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Loja Integrada empreendedor de sucesso

Empreendedor de sucesso da Loja Integrada traz dicas para vender mais

Não é exagero dizer que a história de Gabriel Bollico está relacionada ao empreendedorismo. Assim como muitos brasileiros, ele resolveu administrar o próprio negócio, sem saber se sua ideia seria bem-sucedida ou uma tentativa de empreender. Foi além do esperado: tornou-se um empreendedor de sucesso já na primeira loja virtual, a ShopB, criada em 2010, quando ele tinha 20 anos, apenas.

O que parecia uma brincadeira para alguns, era papo sério para o jovem ambicioso de Araucária (PR). Quando recorda o início da trajetória da ShopB, vem em mente o esforço para manter o negócio, sem ao menos contar com um capital em caixa. Uma sala na gráfica do pai, computador com acesso à internet e a vontade de empreender eram o bastante naquele momento. Especializada em games, a loja trabalha com 3 mil itens, atualmente – situação que em nada lembrava as primeiras vendas: “O cliente comprava uma jogo na minha loja virtual e eu corria para uma banca próxima comprar o game que ele encomendou. Depois, enviava com uma pequena margem de lucro”, relembra.

O encontro com a Loja Integrada aconteceu em 2015, quando o empreendedor de sucesso percebeu a necessidade de ampliar a loja virtual e atingir um número maior de clientes. De imediato, contratou o plano PRO 4, e viu sua loja subir para a segunda posição em um ranking da plataforma de e-commerce. Depois de consolidar a primeira loja virtual, providenciou a segunda (MeuGameUsado) e já tem planos para oficializar a  terceira.

Quer saber o que faz Gabriel ser um empreendedor de sucesso na Loja Integrada? Confira as dicas que ele compartilhou e inspire-se:

Por onde eu comecei literalmente

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Antes de qualquer coisa, Gabriel sugere buscar cases para se inspirar. Isso remete em energia positiva, servindo como combustível, tanto no começo de sua jornada empreendedora, como no meio da trajetória. Na vida de qualquer empreendedor existem dias bons e ruins. Nos ruins, o empreendedor de sucesso procura buscar novos cases inspiradores. “Hoje, me espelho em vários exemplos e é algo que me faz evoluir de verdade! Ajuda também a traçar uma meta, um lugar para alcançar”, explica.

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ShopB começou sem capital de giro, e hoje conta com mais de 3 mil itens

Ferramenta barata não é sinônimo de ferramenta ruim

Lojas virtuais, que recebem centenas de pedidos todos os dias, sabem o quanto o processo de administração não pode falhar. Qualquer descuido ocasiona a perda de uma venda e compromete a fidelização de clientes.

Assim como Gabriel, muitos empreendedores da Loja Integrada migraram para os planos pagos, denominados PRO, para analisar informações estratégicas que revertem vendas. Além disso, duplicaram o número de visitas e produtos. Consequentemente, recebem suporte técnico, ERP, catálogo, orçamento, e-sedex e utilizam transportadora. Outros benefícios, como o Diário de Bordo, por exemplo, serve como um guia para o empreendedor tomar decisões importantes sobre os caminhos a percorrer com a sua loja. Numa visão estratégica, o Diário de Bordo consegue apontar qual o meio de pagamento que mais ajudará a loja virtual a vender, qual o ticket médio, a idade dos compradores do seu e-commerce, entre outras respostas que não podem escapar ao olhar do empreendedor de sucesso.

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A loja ShopB é decorada com artigos que remetem os jogos de game

Mais uma solução que veio para somar na organização da loja virtual é o Checkout Transparente, ferramenta exclusiva dos lojistas do plano PRO. Enquanto no checkout padrão o cliente é direcionado para outra página para efetuar o pagamento de pedidos, no Checkout Transparente esse processo acontece dentro da sua loja virtual.

Isso faz toda a diferença nos resultados do seu negócio, ainda mais depois que uma recente pesquisa feita pela Forrester Research revelou que uma página de checkout complicada, ou seja, aquela em que você precisa efetuar o pagamento fora do ambiente da loja virtual, é responsável por 11% das desistências de compra. Por tanto, a solução da Loja Integrada simplifica processos e amplia vendas. Você pode saber mais sobre o Checkout Transparente.

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Recepção da loja ShopB reflete o alto astral da empresa e da equipe

Seja multicanal

Tenha o seu e-commerce muito bem estruturado. A dica de Gabriel é manter um perfil no Mercado Livre e um balcão de retirada, oferecer delivery via motoboy e estruturar muito bem as mídias sociais (organicamente mesmo, sem pagar). No começo é comum não conseguir estar presente em todas as etapas, mas faça o que você conseguir. “A soma desses canais ao fim de cada mês vai fazer a diferença no seu e-commerce. Vale a pena buscar ferramentas que se integram, por exemplo: E-COMMERCE – MERCADO LIVRE – ERP”, aconselha Gabriel.

A Loja Integrada oferece excelentes integrações que tornam qualquer empreendedor de sucesso multicanal, com um custo operacional baixo:

  1. Bling: permite gerenciar seu estoque, emitir notas fiscais, fazer etiquetas no padrão dos correios, controlar o financeiro do e-commerce.
  2. Trustvox: certificadora de rewies, ela reconhece que todos os reviews publicados foram feitos por pessoas que, realmente, compraram o produto na sua loja virtal. Tanto opiniões positivas quanto negativas – desde que não ofensivas – são publicadas. “Na ShopB temos várias opiniões de clientes, e isso gera credibilidade para novos interessados, pois os relatos são reais”, destaca o empreendedor de sucesso.
  3. Enviou: plataforma de e-mail marketing com foco em vendas, tornando-se um importante canal de comunicação entre seu e-commerce e clientes.
  4. Zopim: ferramenta que pertence à ZENDESK (empresa de desenvolvimento de software, que oferece uma plataforma para o serviço de atendimento ao cliente hospedada na nuvem). A dica de Gabriel é usar o Zopim + Zendesk para organizar e ganhar tempo com o SAC.

Relacionamento do Empreendedor de Sucesso é tudo!

Não existe fornecedor ou prestador de serviço (ou sistema) perfeitos. Instabilidades e falhas acontecem. O que nos faz grande é como resolvemos nossos problemas. Por tanto, preze pelo bom relacionamento com o cliente e seja compreensivo. “O importante não é vender bem, e sim COMPRAR BEM. Já fiz ótimos negócios por ter relacionamento bom com todo mundo! Gentileza gera gentileza”, ensina Gabriel.

shopb mais empreendedor de sucesso
Tudo começou numa sala emprestada, e hoje o espaço físico é próprio

Não se contente com a média de mercado

“Já ouvi muito empreendedor falar ‘Quero fazer igual a ele’, não vou dizer que é algo ruim, mas é algo que não vai te destacar, não vai te dar relevância”. Para seguir essa dica, Gabriel aconselha prestar o melhor serviço, enviar os pedidos mais rápidos que o seu concorrente, ter o maior cuidado possível na experiência de compra do usuário, manter um layout mais bonito que o seu concorrente. “O ponto é, tente ser MUITO melhor que a média de mercado – destaque-se, faça a concorrência com você mesmo, busque evoluir em larga escala… O seu maior e melhor concorrente é você”, finaliza.  

E você, tem observado o quanto as ferramentas de e-commerce da Loja Integrada podem ajudá-lo a ampliar ainda mais o alcance da sua loja virtual? Compartilhe conosco o que você tem feito para ser um empreendedor de sucesso junto com a gente.