Blog da Loja Integrada

Saiba a importância do Webshoppers para o e-commerce

Um estudo com alcance nacional, repleto de informações sobre e-commerce, sobre os setores do mercado e sobre o consumidor brasileiro. Tanta riqueza de dados em um só lugar parece sonho, mas é realidade. Conheça o Webshoppers para o e-commerce.

O que é o Webshoppers?

Webshoppers é o estudo de maior credibilidade sobre o mercado de comércio eletrônico brasileiro. Ele existe desde 2001 e é realizado pelo Ebit. O objetivo é apresentar uma análise do ano presente e uma previsão do ano seguinte. Esse documento é feito anualmente e disponibilizado para download na página do Ebit.

O que é o Ebit?

A empresa que realiza o Webshoppers é parte do grupo Buscapé Company e trabalha para fazer pesquisas de satisfação com os consumidores a fim de entregar dois tipos de relatório:

1. Uma análise para os empreendedores compreenderem qual é o perfil do cliente e seu nível de satisfação com a loja.

2. Uma análise sobre a confiabilidade da loja para os consumidores poderem avaliar qual loja é melhor para comprar.

Como funciona o Webshoppers para o e-commerce?

Conforme citado acima, o Webshoppers é realizado pelo Ebit. As pesquisas de satisfação realizadas pelo Ebit com os consumidores dão insumo para elaborar um estudo bem completo. Funciona assim:

1. Um consumidor realiza uma compra numa loja certificada pelo Ebit.

2. O Ebit envia uma pesquisa ao consumidor na página de check-out para avaliar a experiência de compra. Ou seja, a navegação, os preços e outros itens.

3. Após a entrega do produto, o Ebit envia uma nova pesquisa ao consumidor para avaliar a entrega. Ou seja, o prazo, a embalagem, o manuseio e outros itens.

4. O resultado das pesquisas ajuda:

  • O lojista. Pois conforme as avaliações que obtiver, sua certificação melhorará no Ebit e ele avançará no tipo de medalha que será exibida em seu site.
  • Outros consumidores. Pois eles verão quais lojas têm certificação do Ebit, qual medalha possuem e poderão escolher com mais segurança qual é a loja mais confiável.
  • O mercado. Pois a coleta de todas as pesquisas realizadas com consumidores do Brasil é o ingrediente para a elaboração do Webshoppers.

Qual é a importância do Webshoppers para o e-commerce?

Basicamente, o que o estudo entrega é muita informação tanto sobre o mercado como sobre o consumidor. Ainda está se perguntando por que tanto conhecimento é importante? Confira alguns motivos:

Correr menos riscos

Com mais informações sobre o mercado e sobre o consumidor, você saberá se deve ou não colocar aquela ideia em prática, se é o melhor momento, se o mercado está preparado e, dessa forma, correr menos riscos.

Realizar previsões relacionadas ao mercado de comércio eletrônico brasileiro

Para se preparar para o futuro e realizar o seu planejamento, é fundamental saber quais são as previsões para o ano que está por vir.

Analisar tendências

É importante estar antenado às mudanças do mercado e do comportamento de compra para fazer os aprimoramentos necessários na sua loja e seguir firme nos negócios. Para isso, uma análise de tendências será de grande importância.

Compreender com profundidade o mercado de comércio eletrônico e o setor em que está/pretende estar inserido

Se você deseja mudar de ramo ou quer abrir um novo negócio, as informações do Webshoppers sobre determinado setor lhe ajudarão a decidir se essa mudança é uma boa ideia. Obter mais dados sobre um nicho pode ajudar na tomada de decisão.

Incentivar investidores

Além disso, é importante oferecer a potenciais investidores informações sobre o ramo de mercado em que você atua.

Gostou de saber mais sobre o Webshoppers? Continue lendo sobre o tema conhecendo melhor o seu criador: o Ebit. Saiba mais sobre a importância do Ebit para lojas virtuais.

Leia mais

Artigo anterior

Entenda o processo de tomada de decisão dos consumidores

Leia mais

Próximo artigo

Busca orgânica para e-commerce: saiba tudo!

Deixe seu comentário