Blog da Loja Integrada

Unboxing: eleve a experiência de abrir embalagens e encante clientes

Uma caixa, um adesivo, uma etiqueta, materiais de proteção e só. Essa é a forma como muitos lojistas embalam seus produtos ao enviar para seus clientes. Nada errado, certamente. No entanto, eles podem estar se esquecendo de aprimorar cada um destes itens para não perder uma oportunidade incrível de encantar e conquistar não só o cliente como toda sua rede de contatos. Será que você está aproveitando essa chance? Como está tratando a experiência de abrir embalagens da sua loja?

Por que a experiência de abrir embalagens é tão importante?

Experiência de abrir embalagens

O momento de abrir embalagens é muito importante. Após pesquisar, analisar fotos e vídeos, avaliar lojas e, por fim, efetuar a compra do produto, ao abrir a embalagem, finalmente, o cliente encontrará o produto.

Aprimorar a experiência de abrir embalagens pode trazer duas grandes oportunidades:

1. Impactar o consumidor

Uma boa experiência de abrir embalagens pode surpreender o consumidor positivamente e encantá-lo. Como sabemos, clientes que possuem boas experiências tendem a voltar para realizar novas aquisições.

2. Conquistar novos clientes

Mas não é só isso. Clientes impactados positivamente também sentem vontade de compartilhar sua experiência com seus conhecidos, amigos e familiares. Como eles fazem isso? Pessoalmente, sim, mas principalmente compartilhando nas redes sociais. O cliente pode ficar tão surpreso que decide tirar uma foto da embalagem e postar no Instagram, por exemplo. Como sabemos, as redes sociais têm um poder incrível de alcançar ainda mais pessoas. Dessa forma, suas chances de conquistar novos clientes sem fazer novos investimentos em publicidade aumentam consideravelmente.

6 dicas simples e práticas para aprimorar a experiência de abrir embalagens

6 dicas de unboxing

Quando falamos de aprimorar a experiência de abrir embalagens já pensamos em embalagens super trabalhadas e rebuscadas. Não há nada de errado nelas. Muito pelo contrário. São de encher os olhos e podem até ser reaproveitadas pelo cliente, em vez de descartadas. No entanto, embalagens assim podem custar mais caro do que o lojista pode investir. Por isso, separamos 6 dicas simples e práticas para aprimorar a experiência de abrir embalagens.

1. Fita adesiva colorida

Em vez de usar a fita adesiva transparente para selar as caixas, uma colorida pode dar um impacto visual melhor. Especialmente, se você combinar a cor da fita com as cores da marca. Além disso, isso facilita para o consumidor localizar a fita e abrir a caixa.

2. Papel colorido e materiais de proteção

Para dar volume e acomodar melhor os produtos dentro da caixa, a dica é usar papel seda, plástico bolha e outros materiais. Use um colorido – da cor da sua marca – para criar uma unidade e harmonia visual.

3. Carta de agradecimento

Essa dica é simples, sutil e traz um resultado muito bacana. Em tempos em que ninguém mais manda carta, receber uma é sinal de delicadeza e cuidado. Exatamente valores que você pode passar ao cliente na experiência de abrir embalagens. A dica é escrever à mão, assinar, usar adesivos divertidos, carimbos, cores diferentes de caneta e outros elementos que combinem com a sua loja e que destaquem o cuidado que você teve ao escrever a carta.

4. Perfume

Escolha uma fragrância que combina com a loja e borrife um pouco nela no produto segundos antes de fechar a caixa. Ao abri-la, o cliente sentirá o cheiro e se encantará com a experiência de abrir embalagens.

5. Brindes e amostras

Uma forma bacana de encantar o cliente é incluir um brinde da loja, um adesivo, um cupom de desconto ou uma amostra de um produto que combina com o que ele acabou de adquirir. Quem não gosta de ganhar presente? É sucesso garantido!

6. Atenção para a parte externa

Que tal incluir do lado de fora da embalagem um adesivo ou um carimbo com o logo da loja. Dessa forma, ao receber a embalagem o cliente já saberá do que se trata.

Gostou de ler sobre a experiência de abrir embalagens? Continue lendo sobre o tema com o texto A importância da embalagem no e-commerce.

Leia mais

Artigo anterior

Dicas para aproveitar o Dia do Consumidor no e-commerce

Leia mais

Próximo artigo

Como definir um orçamento de marketing eficiente para sua loja virtual

Deixe seu comentário