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vender em rede social e ecommerce

Qual a melhor rede social para vender online?

Entenda sobre a importância de se vender em rede social e quais são as plataformas mais requisitadas nesse sentido.

Segundo um relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite de janeiro de 2021, e publicado na revista Isto É Dinheiro, o número de usuários de internet subiu para 4,66 bilhões, onde certamente boa parte dessas pessoas também possuem contas ativas nas redes sociais.

Nesse sentido, vender em rede social pode ser uma excelente ideia para o seu ecommerce, considerando a quantidade de pessoas atingidas nessas plataformas.

Dito isso, hoje falaremos de uma forma mais detalhada sobre como vender em rede social e quais as melhores opções para o seu negócio. Confira!

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Aqui você vai ver:

Quais os benefícios ao vender em rede social?

Conforme mencionamos anteriormente, o número de usuários ativos de internet está chegando na casa dos 5 bilhões, ao passo que o Brasil figura entre um dos países que mais utilizam as redes sociais no mundo.

Logo, ao expor seus produtos em sites como Facebook, Instagram e TikTok, você estará aumentando consideravelmente suas chances de conversão, devido a gigante audiência presente nessas plataformas.

Além disso, com um catálogo online disponível e totalmente integrado, é possível vender em rede social 24 horas por dia, até mesmo nos dias em que você não está trabalhando.

Por fim, administrar suas contas em cada uma das redes não é uma tarefa complicada, uma vez que todos esses sites contam com um layout bastante interativo e fácil de mexer, facilitando assim o planejamento das suas estratégias de venda.

Descubra em qual mídia social está o seu público

Embora vender em rede social seja essencial para qualquer loja virtual, primeiramente, é preciso entender aonde que o seu público se encontra. Assim, faça um estudo aprofundado com relação às mídias sociais mais utilizadas pelos seus clientes e não se esqueça de criar conteúdos de valor para gerar engajamento.

Sob o mesmo ponto de vista, aproveite também para pesquisar em quais plataformas os seus concorrentes estão marcando presença e observe o que eles fazem.

Em suma, é interessante observar as redes sociais que mais se encaixam no seu negócio, pois assim você poderá desfrutar de todas as ferramentas oferecidas para vender mais.

Vender em rede social: Quais as melhores opções do momento?

Atualmente, existem diversas opções de redes sociais disponíveis no mercado, cada uma com uma proposta e um tipo de público diferente. Para te ajudar a decidir qual delas se encaixa melhor ao seu negócio, decidimos trazer 5 das plataformas mais utilizadas no país.

Facebook

Mesmo que nos últimos anos o Facebook tenha perdido força, essa continua sendo a rede social mais utilizada do mundo, com bilhões de usuários nos quatro cantos do planeta.

O site possui diversos recursos para ajudar os lojistas que, se bem utilizados, podem contribuir bastante para o aumento no volume de vendas. Assim, dentro de algumas dessas ferramentas estão: criação de lojas, impulsionamento de anúncios, lançamento de eventos, medição do desempenho das campanhas via Pixel.

Além disso, também é possível criar um perfil comercial no Facebook para passar mais credibilidade e profissionalismo aos usuários, possibilitando uma maior interação e proximidade com eles por meio de publicações, comentários e reações.

Instagram

Antigamente, o Instagram era considerado uma rede “cool”, sendo utilizada por um seleto grupo de pessoas. Para se ter uma ideia, durante alguns anos, somente os usuários de iPhone tinham permissão para criar uma conta nessa rede.

Entretanto, hoje o cenário é outro, a medida que, quando falamos em vender em rede social, essa é certamente uma das melhores opções atualmente.

Aqui, para chamar a atenção do seu público de forma eficiente e gerar engajamento, é fundamental compartilhar fotos e vídeos diariamente utilizando as ferramentas disponibilizadas pela plataforma.

Além disso, você também pode criar uma conta comercial no Instagram para ter acesso a funcionalidades que facilitam a vida do empreendedor, como análises completas do seu perfil com base nas interações dos usuários.

Por fim, outras funções interessantes como a ativação do botão “pedir refeição”, exclusivo para pedidos de comida online, e a função “sacolinha do Instagram”, também poderão ser incluídas nas suas estratégias de marketing.

TikTok

É impossível falar em vender em rede social e não lembrar de um dos maiores fenômenos da internet nos últimos anos, o TikTok. Diferente da maior parte das mídias sociais, o app é totalmente focado em vídeos curtos e viralizou com as trends e dancinhas do momento. Ainda assim, é uma rede social com muito potencial para os comerciantes.

Em síntese, a rede possui ferramentas voltadas para os empreendedores, como o TikTok for Business, que nada mais é do que uma plataforma de marketing digital, e o TikTok Ads Manager, essencial para criar e gerenciar as suas campanhas de marketing.

WhatsApp

Que o WhatsApp se tornou um dos principais meios de comunicação do planeta, isso todo mundo já sabe. Mas, você sabia que as suas estratégias focadas em vender em rede social precisam passar por esse app?

Isso porque a probabilidade do seu público estar utilizando o WhatsApp como ferramenta de comunicação é muito grande, o que facilita a interação.

Dito isso, o WhatsApp Business é a modalidade do app voltada para as empresas, com funções extremamente úteis para o seu negócio, como por exemplo: etiquetas para organizar os contatos, respostas rápidas e mensagens automáticas.

É possível criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business para simplificar a comunicação dos clientes com sua marca, e até mesmo criar um sistema de delivery pelo WhatsApp, o que acelera todo o processo de compra com uma comunicação mais direta.

Youtube

Como sabemos, o YouTube também é uma plataforma que tem como foco o audiovisual e concentra a atenção de muitas pessoas ao longo dos dias. Entretanto, vale ressaltar que essa não é uma rede social utilizada por todos os varejistas.

O interessante é que o sistema permite que você crie anúncios no Google Ads para aparecerem nos vídeos (aquelas propagandas que costumam aparecer no começo e durante sua exibição).

Fato é que essa plataforma exige muita exposição dos criadores de conteúdo e nem todo mundo está disposto a fazer isso. Porém, se você possui desenvoltura em frente às câmeras, se sente confortável e possui capital para investir nesses anúncios, é válido experimentar.

E então, qual a melhor plataforma para anunciar os seus produtos?

Vender em rede social pode representar um grande passo para o seu ecommerce, fazendo com que a sua loja se torne conhecida e, consequentemente, aumente o seu volume de vendas. Entretanto, descobrir qual rede social mais se adequa ao perfil da sua empresa, pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada.

Dito isso, estude o seu público-alvo e perceba em quais redes sociais os seus clientes estão inseridos. Além disso, não tenha medo de realizar testes, crie contas em diferentes plataformas e veja quais delas trazem mais resultados. Em suma, não existe a melhor rede social para se vender, e sim a que melhor funciona para o seu tipo de negócio.

Agora que você entendeu a importância de se vender em rede social, acesse nosso blog para mais conteúdos como esse e diversos outros artigos sobre o mundo do marketing digital.