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Quando a oportunidade bate a porta: conheça a história de sucesso de um empreendedor da Loja Integrada

Atualmente,  com o desenvolvimento da internet e a consolidação das redes sociais, para ser um empreendedor de sucesso, tornou-se fundamental atuar no ambiente virtual. Mesmo diante da instabilidade na economia brasileira, o comércio virtual vem apresentando um desempenho superior ao do varejo tradicional, com taxa de crescimento em torno de 25% nos últimos anos, segundo o relatório Webshoppers da consultoria e-Bit.

O e-commerce tornou o processo de venda mais fácil e rápido, reduzindo custos e estimulando a competitividade. E esta modalidade de comércio já se mostra acessível não apenas para grandes, mas também para micro e pequenas empresas – há plataformas que possibilitam criar uma loja virtual por baixo custo, em questão de minutos.

Mas, para se destacar no ambiente virtual, é necessário ter um diferencial competitivo, alinhando bom atendimento, qualidade dos produtos, reputação e excelência na gestão, além de uma boa estratégia de marketing digital. No post de hoje, você conhecerá algumas dicas para ter sucesso com suas vendas pela internet.

Exemplo de sucesso

 

A loja virtual Letiti, especializada em acessórios e roupa infantil, começou como loja física, em julho de 2015, por iniciativa do empresário Fabio Rosochansky e sua mulher, a estilista Daniela Cabrera. A ideia da loja surgiu com o nascimento da filha do casal, Manuela. Mãe de primeira viagem, Daniela enfrentou desafios para vestir sua filha com estilo e conforto, especialmente na hora de calçar os sapatinhos. Mas, durante uma viagem, ela encontrou a solução: meias que pareciam sapatinhos de verdade.

O problema é que essas meias não eram vendidas no Brasil. Então, Daniela e seu marido resolveram que essa era a oportunidade perfeita para empreender e abriram a Letiti. “As meias Letiti e todos os produtos criados foram idealizados, testados e provadas na própria Manu. Tudo é feito com muito amor e carinho,” comenta Daniela.

Apenas um ano depois de sua criação, a loja já possui três quiosques em importantes shoppings de São Paulo e seus criadores já planejam a expansão para franquias. Mas o passo decisivo para esse sucesso foi comercializar seus produtos também pela internet, a partir da Loja Integrada.

Depois da indicação de alguns amigos, bastou uma pequena pesquisa na internet para Fabio e Daniela concluírem que a Loja Integrada era o caminho certo. Eles gostaram da Loja Integrada pela relação custo x benefício que ela oferece. “É uma plataforma barata e com excelentes serviços”, afirmam.

A experiência bem-sucedida da Letiti pode servir de referência para aqueles que querem criar sua própria loja virtual e conhecer as melhores ferramentas para administrá-la. Veja, a seguir, algumas dicas interessantes e úteis compartilhadas por Fabio, administrador da Letiti.

Fabio, Daniela e a pequena Manuela
                                        Fabio, Daniela e a pequena Manuela

Ter um excelente planejamento

 

É preciso que o empreendedor planeje muito bem todos os detalhes da sua empresa, desde a escolha do foco do negócio até a plataforma que será utilizada e a escolha do design. Também é necessário definir os meios e as formas de pagamento que estarão disponíveis para o cliente, além da entrega a política de troca de produtos, assim como as estratégias de marketing.

Conhecer o mercado

 

O bom empreendedor analisa as características de seu segmento, seu potencial de crescimento e quais as necessidades de um público comprador em potencial. A escolha do negócio pelo empreendedor deve levar em conta as oportunidades, a inovação e o preço. Também é importante cuidar de cada detalhe com atenção e estar por dentro das tendências e necessidades do seu mercado.

Estar preparado para trabalhar muito

 

A rotina de todo empreendedor é cheia de atividades. Ainda mais quando o negócio é de pequeno porte e os envolvidos precisam acumular funções. Além disso, uma loja virtual não fecha nunca! Por isso, ficar atento o tempo todo é parte da rotina.

Gostar do que faz

 

A loja Virtual é extremamente variada e pode ser a chance de ter seu negócio na área que você gosta. Se você tiver paixão pelo que faz, vai se sentir mais motivado e entenderá melhor seus consumidores.

Saber usar muito bem as mídias digitais

 

Procure utilizar todas as ferramentas possíveis para criar um relacionamento com seus clientes. Quanto maior o número de frentes em que você atuar, maior a chance de aumentar as vendas e atingir melhores resultados.

Usar a tecnologia para integrar a loja virtual às redes sociais, por exemplo, aumenta as chances de ter bons resultados. A Loja Integrada oferece benefícios como integração com o Facebook, tecnologia da nuvem, personalização de layout , URL amigável e edição de CSS.

Procure criar um blog, hotsites, postagens patrocinadas, trabalhar mídidas socias, etc. Assim você tem a oportunidade de criar conteúdo para direcionar acessos para seu domínio e de fortalecer a interação com seu usuário.

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                                           Quiosque da Letiti em São Paulo

Foco no cliente

 

Identificar as necessidades dos consumidores é imprescindível para garantir o sucesso do comércio virtual.

É importante organizar todo o caminho que o cliente vai fazer desde a solicitação do produto na loja virtual até o monitoramento da satisfação pela pós-venda.

Usar os relatórios para análise

 

Sua plataforma de e-commerce e os sistemas acessórios precisam lhe passar o maior número de informações possível.

Uma ferramenta imprescindível é o Google Analytics, que possibilita compreender o comportamento dos usuários em nossa loja virtual e identificar seus padrões de navegação, gostos e preferências.

Outro destaque fica por conta do ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, ou sistema de planejamento de recursos da empresa. controla todo o trabalho administrativo e operacional da loja virtual, que envolve compras, gestão de estoques, faturamento, fluxo de caixa, logística, fiscal, atendimento ao cliente.

Já o Bling e o Tiny ajuda muito a parte financeira. Ele permite emitir notas fiscais eletrônicas de forma prática, controlar o estoque, gerenciar os produtos, realizar pedidos de compras e fazer os cadastros dos clientes de modo prático e eficiente.

Usar a ferramenta de resgate do carrinho

 

Muitas vezes, o cliente abandona o carrinho de compra não porque ele perdeu o interesse pela compra, mas por outras razões, como conexão de internet interrompida, navegador encerrado acidentalmente, preço final inesperado em função de custos adicionais ou preocupações com a segurança da transação.

Os cupons de desconto podem ajudar a evitar prejuízos e maximizar os resultados de suas lojas virtuais. Envie um e-mail para o cliente com um cupom de desconto, isso ajuda a concluir a venda. Quanto mais atrativo é o desconto, maiores são as chances de a venda acontecer.

O que está esperando para criar sua loja virtual e começar a vender seus produtos pela internet? Esperamos que nossas dicas possam ajudá-lo a se transformar em um empreendedor de sucesso! Não esqueça de acessar o nosso Blog para mais dicas!

 

Parabéns, agora você pode por em prática tudo que aprendeu!

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