Blog da Loja Integrada

Posicionamento de marca no e-commerce: o que é e como fazer

Posicionamento de marca é um conjunto de estratégias de uma empresa que reflete a forma como ela quer colocar-se perante o cliente. Tal decisão depende de ampla pesquisa por parte da empresa, na qual se identifica o público-alvo, as buyer personas e a forma como as marcas concorrentes posicionam-se. Dessa forma, o e-commerce escolhe qual posicionamento faz mais sentido para o negócio e planeja como a marca deve ser vista pelos consumidores.

Por que a minha loja virtual precisa de um posicionamento de marca?

Posicionamento de marca

A importância de ter um posicionamento de marca claro é guiar as ações de marketing que forem realizadas. Dessa forma, todas as ações terão como objetivo reforçar essa imagem para os consumidores e a marca ocupará o posicionamento desejado na mente consumidor.

Além disso, a decisão sobre fazer uma campanha de uma forma ou de outra será tomada com base naquela que reafirmar melhor o posicionamento de marca que foi escolhido. Por exemplo, se uma loja virtual de artigos para bebês decide posicionar-se como uma marca que se preocupa com a saúde e a segurança dos bebês, faz sentido optar por ações de marketing que demonstrem a segurança e qualidade de seus produtos, como vídeos exibindo a utilização correta dos produtos ou fotos demonstrativas com todas suas características.

Outro fator que reforça a importância do posicionamento de marca é que a sua ausência leva a ações confusas e mal elaboradas. Ou seja, o consumidor tem dificuldade em identificar-se com a comunicação que é feita e acaba ignorando os esforços de marketing.

 

Como aplicar o posicionamento de marca no meu e-commerce

O primeiro passo para elaborar um posicionamento de marca é, conforme mencionado, olhar para o público-alvo, definir as buyer personas e analisar a concorrência. Pesquise e reflita sobre as necessidades dos consumidores e sobre o posicionamento adotado por marcas concorrentes. Tente responder às seguintes questões:

  • Qual é o perfil do meu consumidor? Quais são as suas necessidades? Que tipo de problemas ele tem que a minha loja pode resolver?
  • Que lacunas das necessidades do consumidor ainda não foram preenchidas?
  • De que forma é possível diferenciar-se frente à concorrência?
  • De que forma é possível garantir visibilidade frente ao mercado?
  • Como equilibrar o emocional e o racional nas ações de marketing que eu realizar?

 

É importante envolver outros colaboradores, quando houver, além de fornecedores e acionistas nessa conversa para que a visão de todos seja levada em conta.

Em seguida, é preciso firmar este posicionamento, assumir o compromisso de posicionar-se da maneira escolhida com o público-alvo e com os outros públicos que interagem com a marca (como fornecedores, acionistas ou funcionários). Este passo engloba não só ações de marketing como as de outros setores também. Se uma empresa decide posicionar-se como excelente em qualidade de produto, precisará investir em matéria-prima, escolher seus fornecedores com muito cuidado e realizar ações de marketing que apresentem a qualidade dos produtos – tais como vídeos, eventos com demonstrações, exibições de testes cegos e outros.

Por fim, é importante estar sempre atento ao mercado, refazendo e reanalisando as pesquisas com consumidores e concorrentes. Afinal, o mercado muda constantemente e é preciso adaptar-se ao fluxo, elaborar estratégias para cada etapa do ciclo de vida do produto e reposicionar a marca, se necessário.

Para realizar um posicionamento de marca eficaz, que tal saber mais sobre Buyer Personas para seu e-commerce?

Leia mais

Artigo anterior

Como as novas regras de boleto sem registro afetam o e-commerce

Leia mais

Próximo artigo

Gestão de estoque no e-commerce: como fazer?

Deixe seu comentário