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Tudo o que você precisa saber sobre CRO para lojas virtuais

A sigla CRO vem de Conversion Rate Optimization. Em português, Otimização da Taxa de Conversão. Trata-se de um conjunto de estratégias para aumentar o número de conversões, usando os acessos que o site já tem. Ou seja, a empresa não investe mais em compra de mídia, mas sim em otimização do site para acelerar os resultados – por isso a importância de entender e aplicar CRO para lojas virtuais.

Entendendo CRO para lojas virtuais: classificação de visitantes

Conforme o visitante avança na jornada de conversão, ele é nomeado de três formas diferentes:

  • Lead – é um visitante que deixou alguma forma de contato (um e-mail, por exemplo) no e-commerce.
  • Suspect – é um lead que, aparentemente, encaixa-se no perfil da persona da loja, mas ainda precisa passar por alguns filtros para ser considerado um prospect.
  • Prospect – é um suspect que tem o perfil da persona da loja, mas ainda não está pronto para realizar a conversão. A loja, por sua vez, deve intensificar o relacionamento para que, quando o momento da compra chegar, o e-commerce seja o escolhido.
  • Lead qualificado – é o prospect que já entende a necessidade do produto que a loja oferece e está pronto para ser acionado pelo time de vendas.

Compreender o estágio de cada comprador é ideal para personalizar as ações de CRO para lojas virtuais.

9 dicas de CRO para lojas virtuais

Para aplicar estratégias de CRO, é interessante seguir algumas dicas que podem potencializar as suas estratégias.

1. Conheça o seu cliente

Pesquise, estude e conheça seu cliente a fim de eliminar as barreiras existentes no seu site para que ele efetue a compra. Para isso, é importante um estudo de buyer personas e, também, de classificação do visitante, conforme vimos acima.

2. Analise

Faça uma análise profunda do seu site e liste itens de navegabilidade e usabilidade que poderiam ser aprimorados.

3. Teste

CRO para lojas virtuais

Escolha alguns dos itens em sua loja que poderiam ser aprimorados para testar. Realize uma mudança por vez, anote os resultados obtidos e verifique se deve manter a mudança ou manter como estava.

4. Invista em conteúdo

Disponibilizar e-books, posts, tutoriais de uso e outros tipos de material no seu e-commerce faz com que você seja visto como referência no mercado em que atua, contribuindo, dessa forma, para as suas estratégias de CRO. Ao oferecer esse conteúdo, solicite uma forma de contato do visitante. Assim, você já terá uma noção do tipo de problema que ele está buscando resolver e poderá impactá-lo com uma mensagem relevante, no momento certo.

5. Inclua depoimentos

Deixe um espaço no seu site para incluir depoimentos, comentários e avaliações de clientes reais sobre a experiência de compra e os produtos da sua loja. Dessa forma, futuros clientes ficarão mais seguros e confiantes em comprar de você.

6. Fale de benefícios em vez de características

Na home da loja virtual, na página de detalhe do produto e em outras páginas, lembre-se de deixar explícito o benefício dos seus produtos, ou seja, qual problema eles solucionam. Isso é mais importante para converter o cliente do que as funcionalidades ou as características de um produto.

7. Use selos

Há muitas opções de selos e certificados, como o certificado digital SSL, cujo uso transmite segurança e confiabilidade para os visitantes. Este selo é representado por um cadeado no lado esquerdo da barra de endereço (e todos lojistas da Loja Integrada que possuem domínio próprio já possuem o SSL gratuito Let’s Encrypt \0/ instalado). 

8. Insira filtros

Ajude o cliente a encontrar o produto nas dimensões, formas e cores que deseja. Insira filtros nas buscas de produtos que o cliente fizer.

9. Uma última coisa a dizer antes de ir

É possível inserir pop-ups que serão exibidos quando o cliente ameaçar abandonar a sua página. Dessa forma, antes que ele se vá, você pode oferecer um cupom de desconto ou um conteúdo que o faça ficar ou voltar futuramente.

O foco do CRO é aumentar a conversão. Descubra como aumentar a conversão por meio do layout.

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