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7 estratégias de e-mail marketing incríveis para Black Friday

Seguindo a nossa série de textos e conteúdos sobre a Black Friday, vamos abordar uma das ferramentas que mais ajuda os lojistas a divulgar os esforços de marketing, as promoções — e os status dos pedidos de clientes ansiosos para receber seus produtos. Estamos falando do bom e velho e-mail marketing! Confira as 7 estratégias sobre o tema para você usar todo o potencial desta ferramenta e arrasar nas vendas da Black Friday.

7 estratégias de e-mail marketing para arrasar na Black Friday

1. Quando é hora de enviar e-mail marketing sobre a Black Friday?

Comece a investir na comunicação via e-mail marketing de 30 a 20 dias antes da Black Friday. Não precisa ser um único e-mail, mas uma série deles na qual, a cada semana, por exemplo, você apresenta algumas ofertas que estarão disponíveis.

Assim, você instiga o interesse dos clientes, e eles podem preparar o orçamento para fazer as compras.

2. Para quem enviar?

Use o seu mailing de clientes e de pessoas que aceitaram fazer parte da sua base para receber novidades sobre a loja. Além disso, você pode deixar um botão novo na loja para cadastrar as pessoas que querem receber novidades sobre a Black Friday, exclusivamente.

3. Como segmentar o seu mailing?

Não enviar a mesma mensagem para todos é importante. Além de tornar a comunicação mais personalizada, ela deve atender diretamente às demandas de cada perfil de cliente. Algumas dicas:

  • Olhe o histórico de compras dos clientes. Fale de ofertas de produtos que eles já compraram ou que são complementares ao que eles adquiriram.
  • Confira o histórico de navegação dos visitantes: as páginas mais visitadas, o tempo passado em cada página, heatmaps (ou mapas de calor), que destacam os elementos de maior interação no seu site etc.
  • Use a base de quem deixou produtos no carrinho. Apresente ofertas destes produtos para eles.
  • Olhe o histórico de e-mails marketing já enviados. Quem se interessou quando você comunicou algo sobre determinado produto? Talvez eles gostem de saber que este item estará em promoção.

4. Aproveite a oportunidade de fidelizar

Aquele cliente que é frequente, interage e compra da sua loja há algum tempo merece um agrado — ou então aquele que leu o e-mail marketing até o final. Dê a eles uma oferta especial, como um cupom de desconto para clientes fiéis ou um código exibido somente ao final da mensagem de e-mail.

Surpreender o cliente é a melhor forma de contribuir positivamente para a sua experiência com a loja.

5. Cuidado com o título

Não use termos como “promoção”, “desconto”, “ofertas” etc. para não cair no spam. Use “Black Friday” e outros termos criativos para chamar a atenção do cliente logo de cara!

6. Tenha sempre o mobile em mente

A grande maioria dos seus clientes vai ler seu e-mail marketing no celular ou outro dispositivo móvel. Então pense num layout que seja amigável neste formato.

Um e-mail com muito texto e que fica muito longo quando exibido no smartphone, por exemplo, pode não funcionar tão bem. Vídeos ou imagens muito pesadas podem afetar o carregamento da mensagem e desmotivar o usuário. Por isso, é importante achar um equilíbrio entre os elementos.

7. Capriche na CTA

A CTA — Call-To-Action, ou Chamada para a ação, em tradução livre — é o botão que leva o usuário para a execução da ação desejada. Por exemplo, visitar a landing page de um produto, acessar o site da loja e assim por diante.

Este botão precisa ter um contraste com os outros elementos do e-mail marketing para ganhar destaque visual e aumentar as chances de ser acessado. Mas cuidado com o tamanho. Ao ser exibido no ambiente mobile, ele precisa ser grande o suficiente para chamar a atenção e ser tocado facilmente, mas não tão grande que ocupe toda a tela.

Conte com a Enviou!

Eleita uma das melhores ferramentas de marketing para lojas virtuais, a Enviou é uma excelente aliada pois atua antes, durante e depois da Black Friday. Antes da data, ela ajuda a enviar campanhas de e-mail marketing de divulgação para atrair seus clientes para o grande dia.

Durante a Black Friday, a Enviou tem um papel fundamental de mandar a cobrança de boletos que foram gerados e ainda não foram pagos. Além disso, você pode enviar lembretes de carrinhos que foram abandonados.

Por fim, depois da data, use a Enviou para gerar newsletters e seguir em contato com quem comprou na sua loja na Black Friday. Além disso, a Enviou é integrada com a plataforma da Loja Integrada! Confira mais sobre essa ferramenta e potencialize sua campanha de e-mail marketing!

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