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Táticas para turbinar o seu ecommerce

Se você já vende online – ou quer vender – é bem possível que já saiba que nem todas as pessoas que entram em sua loja vão comprar algo.

A maneira como o seu site é construído, a qualidade das fotos, a descrição dos produtos, a velocidade de carregamento das páginas – todos esses aspectos (e mais diversos outros) podem se tornar um obstáculo na jornada de compra do cliente.

Portanto, no conteúdo de hoje vou te apresentar 6 táticas para turbinar o seu ecommerce – ações simples, porém muito eficazes para melhorar a experiência do cliente e suas vendas !

  1. Faça uma descrição detalhada dos produtos

Um erro comum de muitos empreendedores é não dar o devido valor à descrição de produtos, achando que ela é um simples detalhe. Por isso, se você acha que fazer uma boa descrição consiste apenas em colocar as características básicas de um produto, provavelmente está perdendo muitas vendas.

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Uma boa descrição do seu produto vai muito além de simples informações como tamanho e cor. Além disso, é necessário focar em apresentar os benefícios do item. Uma boa descrição faz o papel do vendedor quando comparamos em uma loja física!  

Ela deve valorizar o produto e conduzir a concretização da compra. Portanto, a importância da descrição de produtos está muito ligada a agregar valor ao seu produto para que as pessoas o deseje ao máximo e se sintam usando o produto antes mesmo de comprar.

  1. Tenha fotos de qualidade, de diversos ângulos do produto

Uma boa imagem é essencial para que um cliente decida comprar online, já que, diferentemente das vendas feitas no varejo físico, em uma venda online o cliente não tem o item desejado em mãos. 

Assim, o comprador só consegue ver os detalhes dos produtos por meio de fotos ou vídeos. Acabamento, cor, tamanho, caimento, textura… tudo isso é mostrado nas imagens dos produtos e, acredite, faz toda a diferença para a tomada de decisão de um cliente pela compra. 

Importante ressaltar que uma única foto pode não ser suficiente para convencer o cliente! Se coloque no lugar de um potencial cliente e imagine quais as características e detalhes você gostaria de ver se estivesse comprando aquele determinado item.  Faça quantas imagens forem necessárias para contemplar todas essas características. 

Boas imagens, somadas à uma boa descrição do item são fundamentais para turbinar as vendas no seu site!

  1. Estimule que os clientes façam avaliação (review) dos produtos:

O review de produtos nada mais é do que a opinião de compradores de sua loja sobre determinado item comprado. Um bom review precisa ser claro e detalhado, levantando os pontos fortes e fracos de cada produto. 

Claro que, para que o cliente faça um review positivo, ele precisa ter uma boa experiência de compras – e mais uma vez reforço que o foco no cliente é o ponto principal de sucesso de qualquer negócio!

A avaliação positiva traz inúmeros benefícios: aumenta a credibilidade do negócio, diminui o custo de aquisição de clientes, aumenta a taxa de conversão e permite que você conheça melhor o seu cliente, dentre outras vantagens.

E para conseguir as avaliações, é importante PEDIR! Exatamente… crie processos no pós venda para que todo cliente receba uma mensagem (via WhatsApp, email ou qualquer outra ferramenta) perguntando como foi sua experiência e o que achou do produto.

Caso você receba alguma avaliação negativa, entenda que ali está uma excelente oportunidade de melhoria no produto ou em algum processo da venda.

  1. Tenha atendimento por chat ou WhatsApp

Para alguns lojistas o abandono da compra no momento do checkout é um problema recorrente, e que pode ser facilmente minimizado através da presença de um chat online. 

Através do chat é possível ajudar um cliente com dificuldade de finalizar uma compra, tirar dúvidas que ele ainda possa ter naquele momento como, por exemplo, política de trocas ou até mesmo as medidas do produto.  

Além disso, é uma excelente maneira de mapear dúvidas e objeções dos clientes para trabalhar esses aspectos e processos de forma mais eficiente durante a jornada do cliente.

O chat também transmite credibilidade uma vez que o cliente se sente mais seguro sendo atendido por uma pessoa do outro lado da tela. Os custos de ter um chat no site são relativamente baixos comparados com o retorno que pode trazer na melhora da sua taxa de conversão. 

Ainda assim, caso colocar um chat não seja possível, ofereça um atendimento por WhatsApp, o que também é extremamente eficiente na melhora dos resultados na finalização das vendas.

  1. Fique atento ao estoque e ao mix de produtos

Definir o mix de produtos ideal é fundamental para o sucesso do seu ecommerce, porém é uma tarefa árdua e exige que o empreendedor conheça profundamente o seu público-alvo. 

Quando você começa um ecommerce, é mais interessante ter quantidade do que variedade de produtos – começar com poucos itens, mas com uma quantidade de estoque considerável de cada um, e que sejam de fácil reposição, vai minimizar a possibilidade do seu cliente entrar no site e sair sem comprar porque não encontrou aquilo que precisava.

Defina quais serão seus produtos “carro-chefe” e ofereça outros produtos relacionados a ele. Fazer kits dos produtos com menor saída pode ajudar a aumentar o ticket médio e fazer com que esses produtos tenham um giro mais rápido, minimizando seu estoque parado. 

E claro, fique sempre de olho no estoque para nunca deixar faltar os produtos essenciais do seu mix! Busque fornecedores confiáveis, que fazem entregas rápidas, e se possível, tenha pelo menos 2 ou 3 fornecedores diferentes para que os produtos principais do seu site nunca fiquem em falta!

  1. Faça cross sell

O cross sell consiste em oferecer ao seu cliente produtos complementares aos que já estão sendo comprados. É bastante comum vermos essa estratégia na página de checkout, onde, antes de finalizar a compra, o cliente recebe sugestões de itens que complementam aquele pedido. 

Por exemplo, o cliente está comprando um tênis e recebe a sugestão de compra de kits com meias e de talco antitranspirante.

Essa é uma maneira excelente de aumentar o ticket médio e de administrar bem o seu estoque. Só tome cuidado para não passar a impressão de que está forçando uma venda apenas para aumentar o ticket médio, mas sim pensando na melhor experiência de compra do seu cliente! 

Portanto, os produtos oferecidos no cross sell devem ser realmente relevantes para o seu cliente e não apenas como uma desculpa para fazê-lo gastar mais. 

Planeje grupos de produtos que podem ser vendidos juntos, para que a compra complementar seja algo natural e funcione como uma ferramenta de convencimento por si só.

Todas essas táticas apresentadas acima levam como guia a experiência do cliente, e colocam o seu cliente como centro do seu negócio. 

Colocá-las em prática, além de aumentar suas vendas, vai construir uma relação de confiança entre sua empresa e o cliente. Agora, mãos à obra!