Maiores desafios da rápida expansão de e-commerce

Share on Facebook8Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0
Tempo de Leitura: 3 minutos

Aqui no blog da Loja Integrada já escrevi sobre como abrir um negócio, os primeiros passos para configurar e ativar a sua loja, os caminhos para uma loja virtual de sucesso, como conquistar a primeira venda e muitos outros temas referentes ao início do seu empreendimento. Por outro lado, há o caso de empresas que passam por uma rápida expansão de e-commerce e isso acarreta uma série de desafios que precisam ser encarados para que a loja virtual tenha um crescimento sustentável.

Os 5 maiores desafios da rápida expansão de e-commerce

expansão de e-commerce

1. Saber quando é o momento de realizar novas contratações

É comum o pensamento de que quanto mais a empresa cresce, mais precisa de pessoas na sua equipe. Isso pode ser uma armadilha, pois uma equipe muito grande traz mais encargos trabalhistas e mais responsabilidade para gerenciar os profissionais. O segredo é ponderar. Fazer o máximo possível com uma equipe reduzida, usar softwares que automatizem processos e/ou ter ferramentas e uma cultura que possibilitem extrair o máximo da produtividade dos colaboradores.

2. Sensação de que o dia precisa de mais horas

É comum que, com o crescimento do e-commerce, o volume de atividades aumente. O que acontece neste caso é uma sensação de que não será possível executar tudo e que o dia precisa de mais horas para você poder realizar todas as suas atividades. O segredo está em delegar, priorizar e organizar.

3. Perder o foco

É comum o empreendedor estar tão focado nas tarefas diárias e esquecer-se daquelas que só podem ser executadas por ele, como estratégia, planejamento e visão.

4. Saber até que ponto a empresa pode crescer

É importante que, ainda que rápido, o crescimento seja sustentável. Para isso, planejamento, estudo de tendências e projeções são fundamentais para entender o potencial de mercado dos seus produtos. Neste caso, pode ser necessário mudar de área ou desenvolver um produto similar para outro perfil de consumidor.

5. Conciliar o trabalho com a vida pessoal

Com o aumento do volume de tarefas, é normal ficar atribulado e acabar trabalhando nos finais de semana e feriados. Isso não é um problema se não atrapalhar a sua vida pessoal. Não se esqueça que cuidar do seu bem-estar também é importante para a saúde do negócio.

5 dicas para lidar com a rápida expansão de e-commerce

Para você que está nesse processo de expansão, separei 5 dicas para se preparar e enfrentar os desafios presentes ou que estão por vir.

1. Automatize o que for possível

Em empresas pequenas, é possível emitir cada nota fiscal manualmente, controlar o estoque, as receitas e os gastos com um caderno ou uma planilha e até fazer o envio de e-mail marketing individualmente. No entanto, quando falamos de centenas ou milhares de pedidos por mês essa operação fica inviável. Por isso, a dica é buscar por softwares que permitam a automatização dos processos que forem possíveis.

2. Usar aplicativos e softwares gerenciadores de tarefas e de equipes

Muitas atividades para realizar? Não sabe por onde começar? Além de cuidar da sua lista de tarefas ainda precisa observar a performance da sua equipe? Novamente, a tecnologia pode ser sua aliada. Há softwares especializados nisso que podem ser uma mão na roda.

3. Integre

Ao escolher softwares para a sua loja, tente integrá-los o máximo possível, pois isso facilitará muito a operação diária. A Loja Integrada possui integrações com ERPs, ferramenta de e-mail marketing, hub de marketplaces e muito mais.

4. Delegue

Com toda a certeza, você não conseguirá fazer tudo sozinho. Por isso, monte uma equipe competente com talentos nos quais você possa confiar para cuidar de certas tarefas e focar em outras que devem ser realizadas por você.

5. Aprender

De fato, o processo de expansão de e-commerce e seus desafios já serão uma escola por si só. No entanto, para que esse processo fique mais leve, é importante estar disposto a aprender coisas novas, estudar, aconselhar-se com quem domina certas áreas ou já passou por isso.

Se você acha que o processo de expansão de e-commerce é desafiador, saiba que não está sozinho. Conheça a história das 4 lojas virtuais da Loja Integrada de maior faturamento e observe como elas superaram os desafios que apareceram no caminho.

Share on Facebook8Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0