[Série Redes Sociais] Twitter para loja virtual

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Tempo de Leitura: 5 minutos

Hoje vou começar uma nova série de posts aqui no blog. Trata-se da Série Redes Sociais, na qual, periodicamente, será abordada uma rede social específica, com dicas e todos os segredos para que ela seja uma grande aliada na divulgação do seu e-commerce. Vamos começar? O primeiro post será sobre Twitter para loja virtual.

O que é o Twitter?

 

Ele foi fundado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone. Desde a sua concepção, o Twitter se propõe a ser um microblog no qual os internautas podem compartilhar seus status em tempo real, usando até 140 caracteres. O Twitter tem uma quantidade menor de usuários em comparação a outras redes sociais. No entanto, eles são mais ativos. Além disso, de acordo com a Folha de S. Paulo, o Brasil foi o país em que o Twitter obteve o terceiro maior crescimento em números de usuários no ano passado.

Outra curiosidade é que, por sua popularidade, a palavra tweet ganhou uma versão aportuguesada, tuíte (embora não seja tão popular), e o verbo tuitar foi incorporado ao dicionário Aurélio!

Quais são as funcionalidades do Twitter

 

Cada rede social possui funcionalidades que a tornam única. Confira as do Twitter:

Tweet

Um tweet é uma mensagem enviada via Twitter. Ele possui o limite de 140 caracteres. Além de texto, é possível incluir fotos, GIFs (a própria rede social possui uma galeria dessas imagens), emojis, links, hashtags, enquetes e localização.

Listas

Os usuários podem criar listas com um determinado grupo de contas do Twitter ou inscrever-se em listas já criadas por outros usuários. Dessa forma, ao clicar na lista, verá somente o fluxo de tweets das contas daquela lista.

Moments

Trata-se de uma lista com os assuntos mais relevantes do momento, separados em cinco categorias: hoje, notícias, esportes, entretenimento e diversão. Uma equipe do próprio Twitter é quem faz a curadoria para essa funcionalidade.

Treding Topics

Trata-se de uma lista com os assuntos que estão sendo mais comentados no momento, ou seja, as tendências. O usuário pode escolher ver essa lista de acordo com o seu país, cidade ou locais próximos.

Mensagens

Também conhecidas por DM (Direct Messages ou Mensagens Diretas, em tradução livre) nada mais são do que mensagens que podem ser trocadas em modo privado.

Anúncios

Como outras redes, o Twitter também oferece a opção de anúncios. No caso desta rede social, é possível anunciar escolhendo:

  • O seu objetivo com a campanha: cliques para o seu site, aumento de compras online ou geração de leads)
  • Público-alvo

E você pode utilizar:

  • Segmentações oferecidas pelo Twitter: localização, gênero, palavras-chave, perfil de seguidores, interesses, comportamentos e outros
  • Segmentações criadas por você: quem já comprou no seu site, quem já assinou a newsletter etc.

Estatísticas

É possível analisar informações analytics do seu perfil, tais como visitas ao perfil, tweets mais vistos, perfil do público e outras.

Como configurar uma página matadora no Twitter para loja virtual?

No perfil da sua loja, você vai precisar incluir foto de capa, foto do perfil, nome, biografia, localização, website, cor do tema e a data de nascimento. Na página de suporte do Twitter, você encontra o passo a passo de como configurar cada item, quais as dimensões das imagens e os limites de caracteres dos campos. Para tornar essa página ainda mais alinhada à sua loja virtual, confira as dicas abaixo.

Sobre o seu nome de usuário

Deve ser o mesmo da sua loja ou similar, caso não esteja disponível. Lembre-se de escolher um nome curto para facilitar a divulgação da página.

Sobre a foto de perfil e de capa

Para a foto de perfil escolha o seu logo. Você pode adaptá-lo para datas comemorativas que sejam relevantes para a sua empresa. Por exemplo, deixá-lo rosa para demonstrar apoio ao Outubro Rosa. A foto de capa pode ser atualizada periodicamente: coloque produtos, serviços, informações adicionais ou promoções que estão acontecendo na sua loja.

Sobre a bio

Em 160 caracteres, conte uma parte envolvente da história da marca. Se preferir, adicione o link para a página Quem Somos da sua loja.

Como usar o Twitter para loja virtual?

 

Diferentemente do que estamos acostumados a fazer nos nossos perfis pessoais, o uso do Twitter para seu negócio requer alguns cuidados. Separei abaixo algumas dicas para você extrair todo o potencial desta rede social.

1. Os primeiros tweets

Ao criar o perfil do Twitter e antes de divulgá-lo para os seus clientes e amigos, faça cerca de 5 tweets. Assim, quando o perfil começar a ser seguido, os seus fãs já vão ter conteúdo para interagir.

2. Tom de voz

O tom de voz usado no Twitter deve estar alinhado com o que você usa no seu e-commerce. Saiba tudo sobre a escolha do tom de voz da marca no nosso post.

3. Use encurtadores de URL

Como são apenas 140 caracteres em um tweet, o ideal é não gastá-los com um link muito longo. Por isso, existem os encurtadores de URL. Ao escolher um para a sua empresa, dê preferência para aqueles que apresentam métricas de cliques no link encurtado e que permitem sua personalização. Ou seja, em vez de ter um link como www.encurtador.com/jagd83nf, você pode personalizar com www.encurtador.com/skateazul. Alguns exemplos de encurtadores são Bitly e Goo.gl.

4. Quando tuitar

É importante falar da sua marca e das novidades da sua loja. Mas lembre-se de entregar conteúdo relevante, despertar interesse, engajar e comentar fatos do mercado e de assuntos do interesse do seu público. Algumas sugestões são: fazer enquetes, fazer perguntas sobre um lançamento ou oferecer cupons de desconto. Além disso, use hashtags com as palavras-chaves relevantes para o assunto que você está tuitando e inclua links para os produtos ou posts de blog do seu e-commerce.

5. Nem só de tweets vive um perfil

Também é preciso interagir com os seus seguidores e outros usuários, tuitar sobre as hashtags que estão nos treding topics e/ou retuitar tweets interessantes e relevantes para a sua marca e para o seu público.

6. Use as estatísticas

Tais informações vão ajudá-lo a conhecer melhor o seu público, saber qual tipo de conteúdo e qual formato de tweet dão mais retorno, quais são os melhores dias e horários para tuitar e qual está sendo a performance do seu perfil.

7. Twitter para atendimento

Esta rede social pode ser um meio para responder a clientes, sanar dúvidas e resolver reclamações. Esteja pronto para tratar a rede com a seriedade de um canal de atendimento.

Gostou do primeiro post da Série Redes Sociais? Sobre quais outras redes você quer que eu escreva? Comente aqui!

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