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[Série Redes Sociais] Instagram para loja virtual

Continuando com a série de posts sobre Redes Sociais, o post de hoje será sobre o Instagram. Além de sua história e suas funcionalidades, falarei sobre como usar o Instagram para loja virtual e alavancar as vendas.

A história do Instagram

Foi fundado em 2010 por Kevin Systrom, norte-americano, e Mike Krieger, brasileiro. Quando ainda se chamava Burbn, o aplicativo possibilitava tirar fotos e fazer check-in. No entanto, após alguns meses, os fundadores decidiram focar nas fotos, mudaram o nome do aplicativo para Instagram e criaram recursos para enfatizar e valorizar as imagens postadas pelos usuários.

Com apenas três meses de lançamento, o Instagram já contava com 1 milhão de usuários. Tanto sucesso chamou a atenção de investidores ao longo do caminho, especialmente do Facebook, que, em 2012, adquiriu a empresa por 1 bilhão de dólares. Em abril deste ano, a empresa anunciou pelo blog oficial do Instagram que alcançou a marca de 700 milhões de usuários. Destes, 45 milhões estão no Brasil, conforme divulgado pelo Canaltech.

Quais são os recursos do Instagram?

Filtros

O recurso mais antigo e que trouxe muito sucesso para o aplicativo são os filtros. Hoje, são mais de 40 disponíveis para dar um toque especial às fotos postadas, além de recursos para ajustar brilho, contraste e outros itens.

5 tipos de postagens

Há 5 tipos de postagens que o usuário pode realizar:

  1. Foto – capturadas com o app ou salvas na galeria do celular, elas podem receber os filtros.
  2. Vídeo – podem ser capturados com o app ou armazenados na galeria do celular. Também podem receber filtros, ter seus áudios silenciados e receber uma miniatura escolhida, além de pequenos ajustes de edição. O limite de tempo desses vídeos é de um minuto.
  3. Boomerang – são aqueles vídeos curtos que a imagem vai e volta e isso se repete, como um GIF animado.
  4. Montagem – na qual é possível combinar mais de uma foto em um único layout.
  5. Combinações – nas quais é possível postar uma combinação de até 10 fotos ou vídeos, que funcionarão no sistema de slides. Ou seja, para visualizar todas as imagens, o usuário terá que passar as imagens deslizando a publicação para o lado.

Curtidas, comentários e compartilhar

Com estes recursos, as pessoas podem interagir com uma postagem e o proprietário da conta pode compartilhar sua imagem no Facebook, Twitter ou Tumblr.

Adicionar localização

Para indicar em que local aquela imagem foi capturada.

Marcar pessoas

Para indicar outros usuários e expandir o potencial de alcance.

Hashtags

Para aumentar a quantidade de pessoas alcançadas com aquela publicação. A hashtag funciona como um filtro, que agrupa publicações de todos os usuários que utilizaram os mesmos termos precedidos do símbolo #. Exemplo: #LojaVirtual

Stories

São fotos ou vídeos curtos (cerca de 15 segundos) que ficarão disponíveis por 24 horas para os usuários. É possível adicionar filtros para os rostos, emojis, figuras criadas especialmente pelo aplicativo — algumas são fixas e outras atualizam-se conforme a data comemorativa mais próxima, além de ser possível criar as suas próprias —, localização, horário e temperatura. Além de recursos para desenhar ou escrever na imagem.

Por fim, também é possível fazer vídeos ao vivo, normais, com boomerang, com rewind (nos quais a imagem aparece de trás para frente) e com mãos livres (ou seja, sem precisar ficar pressionando o botão para gravar).

Mensagens

É possível enviar e receber mensagens em modo privado. Além disso, um usuário pode responder a uma publicação do stories e enviar uma mensagem.

Há recursos do Instagram para loja virtual?

Instagram para loja virtual

Sim! O aplicativo possui a opção de conta pessoal e conta comercial. Os recursos mencionados acima são inerentes a ambos tipos de perfil. No entanto, o perfil comercial possui algumas diferenças muito importantes para lojas virtuais. São eles:

Botões de ação

Facilita o contato do consumidor com a empresa. São eles: Ligar (que abre a função de ligação do celular com o número da sua loja), E-mail (que abre o aplicativo de e-mail do usuário para lhe enviar uma mensagem) e Como chegar (que traça a rota para chegar até o seu estabelecimento).

Analytics

As informações de impressões, alcance e envolvimento fornecidas pelo próprio aplicativo viabilizam a mensuração do sucesso das postagens. Assim, você sabe o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Anúncios

Apenas os perfis comerciais podem realizar anúncios. É possível anunciar com qualquer um dos formatos de postagem que mencionamos e escolher a segmentação que mais combina com o seu público. Considerando que a plataforma de anúncios do Instagram é integrada à do Facebook, as opções de segmentação são muito ricas. Além disso, é possível incluir um botão “comprar” para levar os clientes direto para a página do produto e finalizar a venda.

Instagram para loja virtual. Funciona?

O Instagram é uma rede social com um apelo visual muito forte, característica muito importante para lojas virtuais exibirem seus produtos. Por isso, separei algumas dicas para alavancar as vendas com Instagram para loja virtual.

1. Use o Instagram para se aproximar do seu público. Poste os bastidores do e-commerce, o produto sendo fabricado ou a entrega sendo embalada. Além disso, peça sugestões de postagens ou faça perguntas nas legendas para encorajar a interação.

2. Mantenha uma frequência de postagens para que as pessoas compreendam que a sua marca está ativa.

3. Quando receber comentários e mensagens, interaja com os seus seguidores.

4. Crie uma identidade visual para o seu perfil no Instagram. Por exemplo, o uso de um filtro, a escolha por usar mais fotos de produto ou de pessoas ou a predominância de certa paleta de cores. Dessa forma, a sua timeline ficará visualmente harmoniosa.

5. Inspire-se. Busque por empresas ou perfis de influenciadores digitais que combinem com a sua marca. Dessa forma, você pode se inspirar no conteúdo produzido por eles e no tipo de imagem escolhida.

6. Use hashtags. Elas vão ajudá-lo a alcançar ainda mais pessoas. Pesquise quais são as mais buscadas no seu ramo de negócio, pense em hashtags que não sejam tão genéricas e não abuse na quantidade. Cerca de 11 é suficiente.

7. Considere a parceria com influenciadores digitais que tenham contas no Instagram e que estejam alinhados com a sua marca e seu público-alvo. Isto pode fazer com que a sua marca seja conhecida por ainda mais pessoas. Outra opção para esse objetivo é realizar promoções. Sempre lembrando que eles não podem afetar a sua margem de lucro.

8. Siga perfis. Para aumentar seu número de seguidores, é importante segui-los também. Procure perfis interessantes e relevantes para a sua marca, siga-os, comente em suas publicações e curta comentários.

Agora que você já sabe como usar o Instagram para loja virtual, lembre-se de ler os outros posts da Série Rede Social: Facebook, Twitter e YouTube!

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