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Recomendações personalizadas na Black Friday: mais vendas, mais fidelização

Durante a Black Friday, além de oferecer preço baixo como todas as outras lojas farão, é importante que o seu e-commerce busque uma forma de se destacar. Não só para vender mais durante a data, mas também para fidelizar e incentivar o consumidor a voltar a comprar com você em outras oportunidades.

A melhor forma de fazer isso é oferecendo uma boa experiência de compra e, para este objetivo, as recomendações personalizadas e os programas de fidelidade podem ser grandes aliados. Confira mais sobre o tema do texto de hoje da Série Black Friday 2019.

O que são recomendações personalizadas no e-commerce?

Recomendações personalizadas são o resultado de um sistema que identifica o perfil do consumidor e apresenta os produtos que mais combinam com ele. O exemplo clássico disso é a Netflix. De acordo com os filmes e séries a que assistimos e/ou avaliamos na plataforma, ela sugere novas opções de filmes e séries.

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Num e-commerce, geralmente, as recomendações personalizadas aparecem numa seção da página com uma seleção de produtos que combinam com o consumidor. É comum que essas seções se chamem “Especial para você”, “Recomendado para você”, “Quem viu este produto também se interessou por” e assim por diante.

Como as recomendações personalizadas ajudam a loja na Black Friday?

As recomendações personalizadas ajudam a loja em três pontos:

1. Ajudam o consumidor

As recomendações personalizadas ajudam a loja à medida em que ajudam o consumidor. Na Internet, especialmente na Black Friday, o consumidor tem acesso fácil a uma infinidade de produtos. Isso pode parecer bom num primeiro momento, mas a verdade é que isso também pode deixar o consumidor um pouco perdido e frustrado — o que pode fazer com que ele desista da compra.

A solução é ajudar o consumidor a se decidir no meio deste mar de opções. Neste sentido, as recomendações personalizadas filtram o que pode ser mais relevante para o consumidor e apresentam uma seleção para ele.

2. Experiência melhor e mais rápida

Com este filtro, é bem provável que ele escolha mais rapidamente o que precisa e de uma forma muito mais prática. Em outras palavras, a loja que usa as recomendações personalizadas entrega uma experiência de compra melhor para o cliente.

3. Fidelizar o cliente

Como sabemos, a chave da fidelização de um cliente é a experiência de compra. Quanto melhor a experiência que a loja entrega durante a Black Friday, mais chances tem de incentivar este cliente a voltar para comprar fora da data comemorativa.

Além disso, as lojas que desejarem podem potencializar ainda mais a fidelização usando um programa de fidelidade para pontuar as compras dos seus consumidores.

Coloque a tecnologia a seu favor

Após ler tudo que abordamos até aqui, você deve estar pensando que tudo isso é, de fato, incrível, mas que daria um trabalhão implementar esta tecnologia. Por isso, lhe apresentamos dois parceiros da Loja Integrada que já possuem esta tecnologia desenvolvida.

1. As recomendações personalizadas da SmartHint

A Smart Hint conhece mais de 50 milhões de usuários e desenvolve uma tecnologia de recomendações personalizadas que permite que você personalize a sua vitrine para mostrar ao seu consumidor os produtos mais relevantes para ele, diminuindo seu tempo de busca.

Além disso, a plataforma oferece um painel de controle para você acompanhar em tempo real o resultado das recomendações personalizadas e fazer ajustes, se necessário.

2. O programa de fidelidade da Fidelizar Mais

Já a Fidelizar Mais oferece um sistema de pontuação para que os seus clientes acumulem pontos em cada compra — ou ao responder a uma pesquisa de satisfação ou ao indicar um amigo — e os troquem, posteriormente, por descontos ou produtos na loja.

Ambas as plataformas são integradas com a plataforma da Loja Integrada. Isso significa uma instalação muito mais fácil, prática e rápida para você não perder tempo e já colocar em práticas as estratégias de recomendação personalizada e fidelização de clientes. Conheça a SmartHint e a Fidelizar Mais.