[Série Redes Sociais] YouTube para loja virtual

Share on Facebook4Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0
Tempo de Leitura: 3 minutos

Continuando a nossa série sobre redes sociais, hoje é a vez de falar sobre o YouTube. Continue lendo para entender o que é, quais são os recursos disponíveis e como extrair todo o potencial do YouTube para loja virtual.

O que é o YouTube?

youtube para loja virtual

O YouTube é uma plataforma de vídeos fundada em fevereiro de 2005 pelos criadores do PayPal. Em 9 de outubro de 2006, anunciou-se sua venda para o Google. Esse grande player do mundo dos negócios tinha interesse na plataforma para colocar anúncios nos vídeos e aumentar seus ganhos com publicidade online.

A importância do YouTube se dá pela democratização do conteúdo audiovisual que ele viabiliza. Se antes as pessoas limitavam-se ao conteúdo em vídeo produzido pelos canais de televisão ou produtoras e distribuidoras de filmes, hoje é possível assistir conteúdo produzido por marcas e pessoas do mundo todo. Por meio da plataforma, é possível postar seus vídeos, dar voz à sua opinião, dividi-la com o mundo, assistir conteúdo produzido por outros internautas e interagir com eles, comentando ou curtindo.

Como criar um canal no YouTube para loja virtual?

Um canal no YouTube é o que chamamos de perfil em outras redes sociais. Há um tipo de canal específico para negócios. Trata-se do espaço em que a loja virtual postará seus vídeos, configurará sua descrição bem como suas fotos de perfil e capa além de gerenciar o seu conteúdo. Para saber como criar um canal para a sua loja virtual, acesse o passo a passo do próprio YouTube.

Recursos do YouTube para loja virtual

O YouTube trabalha exclusivamente com um formato que tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos tempos: o vídeo. Sabemos que, para o e-commerce, a imagem é muito importante, pois é capaz de mostrar aos clientes como é o produto. Além de ser um formato que agrada e chama a atenção de muitas pessoas, o vídeo é capaz de unir imagem e som para falar sobre uma loja virtual. A seguir vou listar os recursos desta rede social que podem trabalhar a favor do seu e-commerce:

Embedar vídeos

Embedar vídeos nada mais é do que incorporá-los a posts e páginas da sua loja virtual (ou de parceiros). Com esse recurso, você pode colocar um vídeo que demonstra o uso de um produto em sua página de detalhes ou um vídeo sobre uma tendência de mercado em um post do seu blog para complementar a explicação, por exemplo.

Anotações e cards

Anotações são caixas de texto que aparecem durante a transmissão do vídeo. Cards são pequenos boxes de informações. Use esse recurso para incluir links para os produtos que estão sendo exibidos, para vídeos relacionados, para posts do seu blog ou para páginas da sua loja sobre o tema.

Legendas para ajudar no SEO

Para que o seu vídeo esteja bem posicionado nos resultados de busca do YouTube e do Google, além de usar palavras-chave no título e na descrição, você pode editar a legenda do seu vídeo, incluindo essas palavras-chave. 

Playlist

Crie playlists para reunir vídeos do mesmo tema. Dessa forma, o seu cliente poderá encontrar facilmente os vídeos sobre o tema que deseja. Isso também pode o incentivar a ver mais de um vídeo.

URL customizada

Você pode ter uma URL fácil de ser lembrada pelos seus clientes. Para isso, é preciso solicitar uma URL personalizada para o seu canal.

Telas finais

As telas finais podem ser um recurso importante para direcionar o cliente para outros vídeos seus sobre o tema, sugerir que ele se inscreva no canal ou colocar links para a sua loja. Confira o passo a passo para adicionar telas finais aqui.

Lives

Você pode fazer uma live, ou transmissão ao vivo, com os seus clientes para lançar um novo produto, contar novidades ou sanar dúvidas em tempo real. Clique aqui para saber como configurar uma transmissão ao vivo.

Aprimorar vídeos

O YouTube possui uma ferramenta com a qual você pode fazer algumas melhorias nos vídeos, tais como pequenas correções de luz, estabilizar movimentos de câmera, cortar algumas partes do vídeo e muito mais. Confira todas as possibilidades de edição aqui.

Analytics

O YouTube oferece uma plataforma Analytics para você verificar o desempenho do seu canal. Use esse recurso para analisar os dias, horários e temas que mais geram resultados. 

Gostou de descobrir tudo que o YouTube pode oferecer? Continue lendo sobre redes sociais no nosso primeiro post da série, em que falamos sobre o Twitter.

Share on Facebook4Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0