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Use as redes sociais como aliadas da sua loja online

As redes sociais se tornaram parte das nossas vidas. Tanto que, atualmente, é difícil encontrar um brasileiro que não participe ao menos de uma delas, independente da faixa etária.

De fato, os brasileiros seguem firmes na segunda posição do povo que mais usa redes sociais. Em 2020, a média de tempo gasto pelo brasileiro nas redes foi de 5 horas por dia, de acordo com dados do Cuponation. Isso mesmo, são várias horas do dia “zapeando” no Facebook, no Instagram, no Twitter e agora no TikTok — além, é claro, do tão usado WhatsApp.

Mas o que isso significa para você, lojista virtual? Bom, muita coisa. 

Provavelmente você já sabe que as redes sociais devem ser parte fundamental da sua estratégia de marketing. Mas no artigo de hoje vamos dar uma visão mais holística das mudanças que a ascensão das redes sociais trouxe ao comportamento do consumidor.

Para isso, vamos começar com um breve histórico…

Como surgiram as redes sociais?

O que são as redes sociais? Você já se pegou perguntando isso?

A verdade é que hoje elas são tão parte da nossa rotina que nunca paramos para pensar o que são essas redes e como elas surgiram.

A resposta simples é que as redes sociais são meios que proporcionam a conexão entre pessoas. No entanto, essa é uma definição bem simples, visto que, assim, até cartas poderiam ser consideradas redes sociais.

Na verdade, a rede social como a gente conhece hoje é mais um espaço onde nos apresentamos a outras pessoas e nos conectamos com elas baseado em afinidades e interesses mútuos, criando uma “rede”.

Enquanto as primeiras redes sociais, no sentido mais básico, surgiram nos primórdios da World Wide Web, foi somente em meados dos anos 2000 que elas realmente ganharam força.

Quem tem mais de 25 anos, certamente vai se lembrar do Orkut, a primeira rede social que realmente bombou no Brasil, mas perdeu força com a chegada do gigante Facebook.

Hoje, Facebook, YouTube e Instagram estão no top 3 da lista das 10 redes mais usadas no Brasil. Completando a lista, temos ainda LinkedIn, Twitter e TikTok. 

Veja mais >> Inspire-se com essas campanhas de redes sociais para e-commerce

As redes sociais e o padrão de consumo: o que mudou?

Se inicialmente as redes sociais não tinham nada a ver com compras e marketing, hoje elas são a base para isso.

Tanto o Orkut quanto o Facebook foram criados inicialmente com um objetivo principal: ajudar as pessoas a fazerem amigos. À medida que elas cresceram, no entanto, o mercado enxergou o poder que essas plataformas poderiam ter como meios de publicidade.

Pense em como você, enquanto consumidor, compra hoje. A internet mudou nossas relações de maneiras antes inimagináveis. Ela nos deu poder de escolha e de informação.

Se antes éramos limitados às ofertas locais e à publicidade víamos na televisão ou no rádio, hoje podemos pesquisar referências de um produto por conta própria e comprar de um varejista do outro lado mundo.

E as redes sociais fazem parte disso. Elas permitem que usuários reais compartilhem histórias sobre suas próprias experiências de compras, divulgando produtos ou marcas que realmente gostam.

As redes, hoje, também possibilitam que usuários comuns vejam o que famosos, de dentro ou fora da internet, usam e recomendam (olá, influencers!).

Tudo isso deu início a uma nova era em que o consumo e a rotina pessoal estão cada dia mais mesclados. Os consumidores de hoje, super empoderados, querem se relacionar com marcas que saibam aproveitar essa mistura.

Como as redes sociais podem ser aliadas do seu negócio online?

Além de tudo que já falamos sobre a importância das redes sociais para quem tem um negócio hoje, existe ainda uma máxima no mercado contra a qual não há argumentos: esteja onde os seus clientes estão.

E é exatamente sobre isso: as redes sociais podem não só proporcionar formas de estreitar seus laços com os clientes como também mostrar a eles que você existe — afinal, se eles passam 5 horas por dia rolando pelo feed, por que não estar lá no momento em que eles abrem o aplicativo? 

Então, sim, reforçando, as redes sociais são parte fundamental de uma boa estratégia de marketing para qualquer empresa, especialmente aquelas que vivem do mercado online.

Nós sabemos que construir uma estratégia para as redes sociais da sua loja virtual é mais complicado do que apenas algumas poucas dicas, mas tentamos resumir abaixo o básico para que você possa começar.

7 dicas básicas para usar as redes sociais a favor da sua loja virtual

  1. Promova o conteúdo gerado por seus usuários e interaja com eles;
  2. Facilite a compra do seu produto no Shopping do Instagram;
  3. Invista em anúncios pagos nas redes sociais;
  4. Crie páginas e participe de grupos;
  5. Apresente ofertas e descontos;
  6. Use hashtags estratégias nas postagens;
  7. Faça uso dos dados analytics

E se quiser saber mais, temos vários posts com informações e dicas que vão deixar sua estratégia de redes sociais no jeito para trazer (e satisfazer) mais clientes! Confira aqui no blog da Loja Integrada!

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