Blog da Loja Integrada

Qual é o tom de voz da marca no e-commerce?

Possivelmente, você já definiu a missão, a visão e os valores do seu e-commerce. No entanto, já ouviu falar do tom de voz da marca? Trata-se da maneira como uma determinada marca dirige-se ao seu público. Não consiste no que fala, propriamente, mas sim como fala.

Qual é a importância do tom de voz da marca para um e-commerce?

Alguns dos motivos que justificam a criação de um tom de voz para uma loja virtual, especificamente, são:

  • Construir um diferencial para a loja. Torná-la única perante o olhar do consumidor;
  • Personificar a loja. Um tom de voz ajuda o cliente a ter a percepção de quem está por trás da loja, construindo-a e fazendo-a acontecer. Em outras palavras, faz ela parecer mais real, mesmo estando no mundo virtual;
  • Expor os valores da marca;
  • Construir confiança. A medida em que a marca afirma um tom de voz, isso acaba ficando familiar para os consumidores;
  • Fazer com que o público se identifique com a loja. As pessoas tendem a se aproximar de marcas que são parecidas com o seu jeito. Portanto, uma marca que adota determinado tom de voz, atrairá determinado público;
  • Construir a forma como a qual a marca será lembrada. A forma como dizemos algo a alguém gera sensações nessa pessoa. Isso faz com que sejamos lembrados de determinada forma pelas outras pessoas. No caso de marcas, a lógica é a mesma;
  • Conectar-se com os seus clientes num nível mais alto e promover um relacionamento com engajamento.

Como definir o tom de voz da marca?

Para definirmos um tom de voz exclusivo, é importante realizar algumas etapas. Confira:

1. Construa sua buyer persona

Dessa forma, você saberá com quem está falando e poderá definir o tom de voz da sua loja de modo a agradar o seu público. Saiba mais sobre como criar uma buyer persona neste post.

2. Avalie o tom de voz dos seus concorrentes

Definir um tom de voz diferente do deles pode ajudá-lo a criar um diferencial.

3. Olhe para os seus valores

Lembra-se da missão, da visão e dos valores que comentamos no início desse texto? Olhe para eles. Afinal, o tom de voz da marca precisa refleti-los.

4. Observe conteúdo únicos

Observe todos os materiais comunicacionais que você criou para a sua loja até hoje. Identifique aqueles que foram escritos de uma forma que mais representa os valores da sua loja.

5. Três palavras

Após analisar o proposto nos itens anteriores, escolha três palavras que sintetizam o tom de voz adequado para a sua marca. Por exemplo, autêntico, divertido, moderno. Após isso, adicione a descrição daquelas palavras para o tom de voz da marca. Cada palavra tem uma ou mais definições que podem ser encontradas em um dicionário. No entanto, foque no que aquela palavra significa para a sua marca. Por exemplo, a palavra “autêntico” define algo que é verdadeiro e que tem origem comprovada. Ser autêntico para uma determinada marca pode significar não ter medo da opinião alheia nem de ser ele mesmo.

6. Defina o que fazer e o que não fazer

Por fim, defina práticas boas e ruins que cada uma das três palavras escolhidas representa. Seguindo o exemplo do tópico acima, uma boa prática para demonstrar que aquela marca é autêntica é usar palavras de impacto e manter-se fiel aos seus valores. Já uma prática ruim seria usar voz passiva e ser formal.

Uma boa ideia é reunir as informações dos itens 5 e 6 em uma tabela para que fique visualmente fácil de compreender.

7. Crie um guia do tom de voz da marca

Caso a sua loja tenha funcionários, é interessante criar um guia do tom de voz da marca para que eles saibam como agir de acordo com o tom de voz criado. Ou seja, forneça exemplos de textos com o tom de voz criado, faça comparações entre o tom de voz “certo” e o “errado” da loja, desenvolva um vocabulário e termos favoritos etc.

Onde usar o tom de voz da marca

Resumidamente, em todos os materiais de comunicação da marca. Ou seja, no e-mail marketing, no site, na descrição do produto, nas redes sociais, nas mensagens enviadas pela central de atendimento, nos banners promocionais, nas embalagens dos produtos e em quaisquer outros canais que a loja estiver usando para se comunicar com seus clientes.

O tom de voz da marca faz parte da sua estratégia de posicionamento. Que tal saber mais sobre posicionamento de marca: o que é e como fazer?

Leia mais

Artigo anterior

Otimizando a descrição de produtos do seu e-commerce para vender

Leia mais

Próximo artigo

Como e por que fazer a correta precificação de produtos para e-commerce

Deixe seu comentário