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Prepare sua loja virtual para o Natal 2018!

Após a Black Friday, começa a contagem regressiva para o Natal. A ansiedade aumenta por parte dos consumidores — que procuram os melhores preços para as compras de fim de ano bem como para presentear familiares e amigos — e dos lojistas — que querem atrair os consumidores para as suas lojas. O Natal 2018 promete.

Você está preparado? Confira no texto de hoje algumas dicas para se diferenciar e aproveitar a data para impulsionar as vendas!

Como foi o Natal de 2017

Só para termos uma noção do potencial de vendas que o Natal pode impulsionar, vamos analisar os números do Natal de 2017. Segundo dados do Ebit publicados pelo E-Commerce News, o Natal de 2017 teve 19,06 milhões de pedidos e um faturamento total de R$ 8,71 bilhões, representando um aumento de 13,3% e 12,1%, respectivamente, em comparação ao Natal de 2016. O ticket médio, no entanto, teve uma queda de 1%.

No ano passado, a categoria que mais recebeu pedidos foi a de Moda e Acessórios com 13,5% do volume total de pedidos. Já a que mais faturou foi a de Telefonia com 21% do faturamento total.

9 dicas de como preparar a loja para o Natal 2018

Agora vamos partir para a parte prática deste texto. Confira nossas 9 dicas de como preparar sua loja para o Natal 2018.

1. Decore a sua loja

Não é porque a sua loja é virtual que você não deve decorá-la. Coloque banners natalinos, altere as imagens das suas redes sociais, adicione elementos ao layout etc.

2. Crie seções especiais

Que tal criar uma categoria de produtos especial para as ofertas natalinas? Isso destacará os produtos, facilitando sua localização pelos consumidores. Pode ser um produto que tem uma versão exclusiva para o Natal, um combo montado para a data ou ainda condições promocionais para o fim do ano.

3. Faça promoções

Os consumidores estão atrás das melhores condições. Então, não deixe de fazer promoções para oferecer preços e/ou prazos melhores. Só tome cuidado para não dar condições boas demais para os consumidores e acabar ficando no prejuízo. Para se precaver, dê uma olhada no texto Mais promoções e menos prejuízos na sua loja virtual.

4. Ofereça o que o seu consumidor procura

Para o Natal, qual é a demanda do seu público? Eles querem preços baixos, frete grátis, entrega mais rápida ou produtos específicos? Pesquise e identifique qual é a demanda para melhor atendê-la.

5. Prepare o seu site para o ambiente mobile

A compra via dispositivos mobile é uma tendência que se manterá no Natal 2018. Por isso, não deixe de preparar o seu e-commerce para receber este tipo de visita. Tenha um site otimizado para a navegação por dispositivos móveis!

6. Não deixe para última hora

Os preparativos para o Natal 2018 devem começar com cerca de 60 dias de antecedência. Mas, se você deixou para a última hora, não tem problema. Tudo vai ficar mais corrido, mas é possível dar um jeito. O importante é usar este aprendizado para se antecipar futuramente.

7. Prepare o seu estoque

Faça projeções para não errar no estoque de produtos ou quantidade de matéria-prima. Observe as vendas de anos anteriores ou, se é o seu primeiro Natal, confira as vendas de datas comemorativas anteriores, analise dados do mercado e estude o nicho no qual seu negócio está inserido.

8. Use e abuse das redes sociais

Os consumidores não saem das redes sociais. Logo, não deixe de estar lá também. Aproveite este espaço para compartilhar notícias e promoções, veicular campanhas e divulgar produtos. Observe a particularidade de cada uma para extrair ao máximo o seu potencial — confira nossa série de posts exclusiva sobre redes sociais. Por exemplo:

• Faça enquetes nos Stories do Instagram para perguntar qual produto deve entrar em promoção;
• Use o recurso de favoritar e comprar produtos no Instagram;
• Publique posts no Facebook ou faça um álbum de fotos exclusivo para a data;
• Faça anúncios;
• Responda a comentários, dúvidas e reclamações rapidamente.

9. Faça kits de produtos

Essa é uma ótima sugestão para entregar praticidade para os clientes e impulsionar produtos que estão em excesso no estoque. Ou seja, o cliente leva um kit que já está pronto para ele, e a loja otimiza a mercadoria armazenada.

Gostou do texto de hoje sobre o Natal 2018? Você não quer fazer as vendas aumentarem somente nesse período como também deseja abrir uma loja virtual no Natal? Então, leia o nosso texto sobre o tema.

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