Venda mais pelo smartphone: saiba o que é mobile marketing

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Tempo de Leitura: 3 minutos

Você com certeza já notou que hoje em dia as pessoas vivem com o celular na mão e utilizam smartphones para as mais diversas funções, como interagir nas redes sociais ou até mesmo realizar transações bancárias. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a tendência é que o número de smartphones em uso no Brasil cresça ainda mais esse ano e chegue a 208 milhões, o que corresponde ao mesmo número de habitantes no país.

Mas o que isso tem a ver com o seu e-commerce? Tudo! O relatório WebShoppers 35, divulgado em fevereiro de 2017 pela E-bit, empresa que fornece informações sobre o varejo virtual, mostra que o mobile representou 21,5% do volume de vendas online em 2016 e deve atingir 32% até dezembro deste ano. Esses números provam que, para conseguir alavancar as vendas, é importante oferecer uma boa experiência para os usuários de smartphone e investir não só em sites com design responsivo, mas também em estratégias de mobile marketing.

Mas afinal, o que é mobile marketing?

Nada mais do que um conjunto de estratégias que buscam aproveitar as características dos dispositivos móveis para influenciar clientes a comprarem na sua loja. Além da otimização das vendas, o m-marketing também tem como função te ajudar a interagir e se relacionar melhor com os compradores e potenciais clientes, de forma a aumentar a credibilidade e as taxas de venda do seu e-commerce.

Separamos aqui algumas dicas de mobile marketing para você conseguir aproveitar as mudanças nos hábitos de consumo online e atrair novos clientes, lucrando ainda mais:

Site responsivo

É imprescindível que o seu site seja responsivo, isto é, adaptável para diferentes telas e dispositivos. Além de melhorar a experiência dos usuários, que poderão ver seu site completo independente da tela utilizada, o design responsivo garante um melhor posicionamento nas ferramentas de busca.

SMS Marketing

Usuários de smartphones estão o tempo todo checando as notificações e esse costume é fundamental para a o sucesso dos SMS marketing, que são nada mais do que mensagens de texto enviadas com lembretes como promoções, datas de vencimento de pagamentos ou atualizações de status de pedidos.

Com taxas de abertura próximas dos 98%, os SMS marketing são uma ótima maneira de fidelizar clientes e melhorar o relacionamento entre vocês. Como a ideia é agradar, envie mensagens apenas para pessoas que tenham se cadastrado e aceito receber promoções, e fique atento aos horários de envios, que devem ser feitos sempre em horário comercial para não se tornarem inconvenientes.

Bluetooth Marketing

Gratuita, a estratégia consiste em enviar arquivos multimídia como fotos e catálogos via Bluetooth. Apesar de ser vantajosa por não gerar despesas, a estratégia é limitada, já que precisa que os usuários estejam próximos de você e com o Bluetooth ligado.

QR Code Marketing

Espécie de código de barras, o QR Code é escaneado pela câmera do dispositivo móvel e  direciona o usuário para alguma página específica do seu site. É importante ser criativo na hora de criar e posicionar os QR Codes para que o usuário fique curioso e de fato escaneie o código.

E-mail marketing

Bastante usado no marketing de relacionamento por ajudar a criar um vínculo entre você e o seu cliente, o e-mail marketing também é bastante eficiente. Quando acessado de um dispositivo móvel, ele costuma ter uma resposta mais rápida, já que os usuários de smartphones acessam a caixa de e-mail com mais frequência graças às notificações recebidas.

Redes sociais

Viciados em redes sociais, os brasileiros costumam ter em média sete aplicativos desse tipo em seus dispositivos móveis, o que representa uma grande oportunidade para os e-commerces que souberem anunciar nessas redes. Além da criação de campanhas, é importante investir também no marketing de relacionamento e utilizar as redes sociais como um canal direto de comunicação entre você e seus clientes, aumentando a visibilidade e a credibilidade da sua marca.

Aplicativos

Criar um app próprio do seu e-commerce também é uma estratégia interessante e que aumenta a presença da sua loja na vida do consumidor, já que ele costuma acessar o celular várias vezes ao dia. O desafio aqui é conseguir convencer as pessoas a baixarem o seu aplicativo, uma vez que, segundo a MMA Mobile Report, os brasileiros possuem cerca de 20 aplicativos instalados em seus aparelhos, o que faz com que os smartphones percam a capacidade de armazenamento e os usuários fiquem mais seletivos na hora de escolher quais apps baixar.  

Independente da técnica de mobile marketing que você utilizar, é importante saber respeitar o espaço do cliente, sem ser intrusivo ou muito insistente. Mande e-mail e SMS marketing apenas para aqueles que se inscreverem e, ao invés de mandar mil mensagens por dia para fazer com que pelo menos uma seja aberta, saiba quem é seu potencial comprador para criar campanhas mais assertivas e abuse da criatividade.

 

 

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