🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
Nota Fiscal para ecommerce

Tudo sobre Nota Fiscal para ecommerce

Quando o assunto é nota fiscal, existem muitas dúvidas do empreendedor de e-commerce com relação a formatos e obrigatoriedades. A obrigatoriedade da emissão de notas fiscais depende dos marketplaces e suas regras e também do Estado onde se localiza o negócio. 

O empreendedor de e-commerce pode automatizar a emissão de notas fiscais através do sistema de gestão, que unifica o processo e garante eficiência para a empresa e também para o cliente. Desta forma já é possível ganhar tempo e energia para focar em outras operações que o negócio exige. Com a digitalização das Notas Fiscais, o processo ficou muito mais rápido e prático do que o formato de cupom fiscal, todo feito de forma manual. Confira a seguir mais informações importantes: 

Saiba as diferenças entre a NF-e e a NFC-e

A nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) -e um documento emitido para o consumidor final. Sua função consiste em oferecer as informações sobre o produto adquirido, como valor de compra, tributos e demais características. A emissão da NFC-e é fundamental para fins de fiscalização e comprovação tributária.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

A NF-e é uma uma nota fiscal eletrônica, um documento de existência apenas digital emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços. 

Vantagens de emitir notas fiscais 

Além de estar em dia com o Fisco e dar uma garantia ao consumidor, a redução de custos é um grande benefício da NF-e. Isso porque, bem como sustentável, a digitalização permite à empresa uma economia significativa em gastos de impressão e armazenamento de documentos. Além disso, também melhora a gestão do capital de giro, uma vez que contribui para manter a conformidade e evitar multas legais. Para o cliente, contar com NF-e do produto ou serviço também apresenta alguns benefícios como a eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, além da padronização dos processos que envolvem o comércio e o cliente, e incentivo ao comércio eletrônico. 

As NF-e podem ser lançadas por qualquer modalidade de negócio, desde os MEIs até as grandes empresas, a emissão pode ser feita pelo ERP, que já integra todas as informações da empresa ou também pela plataforma do SEFAZ. 

A simplificação da escrituração fiscal e contábil também passa a acontecer com as NF-e arquivadas e a ocorre também uma otimização do planejamento logístico, já que todas as notas fiscais são entregues junto aos produtos, deixando com o cliente uma cópia e facilitando processos logísticos. 

Como fazer a emissão de NF-e para e-commerce?

Através do sistema de gestão ERP, emitir notas fiscais fica muito fácil. Para emitir NF-e basta ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para que possa expedir nota fiscal quando for vender no e-commerce. Após isso, é preciso fazer um cadastro da sua empresa na SEFAZ do seu estado – tendo em mãos o Certificado Digital – e instale o software correspondente à emissão de nota. 

Impostos que incidem sobre a NF-e:

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Contribuição para Financiamento de Seguridade Social (COFINS)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)
  • Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS)
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Contribuição Previdenciária Patronal (CPP)

O empreendedor de e-commerce precisa de processos facilitados para dar conta de vender em múltiplos canais, sem grande desgaste e erros na sincronização de informações. A emissão de notas fiscais é um grande aliado ao comércio virtual, garantindo ao cliente o recebimento da sua nota fiscal entregue junto aos produtos, deixando com o uma cópia e facilitando processos logísticos e também trocas e devoluções na logística reversa.

O Bling é um sistema de gestão completo, que permite emitir com rapidez e facilidade diversos modelos de notas fiscais eletrônicas, como a Nota Fiscal Eletrônica para produtos (NFe), a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe). Se ainda não é cliente Bling faça um teste grátis por 4 meses grátis utilizando o cupom #lojaintegrada e conheça na prática as vantagens de utilizar o Bling!