Blog da Loja Integrada

Você sabe o que é ABCOmm e por que é importante?

Você provavelmente já ouviu falar, mas pode estar na dúvida sobre o que é a ABComm. Muito mais que uma empresa que organiza eventos, a associação é capaz de ajudar muitos lojistas. Você pode ser um deles. Confira a seguir tudo sobre a ABComm.

O que é ABComm?

Na definição da própria ABComm: “é uma associação sem fins lucrativos que existe para defender os interesses das empresas e profissionais do comércio eletrônico no Brasil, ajudando no desenvolvimento desse setor”.

O que a ABComm faz?

Outra dúvida pertinente em relação à entidade, além de o que é ABComm, é o que ela faz. Em termos práticos, a associação participa ativamente de decisões do âmbito legislativo e executivo com a finalidade de diminuir a carga tributária e burocrática sofrida pelos lojistas. Como exemplo, podemos citar a discussão com deputados e senadores para encontrar soluções para itens do Código de Defesa do Consumidor que trazem desequilíbrio na relação do lojista com o consumidor e a discussão com membros do Executivo para que o e-Sedex não seja extinto.

A associação também organiza e participa de eventos nacionais e internacionais a fim de proporcionar o encontro de profissionais da área e o debate de temas relacionados ao comércio eletrônico. São mais de 30 eventos próprios anuais e mais de 250 participações em palestras em terras brasileiras e estrangeiras.

Além disso, a ABComm elabora e divulga pesquisas e relatórios com informações muito relevantes para os lojistas e para os profissionais de e-commerce. Um exemplo disso são os Relatórios de Análise macroeconômica do e-commerce, em parceria com a Parallaxis, e o Índice do Panorama dos Marketplaces no Brasil, em parceria com a Precifica.

Por que é importante para os lojistas?

A importância da ABComm está na defesa dos interesses das empresas e dos profissionais pelos quais batalha, além dos encontros e também das informações que publica. É essencial ter uma entidade como esta atuando no Brasil. Num país com tanta carga tributária e tanta burocracia para as empresas, com ela, fica mais fácil garantir que os interesses dos comerciantes sejam defendidos. Se cada lojista atuasse individualmente para a defesa de seus direitos, talvez não conseguiria tanta visibilidade. No entanto, a associação os une, fortalecendo e viabilizando suas conquistas.

Além disso, os encontros são fundamentais para aproximar profissionais do comércio eletrônico, meios de pagamento, empresas de tecnologia, serviços de marketing, portais de notícia especializados e transportadoras, ampliando suas redes de contato. Já as pesquisas são importantíssimas para munir o profissional de informações que os guiarão na tomada de decisões.

Será que vale a pena me associar? Quais são as vantagens?

Certamente vale a pena ser um associado da ABComm. Há várias modalidades de planos. Alguns gratuitos e outros pagos. Tudo depende do tamanho da empresa e do tipo de associado que deseja ser. O plano mais básico oferece aos associados o acesso a pesquisas e estudos que contêm informações valiosas para o comércio eletrônico. Além disso, eles recebem um selo de associado que é muito importante para o consumidor verificar a confiabilidade e a idoneidade da empresa.

Os planos pagos contam com benefícios como a participação em assembleias gerais e setoriais e de comitês fechados, o acesso a um clube de benefícios, o recebimento de um selo Safe Shop, a participação ativa na produção de conteúdo da associação – com a apresentação de cases no webseminário da ABComm e o envio de artigos para a área de notícias –, a exibição da marca e a participação em palestras, eventos DigitalizeME, feiras parceiras da ABComm e muito mais.

Gostou de descobrir o que é ABComm? Está pronto para ser um associado? Acesse o site da ABComm, selecione a modalidade que mais lhe agrada e participe! Se tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários.

Leia mais

Artigo anterior

5 dicas para garantir uma boa experiência de compra e continuar vendendo durante a greve dos caminhoneiros

Leia mais

Próximo artigo

Como ganhar visibilidade com backlinks para loja virtual

Deixe seu comentário