Blog da Loja Integrada

Vendas em redes sociais: o que fazer (e o que não fazer)

Existe uma máxima quando pensamos em estratégias sobre como vender mais: se conseguirmos que mais pessoas prestem atenção na gente, conseguiremos construir relacionamentos duradouros que, consequentemente, levarão a mais vendas. No entanto, isso é mais fácil de dizer do que fazer.

A boa notícia é que as ferramentas necessárias para conquistar a atenção do seu público já existem: as redes sociais. O Instagram, Twitter e plataformas similares oferecem uma fonte variada de oportunidades de negócios.

Mais do que apenas apresentar seu negócio ou oferecer um canal para os consumidores entrarem em contato, as redes sociais podem trazer mais vendas ao seu e-commerce. E não estamos falando apenas de vendas diretas, mas também dos relacionamentos duradouros que, como falamos, podem levar a mais vendas e recomendações.

Ficou curioso? Continue lendo e descubra o que fazer e o que não fazer para vender mais nas redes sociais!

O que fazer para vender mais pelas redes sociais?

1. Conheça bem as suas redes

A nossa primeira dica é saber por onde você anda. As redes sociais têm diferentes estilos, tipos de conversas e permitem o compartilhamento sob diferentes parâmetros. Conheça a cultura de cada rede, as configurações de privacidade, como construir seguidores e quem seguir.

Para cada rede, você deve:

  • Conferir quais são os horários e dias com maiores níveis de tráfego;
  • Criar uma identidade visual, linguagem e tipo de conteúdo adequados; 
  • Construir um bom histórico de atividade que transmita confiança.

2. Identifique seu público-alvo

O mundo da rede social está cheio de todos os tipos de pessoas. Como sabemos, todos estão usando as redes sociais agora, independentemente de sexo, idade e status social. E, claro, como em qualquer tipo de negócio, é melhor que você identifique quem são seus clientes em potencial.

Se você acha que sua empresa pode abranger uma grande variedade de pessoas, defina pelo menos suas prioridades. Quem são as pessoas que podem trazer os melhores retornos? No que você gostaria de se concentrar? É hora de identificar seus alvos.

3. Use uma ferramenta de gestão de mídias

Uma plataforma de gestão de mídias pode unificar suas contas por meio de um único controle, permitindo monitorar menções, comentários, compartilhamentos, bem como fazer atualizações sem abrir manualmente cada site.

Ela permite que você receba notificações em tempo real, enquanto observa a atividade de seus leads para obter informações sobre seus gostos. Essas ferramentas também permitem que você programe publicações e inclua proteções para evitar que posts não autorizados danifiquem sua imagem.

O que NÃO fazer ao vender pelas redes sociais?

4. Criar conteúdo genérico

Como o conteúdo de rede social é fácil de criar, as empresas muitas vezes cometem o erro de criar conteúdo genérico em grandes quantidades. A qualidade certamente importa. Se o seu conteúdo for irrelevante e comum, você não conseguirá chamar a atenção do seu cliente e incentivá-lo a conhecer mais o seu negócio. 

Sua estratégia de conteúdo deve ser envolvente e interessante. Você não deve simplesmente criar uma postagem que anuncie um de seus produtos e usar uma imagem genérica ou de estoque. Em vez disso, mostre a eles como aquele produto pode trazer valor para suas vidas e dê a eles um motivo para fazer uma compra (ou pelo menos saber mais sobre a sua loja).

5. Ignorar o feedback do cliente

As redes sociais trouxeram um nível incomparável de interação com os clientes, dando a eles a chance de expressar suas opiniões sobre seus produtos e negócios imediatamente e para todo o mundo.

Um dos maiores erros ao tentar vender mais pelas redes sociais é, justamente, não escutar essas opiniões. Se você usa alguma rede social, deve interagir com seus clientes. Coisas simples como responder a comentários, verificar suas notificações no Twitter e responder a mensagens diretas no Instagram podem ajudar muito a mostrar que sua empresa é proativa e realmente se preocupa com sua base de clientes.

6. Recusar a opção de anúncios pagos

Muitas empresas veem os anúncios pagos nas redes sociais como uma saída barata ou um meio ineficaz de marketing. Isto simplesmente não é verdade! Se você pesquisar os principais métodos de marketing nas redes sociais, verá que os anúncios pagos estão sempre entre eles.

Como acontece com qualquer forma de marketing, a pesquisa é necessária e seu cliente-alvo deve ser considerado. Anúncios pagos em mídias sociais podem ser uma maneira fantástica de aumentar seus números, desde que você dedique tempo e esforço. 

A redes sociais são poderosas. Sem dúvida, suas maravilhas vieram para ficar. Portanto, para aproveitar ao máximo as vantagens, organize-se e tenha em mente o que fazer e o que não fazer em sua estratégia!

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso post Use as redes sociais como aliadas da sua loja online e conheça também a nossa Série Redes Sociais, com dicas específicas para cada tipo de plataforma.

Leia mais

Artigo anterior

Soluções, ferramentas e estratégias para gerar tráfego

Leia mais

Próximo artigo

Como reconquistar clientes e reconstruir reputação no e-commerce

Deixe seu comentário