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Psicologia das cores no e-commerce: saiba como aplicá-la!

Psicologia das cores é o estudo de como as cores influenciam a tomada de decisão das pessoas. Esse conhecimento é usado especialmente pelos profissionais de marketing para influenciar o processo de compra. Mas como aplicar a psicologia das cores no e-commerce?

Como a psicologia das cores no e-commerce influencia as vendas?

Poucos lojistas imaginam o quanto a psicologia das cores no e-commerce influencia uma venda. Pesquisa divulgada pelo blog da Kiss Metrics aponta que 93% dos consumidores são influenciados pela aparência visual no momento da compra – e 85% apontam as cores como motivo principal pela aquisição de um produto. As cores têm o poder de despertar sensações nas pessoas e, como o e-commerce tem um apelo visual muito forte, é preciso estar atento para encontrar as melhores cores para o layout, os anúncios e os botões de ação de sua loja virtual.

Além disso, muito se fala da importância de personalizar o layout de acordo com o perfil do cliente e, muitas vezes, abordam-se técnicas caras para isso. Utilizar a psicologia das cores no e-commerce é uma forma mais barata e rápida de acrescentar um nível de personalização à loja.

Psicologia das cores no e-commerce: a aplicação

As cores, embora universais, têm um significado diferente dependendo da cultura em que estão inseridas. Por exemplo, para nós, brasileiros, o vermelho é a cor da paixão e do perigo – entre outros significados que já veremos a seguir. Já no Irã, significa boa sorte. Analisaremos as cores e o significado de cada uma delas com foco no público brasileiro para que você possa aplicar a psicologia das cores ao seu e-commerce.

Antes disso, tenha em mente que é preciso levar em conta 4 aspectos além do significado das cores na cultura em questão:

  1. O tipo de negócio;
  2. O tipo de produto vendido;
  3. As cores que são usadas por marcas do mesmo ramo;
  4. O perfil do cliente.

Psicologia das cores no e-commerce

Dessa forma, você poderá fazer a melhor combinação de cores para atrair o cliente, proporcionar percepções positivas e incentivá-lo a realizar a compra.


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De acordo com infográfico da
QuickSprout, as cores preferidas das mulheres são azul, roxo e verde; dos homens, repetem-se o azul e o verde, adicionando-se o preto. Já para as cores que menos agradam, estão o marrom e o laranja para ambos os gêneros, além do cinza para as mulheres e o roxo para os homens.

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