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Vender em múltiplos canais: saiba como manter o controle da operação

É um novo momento de mercado, e o cenário do e-commerce está cada vez mais atrelado à venda através de marketplaces. Vale sempre pensar que quanto mais seu produto for visto e acessado, mais chances de compra e maior a possibilidade de garantir uma boa reputação para a seu negócio. O lojista não pode ficar limitado a apenas vender seus produtos pela loja virtual, é preciso pensar em estratégias de canais híbridos e marketplaces. 

Mas para conseguir administrar os pedidos, as vendas, emissão de notas e controlar o estoque de maneira integrada, a utilização de um sistema de gestão ERP é fundamental, para garantir a excelência do serviço, que sempre visa a boa experiência de consumo na jornada de compra do cliente. 

O ERP é um software usado para cuidar de diversas operações da empresa, como por exemplo, gestão de estoque, cadastros, compras, controle financeiro, logística, entre outras. Do inglês Enterprise Resource Planning, significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”, e é uma ferramenta de gestão para administrar o seu negócio de forma simplificada. O ERP também auxilia no controle e pagamento de impostos, assim como geração de notas fiscais, processos estes feitos de forma rápida e descomplicada. 

O controle da operação nas suas mãos 

O fato de um mesmo sistema sincronizar informações de venda, estoque, integrações e logística torna o trabalho mais facilitado e assertivo, fazendo com que a jornada de compra do consumidor também seja beneficiada, com uma loja organizada e pedidos sendo entregues conforme o previsto no momento da compra. 

É um círculo de desenvolvimento: vender em mais canais, pode gerar mais vendas e consequentemente mais se utiliza dos benefícios do ERP. 

Cadastrar preços, subir imagens e configurar todas as informações nas diferentes plataformas é uma das partes mais complexas da gestão, é preciso muita dedicação para dar atenção a isso e também acompanhar estoque, pedidos e logística. Um sistema sistema de gestão elimina tarefas repetitivas e sincroniza as informações atualizando o sistema em tempo real. Isso mantém o empreendedor menos sobrecarregado de processos gerenciais. 

Dicas para vender em múltiplos canais 

Quando a missão não é conciliar vários canais de venda ao mesmo tempo, os desafios vão tomando forma e tarefas simples como gerenciar o estoque ou controlar a logística vão ficando cada vez mais complexas. Confira algumas dicas importantes:

Automatização: No e-commerce, a premissa básica é garantir que o que foi vendido pode ser entregue ao consumidor de maneira rápida. Para que isso aconteça, a gestão de estoque é muito importante.  Ao controlar de forma unificada seu estoque em múltiplos canais de venda, você evita que um mesmo produto seja vendido ao mesmo tempo em sua loja virtual e no marketplace, garantindo um melhor atendimento ao seu cliente, sem furos de estoque nem demora na entrega dos pedidos aos consumidores.

Controle financeiro: Quando se fala em negócio se pressupõe que o controle financeiro seja importante, mas no e-commerce ele é também um indicador para ver se está tendo o retorno esperado. Quando bem gerido, o administrador sabe que não faltará recursos para a reposição de produtos, e também garante a saúde financeira do negócio, equilibrando as contas. Quando há vendas em múltiplos canais, as entradas são variadas, mas também é preciso fazer o fluxo de caixa acontecer de forma fluida. 

Parceiros logísticos: Quem compra no e-commerce não compra somente o produto, mas compra a comodidade de comprar sem sair de casa e também a agilidade de entrega. O prazo de entrega é determinante em muitas situações de vendas, e por isso, ao vender em mais de uma plataforma a organização logística é importante, e ela pode ser integrada também ao sistema de gestão para facilitar os processos e evitar demoras. 

Integração: Fazer uso de um sistema de gestão online é interessante pois faz com que todos os setores da empresa funcionem de forma estabilizada, além de auxiliar na produtividade e organização de cada departamento e fazer integrações com marketplaces e parcerias logísticas de forma eficaz e sólida.  Isso também facilita na contabilidade da empresa e também passa a ser o fio condutor do negócio, podendo apontar indicadores importantes quanto aos rumos da empresa. Integração é a chave para converter vendas em processos orgânicos e aumentando a força da marca do seu negócio

Para operacionalizar os serviços relacionados ao e-commerce, e vender em múltiplos canais de forma organizada e inteligente, crie estratégias de venda contando com a organização que um ERP traz ao seu negócio.

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