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O poder das imagens para um e-commerce de sucesso

Quando o assunto é loja e vendas, o poder de atração dos produtos/serviços é um dos aspectos mais essenciais. A cor de um esmalte, o cheiro de um perfume ou o sabor de um chocolate podem conquistar o consumidor. No entanto, muitos compradores estão dispostos a abrir mão dessas sensações pelo conforto e praticidade de fazer suas compras do computador de sua casa ou do celular nas lojas virtuais. Para chamar a atenção, o segredo está nas imagens do e-commerce: a imagem é um elemento fundamental para atrair o cliente e despertar seu interesse em saber mais sobre um produto. Além disso, os elementos visuais do e-commerce podem garantir melhores índices de conversão e diminuir a quantidade de carrinhos abandonados ou de devoluções.

poder das imagens

Para usufruir do sucesso que as imagens para e-commerce podem trazer, é preciso pensar em qualidade. Por isso, listamos 8 dicas para deixar a sua loja virtual ainda mais atraente!

1. Contratar um fotógrafo profissional ou fazer as imagens para e-commerce você mesmo?

Ambas as opções são válidas e devem ser consideradas. A opção de ter um fotógrafo profissional pode representar um investimento mais alto, mas oferece praticidade e garante a execução do serviço por quem já tem experiência no assunto.

Já a opção de fazer as fotos por conta própria pode ser mais barata, mas demandará mais tempo e atenção da sua parte para planejar, preparar e editar as fotos. Além da compra de materiais específicos, por exemplo, câmera fotográfica, mesa still – mesa especial com fundo branco para fotografia –, recursos de iluminação e softwares de edição de imagem.

2. Capriche na iluminação

A iluminação pode ser a responsável por abrilhantar ou arruinar uma foto. Por isso, procure não usar o flash. Ele possui uma luz muito direta que produz sombra dura e reflexos. O ideal é usar iluminação natural ou artificial que imite a natural para obter um efeito suave e que ilumine todos os pontos que valorizam o seu produto.

3. Use fotos com boa resolução

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Fotos com baixa resolução produzem imagens pixeladas – aquelas que, quando damos zoom, ficam borradas ou cheias de quadradinhos. Para que o cliente veja o produto em detalhes (como se estivesse em suas mãos), invista em imagens de boa boa resolução para o e-commerce. Isso também passa mais credibilidade e ajuda o consumidor em sua jornada de compra.

4. Faça um bom tratamento de imagem

Isso significa trabalhá-las em softwares de edição de imagem – como o Photoshop – a fim de corrigir imperfeições e salvá-las em um tamanho que não afete o tempo de carregamento da página, pois o consumidor atual tem pressa.

Dica: para facilitar na hora de editar uma imagem, faça a foto em fundo branco.

5. Pesquise para economizar

Se você não pode investir grandes quantias no momento, pesquisar é o segredo. Navegando na internet, você encontrará formas mais baratas de produzir um mini-estúdio fotográfico, softwares gratuitos online de edição de imagem e assim por diante. No caso da mesa still, especificamente, é possível pesquisar opções mais em conta para produzir uma mesa com materiais que você tem à disposição.

6. Use a criatividade

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Esteja sempre atento às novidades do mundo de recursos visuais para, caso faça sentido para o seu e-commerce, inclui-las na sua loja. Um exemplo atual são as fotos 360º ou 3D, ou ainda vídeos curtos e gifs. Além disso, vale a pena tirar fotos com alguém utilizando o seu produto ou fazer um tutorial em vídeo. Além de dar uma ideia melhor do tamanho e das características visuais do produto, humaniza sua marca e exemplifica o seu uso.

7. Foco nos detalhes do produto

Lembre-se: a ideia é que as imagens de um e-commerce sejam tão boas e mostrem tantos detalhes que quase substituam a experiência ao vivo. Por isso, teste a iluminação, a perspectiva de diferentes ângulos e todos os demais elementos visuais para que a foto apresente cada detalhe do produto.

8. Redes sociais: uma imagem vale mais do que mil palavras

As imagens de um e-commerce são o grande chamariz do mundo virtual – basta analisar o sucesso das mídias sociais que publicam principalmente fotos e vídeos, como o Instagram. Portanto, aproveite as redes sociais para divulgar as imagens do seu e-commerce.

Como seres humanos, somos muito visuais, por isso, imagens têm o poder de nos encantar. Explore essa característica a favor do seu e-commerce e aproveite os bons frutos que virão.

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