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Como vender mais com e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta tradicional para vendas online, ele continua sendo uma ótima opção para alavancar seus resultados de negócio. Ele é o canal pago com maior Taxa de Conversão do e-commerce brasileiro segundo a última pesquisa E-Commerce Radar 2018. Além disso, representa em média 18% da origem das vendas do e-commerce brasileiro e é, frequentemente, a mídia com maior ROI (Retorno sobre o Investimento), dado o seu baixo custo.

Mesmo sabendo que o e-mail marketing pode contribuir para alavancar suas vendas, não basta apenas começar a disparar e-mails sem ter uma estratégia clara. É preciso determinar o objetivo da sua campanha e fazer um planejamento adequado. Mas não se preocupe, vamos te dar dicas práticas que vão te ajudar a alcançar melhores resultados:

  • Entenda quem é seu cliente

Você não pode ter o discurso mais vendedor do mundo se não souber quais são as reais necessidades do seu público. Entender quem é seu cliente permite construir um modelo de campanha que dialogue de forma personalizada com suas necessidades e desejos. Atente-se à persona que o seu negócio atinge e elabore um plano de execução baseando-se nas dores dela.

Use e abuse das segmentações. Assim, uma loja de suplementos alimentares, por exemplo, pode enviar e-mail para quem busca emagrecimento sem oferecer suplemento para ganho de massa muscular. Dessa forma, você pode agradá-los dentro dos seus objetivos sem correr o risco de mandar um produto ou desconto que não conversa com o que esse cliente realmente precisa.

  • Faça testes para aprender e evoluir

Lembre-se que cada público é único e é seu trabalho analisar e descobrir as preferências do seu. O Teste A/B é a ferramenta ideal para trazer a maior parte das respostas para suas dúvidas quanto ao estilo da linha de assunto, mas vale testar também novas estruturas de conteúdo da sua peça. Depois acompanhe suas conversões para saber quais combinações dão mais resultado.

  • Um bom planejamento pode facilitar sua rotina

É comprovado que mais da metade do sucesso que você vai ter com e-mail marketing vem do planejamento. Sugerimos que você planeje com antecedência suas campanhas de e-mail para ter mais resultados.

Organize em uma planilha de programação mensal os temas de cada campanha, de forma que seja fácil visualizar a distribuição dos assuntos ao longo do mês. Determine para quem você enviará a campanha e informe dia e horário do envio. Essa prática vai acelerar os processos de envio e facilitar sua gestão.

  • Automação: por onde começar

A automação permite que você acompanhe a jornada do cliente, do momento em que ele se cadastra no seu pop-up ao pós-compra.

Um fluxo de boas-vindas, lembretes de pagamento, recomendações de produtos e até mesmo aquela mensagem carinhosa no dia do aniversário do cliente. São inúmeras as formas de usar a automação para engajar e manter informados os consumidores do seu e-commerce.

Deixe para lá a ideia de que automação é complicada ou que não é para o seu negócio. O primeiro passo é ter ao seu lado uma plataforma de automação que supra suas necessidades e lhe ajude a implementar todas as ações desejadas.

  • Análise de métricas

Métricas como Taxa de Abertura, Taxa de Clique, Taxa de Conversão e Receita (R$) são indispensáveis para medir o sucesso da sua estratégia.

Uma ferramenta completa de e-mail marketing faz a coleta destes dados e ajuda o profissional a avaliar quais ações executadas obtiveram sucesso e quais precisam ser reformuladas.

É fundamental que um e-commerce consiga enxergar claramente a performance mensal de suas campanhas através de um Funil de Performance. Este funil deve medir tudo, desde a captação de contatos, passando pelo engajamento, chegando às vendas e no final ao ROI (Retorno sobre Investimento).

Aprenda aqui como analisar sua performance de e-mail marketing.

Com uma correta análise das principais métricas do Funil, você estará pronto para tomar melhores decisões para os próximos períodos, evoluindo assim o seu planejamento de modo constante.

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