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Posicionamento digital nas redes sociais: como planejar a comunicação do seu negócio nessas mídias

Definir um posicionamento digital é essencial para se comunicar com o público e gerar resultados nas redes sociais

O conteúdo e as interações com o público podem transmitir a essência da marca e ajudar a consolidar a imagem da empresa na mente das pessoas.

Vale a pena pensar em como a marca se posiciona nas redes sociais? A resposta para essa pergunta é determinante para a construção do relacionamento com o público e para as vendas na loja virtual.

Vamos ver agora os principais passos para criar um posicionamento digital consistente nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

1. Como ter posicionamento digital nas redes sociais?

Para conseguir um posicionamento digital eficiente e coerente é fundamenta partir do planejamento, ele é quem define os pilares de como a marca vai se apresentar nas redes e em todas as ações do marketing. 

Esse é o momento de traçar os objetivos da atuação da marca nas redes sociais, qual imagem ela quer transmitir e quais são os seus valores e propósito, além de estruturar as ações que consolidam o branding.

Para criar um posicionamento digital coerente, é preciso pensar na marca de forma integrada. Fazendo uma conexão com o que ela propõe, oferece e comunica, é importante estabelecer um posicionamento coerente com a realidade oferecida pela marca.  

Lembre-se de que a marca é uma só e deve transmitir uma imagem consistente para conquistar um lugar relevante na lembrança das pessoas.

No planejamento, então, você vai passar pela definição de objetivos, canais, identidade visual, frequência de publicações, entre outros diversos elementos da estratégia. 

Entenda o passo a passo para construir esse planejamento. 1. Estabeleça objetivos

Os objetivos norteiam as decisões da estratégia para as redes sociais. Você deve definir o que a marca deseja alcançar para, então, decidir os canais, conteúdos, formatos, linguagens e investimentos que vai fazer.

A definição dos objetivos pode ser ampla, como aumentar as vendas, a geração de leads, o aumento do tráfego para o site ou o brand awareness. 

Mas é importante definir metas quantificáveis e mensuráveis, para depois conseguir medir o alcance dos resultados com precisão, de olho nos indicadores.

2. Construa uma comunicação próxima e estratégica

É mais importante consolidar o posicionamento digital da marca quando ela se comunica de maneira próxima com o público. Quando o público se identifica com a proposta de uma marca e o conteúdo, acontece uma fixação de ideia positiva atrelada à marca na mente das pessoas.

Mas como conseguir criar essa identificação do público com a marca? 

Para fazer isso é preciso saber com quem você está se comunicando. A principal ferramenta para isso é a construção da buyer persona, que é uma personagem que representa seu cliente ideal.

O estudo e a descrição da persona revelam o perfil, os interesses, as dúvidas, as dores e as necessidades ao longo da jornada de compra. Assim, você consegue abordar temas que interessam à persona e agregam valor à vida dela.

Na criação dos conteúdos, explore as técnicas de copywriting e de design, que se conectem com o perfil da persona. Dessa maneira, você desperta a identificação do público e constrói relacionamentos com a audiência.

3. Unifique a identidade visual da sua marca

Se você já sabe com quem está falando e qual linguagem deve usar, pode definir a identidade visual que a sua marca precisa ter nas redes sociais.

A definição da identidade visual passa pela escolha de cores, elementos e composições que não só tenham uma boa estética, mas que também transmitam a personalidade da marca e se conecte com os interesses do público.

Embora você possa atuar em diferentes redes sociais, a identidade da marca deve ser a mesma. É claro que você pode adaptar escolhas de layout aos diferentes formatos, mas a marca deve transmitir uma imagem consistente em todos os canais, online e offline.

4. Crie um calendário editorial para a sua marca

A marca precisa se fazer presente para consolidar o seu posicionamento digital. Assim, ela vai estar ativa na lembrança das pessoas.

Por isso, é importante manter publicações constantes, com uma frequência adequada ao negócio e a ao comportamento da persona. Não adianta planejar vários posts ao dia se a equipe não dá conta de produzir, se você não tem tanto assunto para abordar ou se o público não consegue acompanhar.

Um calendário editorial ajuda na manutenção dessa frequência, sendo uma ferramenta importante para organizar as atividades das redes sociais, da produção de conteúdo, o agendamento dos posts e acompanhamento dos resultados.

No calendário, você pode organizar e visualizar todas as linhas editoriais e perceber se os diferentes temas e formatos estão contemplados.

5. Defina os indicadores de resultados

Os indicadores de resultados (KPIs ou key performance indicators) são métricas que mostram se a marca alcançou as suas metas. 

Eles devem também ser definidos no planejamento para serem usados no monitoramento dos resultados, ao longo e depois da execução da estratégia.

Como existem inúmeros dados que você pode acompanhar nas redes sociais, é importante escolher métricas que estejam diretamente relacionadas aos objetivos da marca. Entre as principais métricas de redes sociais, você pode monitorar:

  • alcance: quantas pessoas a marca impactou;
  • taxa de engajamento: o percentual de interações em relação ao alcance;
  • conversões: resultados em vendas ou leads a partir das redes sociais;
  • tráfego: quantas pessoas foram até o site a partir das redes sociais.

6. Invista em uma ferramenta de gestão de redes sociais

Colocar em prática tudo o que você planejou talvez seja o passo mais difícil. É preciso gerenciar várias atividades, em um ritmo acelerado, e acompanhar as respostas da audiência para saber se você está tendo os resultados que esperava.

Mas se você contar com uma ferramenta de gestão de redes sociais, esse trabalho fica mais fácil e pode oferecer mais chances de obter melhores resultados. 

Você pode automatizar diversas tarefas e gerenciar todos os canais em uma só plataforma, o que traz mais produtividade e agilidade.

A mLabs oferece diversas funcionalidades para a gestão de redes sociais, como a criação de fluxos de trabalho, produção, criação e agendamento de posts, interações com usuários, monitoramento de métricas, geração de relatórios, entre outras.Para bombar com seu posicionamento nas redes sociais, conte com a ajuda de uma ferramenta para o gerenciamento das suas redes sociais. Experimente todos os recursos, teste a mLabs por 7 dias grátis e veja como essa ferramenta pode ajudar no seu dia a dia.

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