blog da Loja Integrada).

Mas o consumidor quer se conectar com as empresas que ele ama de diferentes formas —  afinal, seus clientes são únicos e possuem diferentes preferências e necessidades! Muitos podem procurar conteúdos em vídeo para determinadas situações, e outro formato popular agora é o áudio, nos chamados podcasts.

Desde 2019, os podcasts estão crescendo no Brasil. De acordo com um artigo de dezembro de 2020 do CanalTech, o Spotify conta com 1,9 milhão de podcasts carregados e afirma que o formato atrai cada vez mais seus assinantes, já que o consumo teve um aumento de 200% no terceiro trimestre de 2020.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Isso pode fazer você se perguntar: vale a pena ter um podcast para empresa? E a resposta curta é: sim, vale. Mas vamos explicar melhor o porquê.

Podcast para empresa: um diferencial para sua loja

Diferentemente de conteúdo escrito ou em vídeo, o podcast para empresa é mais flexível. O usuário pode ouvi-lo enquanto corre na esteira na academia, enquanto se desloca para o trabalho todas as manhãs, enquanto prepara o almoço, lava louça ou faz faxina — basicamente, o podcast para empresa pode ser escutado a qualquer hora do dia e ser combinado com outras atividades.

Hoje, é mais fácil do que nunca escutar um podcast. A tecnologia Bluetooth permite às pessoas conectarem seus smartphones ao som do carro e a maioria dos podcasts está disponível de forma gratuita, em plataformas como Spotify ou Soundcloud. 

Além disso, assim como a Netflix, o podcast é um conteúdo on-demand, o que significa que o usuário pode escutar na hora que for mais conveniente.

O podcast permite criar um vínculo mais estreito com seu público e criar, realmente, um tom de voz para sua marca. Ele oferece a capacidade de transmitir coisas como calor, paixão, entusiasmo junto com o seu conhecimento e experiência.

Como um negócio, pode ser a hora de aproveitar essa onda e se aproximar da sua audiência por meio de um podcast para empresa.

4 benefícios do podcast para empresa

Ainda se perguntando se vale a pena ou não investir em um podcast para empresa? Dá uma olhada nos benefícios abaixo:

1. Construir uma conexão pessoal

Não há dúvidas de que conteúdos de texto são úteis — especialmente quando falamos de SEO. No entanto, por mais que você consiga imprimir um tom à sua escrita, ela nunca será tão pessoal quanto a sua voz.

É impressionante a conexão que escutar a voz cria. Isso é especialmente verdadeiro para empresas, que têm a chance de humanizar seu relacionamento com os clientes por meio do podcast.

Os consumidores não querem mais se relacionar com corporações — eles querem conhecer as pessoas dentro desses lugares e realmente criar uma conexão emocional com a marca.

2. Oferecer conveniência ao seu público

Adicionando o podcast para empresa à sua estratégia de marketing, você oferece à sua audiência conteúdo em um formato que pode ser bastante conveniente para o seu público. 

Eles podem ler um blog post curto e começar a aprender sobre um assunto, para depois se aprofundar mais por meio do podcast. Ou podem pular direto para o áudio, em um dia corrido em que estiverem sem tempo. 

Se os ouvintes assinarem o feed ou seguirem o perfil do seu podcast, eles poderão receber notificações sempre que um episódio novo for lançado. É muito mais rápido do que pesquisar uma palavra-chave online e esbarrar na postagem do seu blog ou encontrar um vídeo na internet.

3. Aumentar a geração de tráfego

Como qualquer forma de conteúdo, o podcast para empresa pode ajudá-lo a alcançar novos públicos para sua empresa, à medida que cria familiaridade. Os ouvintes tendem a assinar um podcast de que gostam para poder ouvir regularmente.

Se você manter uma regularidade, seu público provavelmente continuará ouvindo e esperando os novos episódios.

O efeito indireto é que seu público leal pode recomendar seu podcast a outras pessoas. Como resultado, você aumenta seu alcance e também pode alcançar uma marca melhor de tráfego e geração de leads.

4. Aumentar o engajamento

Com tantas informações online, é fácil para o seu público se sentir sobrecarregado. Há muito conteúdo escrito na web, então as informações de áudio fazem uma pequena mudança.

O áudio dá espaço para você transmitir sua mensagem de uma forma dinâmica e versátil que o conteúdo escrito nem sempre pode oferecer.

Por isso, combine seus esforços de podcast com conteúdos escritos e em vídeo, assim você oferece diversidade para diferentes públicos e se estabelece como líder no seu mercado!