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Saiba como fazer parcerias com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais estão se revelando grandes fenômenos de comunicação. Eles conversam com públicos específicos e cativam uma legião de seguidores. Dessa forma, para ampliar a visibilidade do seu negócio e conquistar mais clientes de forma natural e não invasiva, é interessante saber como fazer parcerias com influenciadores digitais.

Quem são os influenciadores digitais?

São pessoas que produzem conteúdo em blogs, canais no YouTube e em redes sociais. O conteúdo deles é bastante atrativo para um público específico e, por isso, eles acabam conquistando uma grande quantidade de pessoas dispostas a seguir, compartilhar e acompanhar o seu conteúdo.

Como eles falam de temas especiais, acabam atingindo um nicho de mercado. Por exemplo, a Malena é uma YouTuber que faz vídeos sobre games. Se você não está a par desse universo, provavelmente nunca ouviu falar dela. Por outro lado, seu canal no YouTube possui mais de 4,7 milhões de seguidores.

Quais são as vantagens de firmar parcerias com influenciadores digitais?

Mais importante que a marca falar sobre si mesma é que ela tenha outras pessoas falando sobre ela. Como os digital influencers – como também são chamados – são capazes de influenciar uma grande quantidade de pessoas com interesse num tema específico, muitas marcas têm enxergado a oportunidade de conversar com esse público por meio dos influenciadores digitais.

Em outras palavras, a parceria com influenciadores digitais consiste em gerar conteúdo para que seja replicado e consumido por sua audiência. Esse conteúdo pode ser um vídeo, um post de blog, uma publicação em redes sociais etc.

Como identificar quais parcerias com influenciadores digitais são interessantes para a sua loja?

Basicamente, as parcerias com influenciadores digitais mais relevantes para o seu negócio são aquelas feitas com pessoas que falam sobre temas relacionados ao mercado em que o seu negócio está inserido. Por exemplo, pet, moda, beleza, viagem, casamento, casa e construção, games e muito mais.

Tem gente na internet falando sobre todo o tipo de assunto. Mesmo que o seu negócio não esteja relacionado aos temas mais comentados pelos influenciadores digitais, basta procurar bem e você encontrará gente falando sobre assuntos relacionados ao seu negócio.

6 dicas práticas para entrar em contato e negociar

1. Conheça o seu público

Com um estudo de buyer persona, você poderá identificar seus gostos e imaginar os formatos de conteúdo que eles consomem (vídeos, blogs, redes sociais) e quais influenciadores digitais eles seguem.

2. Como encontrar?

Comece buscando por temas relacionados à sua loja e observe os blogs, canais no YouTube e perfis em redes sociais que aparecem nos resultados de busca. Outra sugestão é buscar por hashtags relacionadas ao seu mercado e ver se há influenciadores digitais postando algo sobre esse tema. Por exemplo, as lojas de moda podem buscar por #ootd (outfit of the day, ou look do dia, em tradução livre).

3. Quantidade X qualidade

Faça uma lista com os influenciadores digitais que encontrou, analise a quantidade de seguidores que eles têm e a taxa de engajamento das suas postagens. Por outro lado, mais importante que a quantidade é a qualidade do influenciador digital. Avalie a qualidade do conteúdo produzido, se ele possui um tom de voz interessante para a loja e quais outras parcerias ele já fez. É interessante pedir o media kit dos que você mais gostar, pois este documento pode conter informações importantes sobre ele, como resultado de outras ações já realizadas.

4. Esteja pronto para o sucesso

A ideia de firmar parcerias com influenciadores digitais pode dar muito sucesso e trazer muito tráfego para o seu site. Seu servidor precisa estar pronto para isso. Além disso, muitos acessos podem vir de dispositivos móveis e o seu site também precisa ser responsivo.

5. Não faça um roteiro

Um dos motivos pelos quais você escolheu aquele influenciador é a forma como ele se expressa. Por isso, não faça um roteiro do que ele deve dizer ou postar. Envie um briefing e deixe a criatividade dele trabalhar a seu favor. Seguramente, é interessante pedir para ver o material antes de postado, mas dê liberdade a ele.

6. Contrato

É normal que a contratação do influenciador seja feita com ele próprio ou via agência e que as negociações sejam feitas por e-mail. Armazene todas as conversas e não deixe de fazer um contrato para formalizar tudo e proteger ambas as partes.

Gostou de descobrir um pouco mais sobre as parcerias com influenciadores digitais? Leia sobre um dos maiores YouTubers do Brasil com o texto Whindersson Nunes: 5 inspirações de marketing para o seu negócio virtual.

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