Blog da Loja Integrada

Um bom sistema de recomendação pode melhorar sua conversão!

Como tudo na vida, vender online também é um processo e requer muita atenção!

No início, tem-se produtos e o desejo de vendê-los pelo meio online. Sendo assim, o primeiro passo é encontrar a loja que fará a venda. Segundo, cadastrar os produtos da melhor forma possível, incluindo imagens com boa qualidade, conteúdo relevante para que o cliente entenda o produto, preço competitivo e assim por diante…

Depois, define-se o meio que será utilizado para receber o pagamento e, por último, quem fará a entrega (Correios, transportadoras, entre outras). Obviamente, isso é apenas um resumo do processo, pois ele é mais complexo que isso, você mais do que ninguém sabe disso, certo?

Pois bem! Depois que a sua loja está configurada, é necessário angariar clientes, outro processo que não abordarei aqui, mas seguindo a linha da evolução normal na venda web, é preciso mostrar ao cliente o produto de acordo com o perfil de consumo dele. É exatamente neste ponto que o sistema de recomendação entra em ação!

Utilizando inúmeras informações como o catálogo de produtos, preço, estoque, cliques, visualizações, compras, região, avaliações entre várias outras (que estão disponíveis), o sistema aprende os gostos do consumidor (traçando perfis com a base histórica) e procura oferecer produtos mais adequados aos seus gostos, parece muito completo, mas não é e eu te explico:

A solução SmartHint por exemplo, é um cérebro de inteligência artificial cognitiva de crescimento por mapeamento genoma.

Quanto mais informação que ela recebe, mais inteligente fica. Desta forma, a SmartHint vai crescendo junto com sua loja em uma relação bastante íntima com o seus clientes. E quanto mais a loja vende, mais a SmartHint aprende a vender e venderá melhor para os seus visitantes.

Costumo deixar claro que vender Melhor é diferente de vender Mais.

Acredito que o crescimento sustentável é o melhor. Ou seja, ao mostrar o melhor produto (mais adequado ao perfil) você poderá elevar a experiência de compra e com isso as chances de o cliente retornar à loja (aumento da fidelização) serão muito maiores!

Conseguimos perceber isso claramente pelos resultados dos clientes que utilizam a SmartHint, onde Vender Mais será consequência de Vender Melhor.


É o caso da Vânia Cristina, Sócia Proprietária da Loja de Cosméticos para Cabelos 
ClubeDosFios.com.br que destaca:

“Desde que começamos a utilizar a SmartHint em julho de 2017, geramos a mais 69,19% em receita para Loja, 68,76% a mais em número de vendas, e grande parte deste crescimento veio através da SmartHint, que facilitou a vida do nosso cliente ao encontrar o produto desejado ou ter a recomendação mais indicada”.

A justificativa de toda Equipe da Loja Clube dos Fios é unânime e a mesma acrescenta:

“O crescimento fica evidente pelo feedback dos próprios clientes em teste de usabilidade feito por nós em outubro de 2017, um mês antes da Black Friday, onde o usuário visitante do site encontrou, utilizando SmartHint, rapidamente os produtos que pretendiam comprar, economizando tempo e principalmente etapas no processo de compra.“

E finaliza:

“Quando o nosso cliente visita uma página e ela não é do produto que ele gostaria de comprar isso já não é mais um problema. Com a SmartHint damos inúmeras sugestões e possibilidades de compra de outros produtos, sem a necessidade de navegar por todo site para encontrar o produto desejado ou até mesmo desistir da compra. Sobre isso, tivemos um aumento significativo no número de clientes que antes desistiam de comprar. A SmartHint recuperou 25% dos clientes que antes entravam no site e não encontravam o que queriam, iriam embora sem comprar ou para comprar teriam que pesquisar todo o nosso site por um produto. Agora nossos clientes encontram o produto desejado ou sugerido e finalizam a compra sem desistir!“


Um sistema de recomendação é parte integrante de uma loja virtual que pretende atender 
bem seus clientes e Vender Melhor. Em tempo, a SmartHint sempre oferece um período de teste gratuito da ferramenta, esta estratégia é muito bem-vinda, pois é possível ver os resultados na própria loja sem custo algum, deixando para contratá-la se realmente ver os resultados.

Dica: A SmarHint está disponível no painel de aplicativos da Loja Integrada.

Post escrito por Rodrigo Schiavini, CEO da SmarHint

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