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Como fazer precificação pra Black Friday?

Não é nenhum segredo: o foco da Black Friday é preço baixo. É este o fator de motivação dos clientes que vão consumir neste período. Mas, não é só dar desconto. É preciso planejamento e cuidado para não ficar no prejuízo. Por isso, a precificação para Black Friday deve ser um dos maiores pontos de atenção do lojista na preparação para uma das datas mais importantes do comércio brasileiro.

Neste conteúdo vamos falar de forma bem rápida e objetiva sobre a precificação para Black Friday. Então, bora começar!

Por que a precificação para a Black Friday é tão importante?

A precificação é, com certeza, um dos itens mais importantes da Black Friday. É claro que todos os consumidores querem descontos. Mas, só abaixar o preço dos produtos, sem o planejamento e os cálculos corretos, pode levar a loja ao prejuízo. Vários fatores devem ser levados em consideração pra que a data seja vantajosa para os clientes e para seu negócio, como veremos a seguir.

Como precificar corretamente para a Black Friday?

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Confira 5 dicas abaixo para definir os preços dos seus produtos:

1. Defina o cálculo de custos do produto

Avalie quanto você gasta pra disponibilizar determinado produto em seu ecommerce. Nesse cálculo, além do preço de matéria-prima, fornecedor, estoque e impostos, é importante ter em conta também o preço de divulgação e armazenagem do produto.

2. Descubra a margem de contribuição de cada produto

A margem de contribuição é calculada por meio da diferença entre o valor de venda unitário do produto e o custo variável unitário do mesmo produto. O resultado desta conta é o valor que sobra da venda do produto após serem descontadas despesas com impostos, taxas de cartão, custo de compra de matéria-prima ou do produto pronto com fornecedor.

3. Calcule margem mínima e máxima

Avalie quanto é possível dar de desconto em cada produto considerando que a sua margem vai diminuir. É importante definir o que seria a margem mínima de ser adotada pela loja para não operar no prejuízo e o que seria a margem máxima para que o preço continue sendo vantajoso para o cliente.

4. Fique de olho na concorrência

Por quanto a concorrência está vendendo o mesmo produto ou um produto similar? O quão próximo disso você consegue chegar?

Ao fazer essa comparação com a concorrência, cuidado com descontos excessivos. Algumas lojas têm promoções muito agressivas, pois estão com um fluxo de caixa muito baixo. Se você tentar acompanhar, poderá ir para o buraco junto com elas. Neste caso, é melhor aplicar sua margem mínima e oferecer um diferencial de mercado, como mais pontos no programa fidelidade, por exemplo.

5. Não se esqueça do frete

O frete entra no valor total da compra do cliente e, por isso, deve entrar no seu cálculo de precificação. Um desconto excelente e bem precificado atrai o cliente, mas um frete muito caro o afasta na mesma proporção.

Veja como oferecer descontos reais na Black Friday

Como a gente comentou, o desconto é o carro-chefe da Black Friday e os consumidores estão bem atentos. Por isso, não adianta subir os preços antes da Black Friday pensando em baixá-los durante a data. Essa prática é famosa e super mal vista pelos consumidores. Eles estão atentos a essa prática durante o evento e além de deixar de comprar, também compartilham a informação com outras pessoas.

Mas, então, existe algum jeito de oferecer descontos reais na Black Friday 2021? A resposta é sim! Vamos dar algumas dicas de como isso é possível.

➡️ Negocie com antecedência: fale com seus fornecedores e negocie preços mais competitivos pra Black Friday. Nem sempre o resultado é garantido, mas não custa tentar.

➡️ Aproveite o estoque “encalhado” do fornecedor: assim como você, seus fornecedores com certeza têm itens encalhados no estoque. Você pode aproveitar a Black Friday para negociar esses itens a preços mais competitivos, repassando os descontos obtidos para seus clientes. 

➡️ Queime estoque de produtos de baixo giro: em vez de dar condições especiais pros produtos que você já vende normalmente, teste oferecer descontos expressivos nos produtos pouco vendidos, aqueles “encalhados” no seu estoque.

Por exemplo: você consegue trabalhar com descontos de cerca de 60% para um produto encalhado, enquanto um produto que você já vende pode ter um desconto menor, ou, as vezes nem precisa ter.

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