Mobile marketing: WhatsApp para e-commerce pode?

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Tempo de Leitura: 3 minutos

O aplicativo para troca de mensagens – em particular ou em grupos – que permite o envio de fotos, textos, emojis, áudios, GIFs e vídeos, além de chamadas em áudio ou vídeo, ganha mais adeptos a cada dia. Como o WhatsApp tem se tornado uma das principais formas de comunicação, muitas empresas estão de olho nesta tendência para aprender a usá-la como um canal para falar com o cliente. A seguir vou lhe contar tudo sobre como e por que usar o WhatsApp para e-commerce.

Quais são as vantagens de usar o WhatsApp para e-commerce?

Entre várias, listei aqui algumas:

  • Estar presente em um aplicativo usado pelo seu cliente;
  • Oferecer praticidade e agilidade na comunicação;
  • Aumentar a confiança dos clientes;
  • Aproximar o cliente da loja.

Formas de usar o WhatsApp para e-commerce

Há diversas formas de usar o aplicativo e extrair todo o seu potencial a favor da sua loja. Confira algumas sugestões:

1. Atendimento

WhatsApp para e-commerce

Essa pode ser uma ferramenta bem interessante para o cliente sanar dúvidas ou solicitar maiores explicações sobre o produto de maneira prática. Por sua vez, você pode enviar mais fotos e vídeos dos produtos ou até áudios com informações mais detalhadas.

2. Promoções

Envie promoções e ofertas que sejam atrativas para o cliente. Como o app é visualizado pelo cliente, geralmente, com muita frequência durante o dia, ele terá acesso rápido a essas informações e poderá aproveitar ainda mais.

3. Novidades

Novidades podem ser bem-vindas durante um dia cansativo de trabalho do consumidor e podem incentivar uma visita do cliente à sua loja virtual.

4. Acompanhamento de pedidos

Mais viável para lojas pequenas, muitos e-commerces têm usado o aplicativo para informar o cliente sobre o status do seu pedido.

5. Receber feedbacks

Após a entrega do pedido, uma forma de usar o WhatsApp para e-commerce é enviando uma mensagem pedindo um feedback sobre a entrega, o atendimento e o produto.

Cuidados que você deve tomar

Como vimos, o uso desta ferramenta oferece uma série de vantagens. No entanto, é preciso tomar cuidado para não se tornar spam e não ser bloqueado pelo usuário.

1. Peça permissão

Só envie mensagens para os clientes que assim o permitirem. Caso contrário, eles poderão ver isso com uma invasão de privacidade. Além disso, reforce para o cliente que é possível cancelar o envio de mensagens por WhatsApp a qualquer momento.

2. Deixe claro o horário de atendimento via WhatsApp

Use a descrição do seu perfil no aplicativo para fornecer essa informação e deixe-a visível no seu site. Dessa forma, o cliente ficará ciente do horário em que este canal estará disponível e evitará frustrações.

3. Seja rápido

No horário definido para atendimento, esteja disponível e responda às mensagens com rapidez e agilidade. Afinal, essa é a expectativa do cliente.

4. Cuidado com a frequência das mensagens

Enviar mensagens todos os dias é invasivo e cansativo para o cliente. Encontre uma frequência que não o incomode.

5. Envie mensagens relevantes

Envie somente mensagens com informações que farão a diferença para o cliente. Do contrário, ele poderá se cansar das suas mensagens.

6. Evite o uso de softwares não oficiais

Muitas empresas usam este tipo de software para respostas automáticas, por exemplo. Como não são oficiais, eles podem infringir algumas regras do aplicativo e ser bloqueados.

7. Mantenha o profissionalismo

Como se trata de uma ferramenta utilizada pelos clientes em suas vidas pessoais, muitos podem encarar as mensagens como uma conversa com um amigo que pode ser enviada a qualquer momento com qualquer tipo de conteúdo. Estabeleça limites e crie um equilíbrio: mantenha o contato próximo, mas profissional.

8. Tenha um aparelho de tecnologia avançada

Para usar o WhatsApp você precisará de um smartphone. Mesmo que você opte pela versão web, precisará do aplicativo instalado em um aparelho. Por isso, escolha um aparelho de qualidade, que tenha uma boa conexão com a Internet, que não trave e que lhe permita enviar fotos e vídeos de alta qualidade. Além disso, você poderá optar pelo uso do seu número pessoal ou ter um só para a loja. A segunda opção transmite mais profissionalismo.

Como vimos, o uso do WhatsApp para e-commerce pode ser um grande aliado para a comunicação com o cliente e pode compor sua central de atendimento. Saiba mais sobre como oferecer uma central de atendimento eficiente em sua loja virtual.

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