Principais motivos de abandono de carrinho e como evitá-los

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Tempo de Leitura: 4 minutos

Um dos maiores contratempos encontrados por aqueles que trabalham com comércio eletrônico, o abandono de carrinhos é bastante comum e atinge porcentagens próximas aos 70%. Apesar de às vezes ser justificado pela atitude do consumidor, já que ele pode estar apenas pesquisando preços, as causas geralmente estão ligadas à pequenas falhas nos sites de e-commerce. Saber identificar e corrigir os erros que levam a esse problema, portanto, é importante para te ajudar a aumentar as taxas de conversão e a lucratividade da sua loja. Para te auxiliar nessa missão, listamos aqui os motivos de abandono de carrinho mais comuns e como evitá-los.  

Decepções com o frete

Pontos cruciais para determinar o sucesso ou o fracasso de uma venda, o tempo e o valor de uma entrega, quando muito grandes, se tornam os principais causadores de desistência. Por isso, fique atento à logística do seu e-commerce para poder pensar nas melhores soluções para você e para seus clientes. Além das tradicionais entregas por correios ou transportadoras, os lojistas da Loja Integrada conseguem adicionar opções como retirada em endereço fixo e motoboy, o que pode tornar o processo mais ágil e mais barato, diminuindo as desistências.

Outra forma de diminuir as taxas de abandono e oferecer uma experiência mais agradável para os consumidores é permitir que eles simulem o frete sem ter que colocar o produto no carrinho, uma vez que eles terão todas as informações logo de cara, facilitando a pesquisa de preços e a decisão de compra.

Poucas opções de pagamento

Imagine que alguém vai até o seu site, encontra o produto que precisa e na hora de realizar o pagamento, descobre que não pode finalizar a compra porque não tem cartão de crédito. Bastante comum, essa situação deixa clientes insatisfeitos e e-commerces com carrinhos abandonados. A melhor forma de reverter essa situação e aumentar seus lucros é adicionar novos meios de pagamento ao seu e-commerce, afinal, quanto mais opções você oferecer, mais pessoas você irá atender e maiores as chances de converter as vendas. Com a Loja Integrada, principalmente com os Planos PRO,  você consegue oferecer formas de pagamento variadas e seguras para seus clientes, satisfazendo desde aqueles que preferem pagar à vista com o boleto bancário até os que gostam de parcelar as compras no cartão de crédito.

Cadastros muito extensos

Se um comprador novo se deparar com uma ficha cadastro muito extensa quando for finalizar as compras, as chances de ele ficar irritado e desistir são grandes. O segredo aqui, portanto, é simplificar. Solicite apenas as informações realmente importantes e permita que ele faça o cadastro direto, de forma que ele economize tempo e paciência. Mas lembre-se: se o conteúdo for denso e importante, não se preocupe! O seu cliente ficará feliz e confiante de que está comprando no lugar certo!

Check out complicado

Você sabia que redirecionar o cliente para outra página no momento do pagamento pode fazer com que ele se sinta inseguro e desista da compra? Com o checkout transparente disponível nos Planos PRO da Loja Integrada, o pagamento é feito dentro do seu próprio site, o que dá aos compradores a sensação de segurança que eles precisam para finalizar o pedido, colaborando para que sua loja tenha um aumento de até 20% nas taxas de conversão.

Problemas de usabilidade

Principais motivos de abandono de carrinho

Não adianta ter produtos incríveis e oferecer as mais variadas formas de pagamento se o consumidor encontrar obstáculos durante a navegação e não conseguir acessá-los. Caso um usuário não consiga se localizar e sinta dificuldades para realizar ações básicas, ele pode não só abandonar o carrinho como perder a confiança no seu e-commerce. Para evitar essa situação, faça o que puder para deixar os caminhos mais fáceis e tornar a experiência dos compradores mais agradável. Organizar o layout do site, adicionar uma barra de busca no menu, deixar os botões call to action visíveis e bem localizados e diminuir o número de etapas entre a escolha do produto e a finalização da compra são apenas algumas mudanças que podem fazer toda a diferença.

Problemas técnicos

Quando um comprador se depara com uma falha técnica, ele pode até insistir algumas vezes ou voltar para o site em outro momento e fazer uma nova tentativa, mas caso continue encontrando problemas, ele muito provavelmente irá desistir. Por isso, é muito importante que você esteja atento e verifique se seu site está funcionando corretamente. Em caso de falhas, faça as correções necessárias o mais rápido possível.

Distração ou indecisão dos clientes

Às vezes seu cliente pode ter abandonado os produtos no carrinho porque teve que sair do site para fazer alguma coisa ou porque estava apenas pesquisando preços. Técnicas de retargeting como o e-mail marketing ou a criação de campanhas do Google Adwords, disponíveis para os lojistas da Loja Integrada, te ajudam a recuperar a atenção desses potenciais compradores. Por terem como premissa incentivar pessoas já interessadas nos produtos do seu e-commerce, essas táticas costumam ser bastante efetivas e gerar conversões. Outra forma de convencer clientes indecisos é disponibilizar avaliações dos produtos, comparativos e selos de segurança.

Site sem design responsivo

Segundo a E-Bit, empresa que mede dados relativos ao e-commerce, a expectativa é de que até dezembro deste ano, 32% das compras feitas online sejam realizadas a partir de dispositivos móveis, por isso, é imprescindível que o seu site tenha design responsivo e permita que os clientes naveguem a partir de seus smartphones.

Agora que você já conhece os principais motivos de abandono de carrinho, é hora de fazer mudanças no seu site para oferecer a melhor experiência para seus clientes e aumentar as taxas de conversão.

 

 

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