Reputação de loja virtual: como melhorar a sua

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Tempo de Leitura: 3 minutos

Seja no online ou no offline, a palavra é forte e carrega a opinião de clientes e parceiros de uma empresa. Não à toa, lojistas se empenham noite e dia para ter renome e prestígio no mercado em que atuam. Você já sabe como melhorar a reputação de loja virtual? Confira as dicas a seguir.

O que é uma reputação de loja virtual?

reputação de loja online

A reputação de loja online está totalmente ligada à confiabilidade e à qualidade do e-commerce. Quanto mais o estabelecimento se empenha para ser visto pelos clientes como uma empresa séria, que honra seus prazos e acordos, com excelente atendimento e com produtos de qualidade, melhor é a sua reputação.

Por que é importante?

A reputação de qualquer loja é como uma bola de neve. Quanto mais clientes tiverem uma boa experiência de compra com a loja, mais propensos a fazerem boas avaliações ficarão. Essas avaliações serão capazes de impactar outros clientes que, se tiverem boas experiências, também farão boas avaliações. Dessa forma, a reputação da loja só aumenta. Quanto melhor a reputação de uma loja, maior a sua confiabilidade no mercado e as suas chances de fechar ainda mais negócios.

 

Se focarmos a reputação de loja virtual, veremos que seu papel é ainda mais importante. Num ambiente em que o olho no olho do vendedor não existe e a interação humana é reduzida, a autoridade do negócio é importantíssima para que o cliente perceba que pode confiar naquela loja para finalizar uma compra.

Como ter um bom nome no mercado?

reputação de loja virtual

A primeira coisa a considerar é tempo. Melhorar o prestígio da loja leva tempo e dedicação. Isso porque não se limita a um único item, mas a todos do processo de compra. Nesse sentido:

 

  • Ofereça o que prometeu;
  • Não faça promoções enganosas;
  • Deixe sempre muito claro as condições de participação de uma promoção, a descrição de um produto, as formas de pagamento e de entrega;
  • Ofereça uma boa experiência de compra ao cliente;
  • Aplique noções de usabilidade e navegabilidade na sua loja;
  • Tenha parceiros confiáveis, que não lhe deixarão na mão, inviabilizando um combinado seu com o cliente. Por exemplo: prazo de entrega;
  • Insira carinho e dedicação em cada detalhe do processo de compra;
  • Ouça seus clientes e esteja sempre disposto a sanar dúvidas e/ou resolver problemas.

Como a reputação de loja online é medida?

Há algumas ferramentas que se dedicam a coletar a opinião dos clientes e calcular a reputação das lojas. Por exemplo:

 

  • Reclame Aqui – de acordo com as reclamações, o retorno dado e a nota que dão para o atendimento que receberam após a reclamação, o sistema do Reclame Aqui gera um número que quantifica a reputação da empresa em questão. Essa é uma das plataformas mais utilizadas para realizar reclamações e para avaliar empresas de todos os tipos no Brasil.
  • Facebook – a rede social possui um campo de avaliações e exibe uma média de acordo com a nota que foi dada para a empresa.
  • Ebit – o Ebit se dedica a realizar duas pesquisas online com os clientes. Uma pesquisa de satisfação da compra – sobre sua experiência de compra e demais informações, como frete e meios de pagamento disponíveis – e outra de pós-venda. O objetivo é avaliar as lojas online. De acordo com a quantidade de pesquisas respondidas sobre a loja e a avaliação que recebeu, a loja recebe medalhas que representam a sua reputação de loja online.

Tive reviews ruins, posso recuperar minha reputação de loja virtual?

reputação de loja virtual

Claro que sim! Para isso, o seu foco deve ser aprender a transformar essa experiência negativa que o cliente teve em algo positivo. O primeiro passo é saber como responder a comentários e feedback negativos de forma construtiva e eficaz. Para isso, demos algumas dicas neste texto.

 

Como você pode perceber, as avaliações e reviews que uma loja recebe influenciam diretamente a reputação de loja online. Por isso, é importante não só incentivá-las como entender o seu poder para extrair o seu máximo.

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