Como montar uma equipe de sucesso para loja virtual?

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Tempo de Leitura: 3 minutos

No Censo e-commerce 2017 realizado pela Loja Integrada, foi perguntado aos respondentes quantas pessoas trabalham com eles em suas respectivas lojas virtuais. 45% responderam que trabalham sozinhos, 21,6% trabalham com seus cônjuges, 16,6% têm um funcionário, 14% têm até cinco funcionários, 1,8% têm até 10 funcionários e 0,6% conta com uma equipe de até 20 pessoas. No post de hoje, falarei com aqueles que trabalham sozinhos ou possuem uma equipe pequena, mas almejam ampliar e montar uma equipe de sucesso.

Do que é preciso para montar uma equipe de sucesso?

O primeiro passo para montar uma equipe de sucesso é encontrar pessoas qualificadas e alinhadas à sua empresa. Para isso é preciso:

1. Definir as atribuições da vaga e o perfil de profissional de que você precisa

Quais são as tarefas a serem realizadas por essa pessoa? Quais aptidões e conhecimentos são essenciais que ela possua para exercer determinada função? Quais são considerados verdadeiros diferenciais? Elabore um documento com essas informações para a divulgação da vaga. É interessante incluir o horário de trabalho, o local, o regime de contrato (se será CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, ou seja, trabalho com carteira assinada – ou PJ – Pessoa Jurídica, ou seja, trabalho de freelancer) e o contato para o qual o candidato deverá enviar seu currículo e/ou portfólio. Além disso, pode ser que você julgue necessário falar qual será a remuneração e os benefícios. No entanto, se preferir, pode deixar para abordar isso durante o processo de seleção.

2. Divulgar a vaga

É hora de fazer essa oportunidade chegar até as pessoas que têm potencial para participar da sua equipe. Você pode fazer isso de diversas formas. Algumas sugestões:

  • Pedir indicações para membros da sua equipe, sócios, parceiros e/ou profissionais da área;
  • Divulgar no LinkedIn ou em outras redes sociais;
  • Buscar grupos de discussão ou de vagas na área;
  • Conversar com centros de estágio de universidades, se for o caso;
  • Anunciar em agências de emprego.

Na hora de criar o anúncio ou o post para divulgar a vaga, lembre-se de usar a criatividade. Caso você não tenha a visibilidade de grandes marcas, ela será a sua aliada para chamar a atenção dos talentos.

Currículos na mão, é hora da seleção

Após coletar o contato de alguns candidatos, você partirá para a seleção. Essa etapa possui as seguintes subetapas:

Analise os currículos…

… a fim de verificar se e quais candidatos possuem as aptidões necessárias. Depois desse primeiro filtro, as opções podem diminuir.

Testes de seleção

Esta subetapa não ocorre em algumas empresas ou ocorre durante a entrevista. Caso você opte por realizá-la, saiba que pode aplicar testes de:

  • conhecimentos específicos – para validar se o candidato possui a expertise necessária. Pode ser um teste sobre a área em que atuará, um teste de idiomas ou de lógica, por exemplo.
  • psicológicos – para verificar se o perfil psicológico do candidato é compatível com o do restante da equipe e com as atividades que ele precisará desempenhar. Alguns exemplos de testes psicológicos são o QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica), desenvolvido por Carl Jung, e o teste das 16 personalidades. Para aprofundar-se neste item, é interessante pedir a consultoria de um psicólogo.

Dinâmicas de grupo

Também opcional, esta etapa pode servir para avaliar o comportamento do candidato sob pressão e/ou interagindo com outras pessoas.

Entrevista

Aqui você falará diretamente com o candidato, avaliará sua postura, entonação de voz, confiança, pontualidade, perguntará sobre seu passado profissional, suas preferências e sanará as dúvidas que surgirem.

É importante destacar que a fase de seleção pode ocorrer online, utilizando e-mails e ferramentas para videoconferências – como Skype e Google Hangout. Essa ideia pode ser especialmente interessante para as empresas que possuem vagas para trabalho remoto. Ou seja, que não será presencial. Caso opte por essa opção, lembre-se de testar seus equipamentos (computador, microfone, áudio e câmera), certificar-se de que possui uma boa conexão com a Internet e pedir para o candidato fazer o mesmo.

Hora de colocar essas dicas em prática e montar uma equipe de sucesso para a sua loja virtual. Acompanhe o blog da Loja Integrada para saber mais sobre o mundo do e-commerce!

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