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Publicidade em podcast para ecommerce: entre na tendência

O rádio ganhou um formato moderno, e agora é possível escutar músicas e programas via computadores, telefones celulares e outros dispositivos, de onde você estiver e a qualquer momento. O podcast é um desses novos recursos, que está ampliando a forma como consumimos conteúdo e, consequentemente, publicidade. Por isso, neste post, vamos falar mais sobre a publicidade em podcast e como ela pode impactar o seu negócio!

Mas o que é podcast?

É um conteúdo em áudio — como os programa de rádio — que é transmitido e consumido online, geralmente em plataformas de streaming

De seleções de música a discussões acadêmicas, o podcast é um formato que permite a diferentes perfis de pessoas compartilharem opiniões, sugestões e informações sobre uma ampla gama de assuntos.

Como ele é consumido e por quem?

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No geral, os podcasts são consumidos por um público que está constantemente online e tem o hábito de usar plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, iTunes, RadioPublic, CastBox etc. Por isso, em sua maioria, são pessoas na faixa de 20 a 40 anos. 

Inicialmente, pelo conteúdo dos programas, os “nerds” e aficionados por tecnologia eram os que mais consumiam podcasts, porém, atualmente, este cenário está mudando. Como estão surgindo programas dos temas mais variados — como marketing, finanças, política, idiomas, esportes, entretenimento etc. —, o público consumidor também está se diversificando.

Qual é o panorama da publicidade em podcast?

O estudo Podcast Ad Revenue Study realizado pelo IAB (Interactive Advertising Bureau) em parceria com a PwC (PricewaterhouseCoopers) em 2017 mostrou que, nesse ano, a receita de publicidade de podcasts nos Estados Unidos foi de aproximadamente US$ 313,9 milhões. A expectativa é de que até 2020 o crescimento seja de mais de 110%, o equivalente a US$ 659 milhões.

Além disso, conforme dados divulgados no site Strategy+Business, os anúncios em podcasts têm apresentando um crescimento exponencial no mundo inteiro. A expectativa é de que as receitas para podcast tenham uma taxa de crescimento anual composta de 29,7% até 2022, sendo que a previsão da taxa de crescimento para rádio é de 1,9% para o mesmo período — embora a receita total para rádio ainda supere a receita para podcasts.

Como é o consumo de podcasts no Brasil?

No Brasil, algumas das pesquisas mais relevantes sobre o tema são: o Estudo sobre áudio digital 2018 no Brasil da Audio.ad e Qriously publicado pelo IAB Brasil; e a PodPesquisa de 2018 da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) em parceria com a rádio CBN. Alguns dados coletados são:

• Para 51,1% dos respondentes, o consumo é diário;

• 30,5% passam 2 horas por dia ouvindo podcasts;

• Para 92,1%, o consumo é via celular;

• 61% dão mais atenção a propagandas em podcasts quando têm a ver com o assunto do episódio.

• 79% escutam o podcast quando estão em trânsito;

• 68% consomem quando estão realizando tarefas domésticas;

• 63,5% já compraram algum produto ou serviço anunciado após ouvir podcasts;

• 46% dizem ter comprado de 2 a 10 produtos anunciados em plataformas de áudio digital (rádios online, sites de streaming e outros).

Quais são as formas de fazer publicidade em podcast?

Se esse tipo de conteúdo faz sentido para a sua empresa, há alguns formatos disponíveis para realizar publicidade em podcast. Se você tem alguma familiaridade com a publicidade na rádio, verá que são similares. Confira alguns dos principais:

1. Spots de áudio

Textos pré-gravados de curta duração — cerca de 30 segundos — que são inseridos antes, durante ou depois do programa de podcast.

2. Testemunhais

Neste formato, os próprios locutores do podcast falam sobre um produto ou serviço durante o programa. Geralmente, dependendo da negociação, os testemunhais duram de 1 a 2 minutos.

3. Programa temático ou patrocinado

No programa temático, o anunciante escolhe um tema e o produtor do podcast desenvolve um programa inteiro sobre aquele tema, sempre lembrando de citar que aquele episódio é patrocinado por determinada empresa.

O tempo de duração depende do que foi acordado entre o produtor e o anunciante, mas, geralmente, possui o mesmo tempo que os demais episódios do podcast do produtor.

4. Programa próprio

Para as empresas que não querem que outro produtor crie conteúdo ou que não desejam se restringir ao tempo de duração das demais publicidades, uma opção é criar o seu próprio podcast. Neste caso, será necessário fazer um estudo de produção de conteúdo que inclui:

• Estudo para verificar se o seu público tem o hábito de ouvir podcast.

• Estudo de buyer persona.

• Criação de temas relevantes.

• Compra de determinados equipamentos.

• Produção, edição e distribuição do podcast.

• Estudo das plataformas mais adequadas.

• Divulgação do podcast.

Para os três primeiros tipos de publicidade em podcast, é preciso escolher o produtor mais alinhado com o perfil do seu negócio, para veicular a sua mensagem e falar diretamente com o seu público.

Essa escolha é muito similar à escolha de influenciadores digitais. De fato, alguns produtores de podcast são também influenciadores digitais.

Sobre este tema, confira o texto Saiba como fazer parcerias com influenciadores digitais.