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Vendas no Instagram

Vendas pelo Instagram: como usar melhor o seu perfil da sua loja virtual

Como está o seu perfil do Instagram? Ele reflete o potencial do seu negócio? Você faz vendas pelo Instagram?

Dados preliminares da nossa 5ª edição da Pesquisa Censo E-commerce 2019, dão conta de que cerca de 18% de nossos lojistas já tem o Instagram como principal canal de atendimento.

Isso aponta o quanto o Instagram é relevante para sua estratégia de marketing e como ele deve se comunicar assertivamente com seus clientes e potenciais clientes.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas ações que você deve realizar em seu perfil para aproveitá-lo melhor em sua estratégia de marketing e na conversão de vendas.

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Aqui você vai ver:

Pense eu seu perfil como sua vitrine

Ao configurar a sua loja, a página inicial do site funciona como a vitrine de uma loja física. Seu perfil do Instagram deve funcionar desta mesma forma.

Porém, não publique apenas produtos em seu perfil, e sim pense em uma forma de seu cliente enxergar valor em seu perfil e, consequentemente, gerar vendas pelo Instagram.

Intercale novos produtos com ofertas, apresente conteúdo útil para o cliente do seu nicho, republique fotos de clientes usando seus produtos. 

Mesmo que o Instagram não apresente no feed as publicações cronologicamente, quando visitar seu perfil o cliente notará essa organização.

Crie destaques nos Stories

Como você sabe, os Stories são vídeos ou fotos de curta duração que ficam visíveis por 24 horas.

Entretanto, você pode criar destaques em seu perfil e adicionar os Stories sobre seus produtos nesses destaques. 

É possível, por exemplo, destacar novos produtos que chegaram em seu estoque, promoções, e qualquer outro conteúdo que for apresentado em seus Stories.

Busque inspirações

Como nada se cria, tudo se transforma, não é feio inspirar-se em seus concorrentes. Uma boa alternativa para entender o que lojas do mesmo segmento que o seu estão postando por aí – assim como o que funciona ou não – é seguir hashtags relacionadas ao seu mercado.

Entretanto, não é só no online que você deve se inspirar. Aproveite uma ida ao shopping ou ao centro comercial da sua cidade para se inspirar nas vitrines das lojas físicas. Se algo chamar a atenção, não deixe de levar os melhores conceitos para as fotos do seu feed.

Deixe o perfil com a cara da sua marca

Apesar de o perfil do Instagram ter edições limitadas, é importante que ele tenha a cara da sua marca. E não é só nas imagens. 

Suas fotos. SUAS.

Um dos grandes desafios será deixar suas fotos com uma identidade inconfundivelmente sua.

Além de usar a paleta de cores da sua marca e seus produtos, suas fotos devem apresentar a atitude do seu negócio. Você pode ousar nas poses, nos cenários, ou até mesmo apostar em um estilo mais limpo, clássico.

Veja algumas dicas para tirar boas fotos dos seus produtos

Escolha uma hashtag que represente seu negócio

Além de facilitar encontrar imagens com essa marcação, ter um hashtag engaja seus visitantes e clientes a adotá-la em seus posts pessoais.

Isso acaba, organicamente, aproximando seus clientes da sua marca, gerando divulgação espontânea do seu negócio.

A Loja Integrada, por exemplo, utiliza a hashtag #BoraVender em algumas de suas publicações. 

Parte do Movimento #BoraVender, esta hashtag acabou tornando-se um símbolo de atitude e vontade na hora de vender de forma espontânea. Atualmente, são quase 37 mil fotos utilizando esta hashtag em descrições e comentários.

Entretanto, não foque-se somente em uma hashtag própria, use outras hashtags relacionadas à palavras-chave do seu negócio.

Construa relacionamentos

Quando você cria e abastece seu perfil com o conteúdo certo, fica mais fácil a missão de criar um relacionamento com seus potenciais clientes.

Por isso, conhecer a persona do seu cliente é algo essencial também para sua estratégia nas redes sociais.

Veja como criar a persona do seu negócio

A voz da sua marca

Embora cada rede social tenha um modo diferente de apresentar o conteúdo (no Twitter, por exemplo, você tem uma limitação de caracteres para enviar sua mensagem), é importante que sua marca se comunique de forma condizente em todas elas.

As legendas das fotos, por exemplo, devem conversar com seus seguidores da mesma forma que as páginas de produtos e páginas institucionais de sua loja conversam com seus clientes.

Entretanto, cabe criar algo mais humanizado no Instagram. Uma boa dica é usar emojis e frases que aproximem a realidade do seu seguidor ao seu negócio.

Compartilhar os feedbacks positivos sobre seu produto pelo Instagram também é uma ótima saída. Quanto mais o seguidor se identificar com seu produto – e com quem usa seu produto – mais atraído por ele ficará.

Mostre quem você é

Sua marca deve ter um propósito, e este propósito deve aparecer constantemente em seu Instagram. A Coca-Cola, por exemplo, não tem como missão vender refrigerantes, e sim refrescar o mundo.

Por isso, antes de começar a fazer suas publicações, pense com carinho no que você quer transparecer em suas imagens, vídeos e legendas, qual a missão do seu negócio, o propósito da sua marca. 

Não se esqueça de vender!

Destacamos acima diversas ações que você pode fazer para não tornar seu Instagram e só um canal de vendas, mas o objetivo de vender não pode nunca ser deixado de lado.

Uma vez que seu cliente se encanta com sua marca e com seus produtos, você deve trazer a experiência de compra para o Instagram.

Habilite o Instagram Shopping e marque seus produtos

Como seu feed trará muitas imagens de seus produtos, é importante que além de despertar o desejo de seus seguidores pelas peças, que eles consigam chegar até sua loja e fechar os pedidos.

Por isso, habilitar o Instagram Shopping é essencial.

Lembre-se de que, para conseguir essa funcionalidade, sua conta do Instagram precisa ser uma conta comercial, além de ter o seu catálogo de produtos disponível no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Saiba mais informações sobre o Instagram Shopping

Papo de vendedor

Suas imagens e descrições devem apresentar seus produtos, e o Instagram deve atuar como mais um dos vendedores do seu negócio.

Por “papo de vendedor”, queremos dizer que você não deve se esquecer do básico: mostre o valor do seu produto, sugestões de uso, aproveite a sazonalidade para oferecer uma peça específica, mencione datas comemorativas, enfim, use os argumentos que todo vendedor conhece para convencer e encantar um cliente.

Mostre-se presente

Um dos principais aspectos do Instagram é possibilitar a conexão de marcas, produtos e serviços que são importantes para seus usuários.

Por isso, além de responder aos comentários, é essencial completar o seu perfil com informações de contato da sua loja.

Além do endereço do site da loja, você deve informar um e-mail ou o número de telefone. Isso traz mais credibilidade ao seu perfil e ao seu negócio.

Confira na edição do #AprendiNaLI sobre a Sacolinha do Instagram como usar a ferramenta!