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5 dicas essenciais para contratar o Meio de Pagamento online ideal

Quando falamos de meio de pagamento online para qualquer e-commerce, devemos sempre ter em mente que este é a ferramenta essencial para garantir a realização de uma venda. Afinal, é através dela que os dados bancários do cliente serão processados e enviados ao banco que, por sua vez, irá aprovar ou recusar a transação.
Todo esse processo de aprovação da compra – que leva milissegundos – garante maior segurança tanto para o cliente, que se sente confortável em incluir informações sensíveis como número de cartão de crédito no checkout, como para o e-commerce, que não precisa se preocupar em aprovar ou recusar pedidos, já que o mínimo que um meio de pagamento online deve oferecer é tecnologia de ponta para identificar possíveis fraudes e riscos de todas as transações.

Agora que você já sabe a importância do meio de pagamento,  já parou para pensar quais são os fatores determinantes na hora de escolher o ideal para o seu negócio? Abaixo, listamos 5 dicas essenciais para você considerar.

1. Segurança: PCI e antifraude

Não é à toa que segurança é o primeiro fator da lista. Assim como você quer ter a tranquilidade de ter o seu e-commerce protegido, o consumidor quer comprar onde sinta a segurança necessária na hora de deixar as informações bancárias no checkout.

Por isso, o meio de pagamento online ideal para sua loja precisa contar com antifraude integrado que seja capaz de identificar transações suspeitas e tentativas de fraude. Além disso, o e-commerce deve utilizar outras práticas para que todo o site seja seguro, com informações de contato sempre visíveis, protocolo HTTPS na URL do site, checkout transparente e indicações de que a transação está sendo processada em ambiente seguro.

Além disso, escolha meios de segurança que tenham os dados das transações criptografados e possuam o selo PCI Compliance, que é o padrão internacional de segurança da informação mais reconhecido na indústria de operadoras e meios de pagamento.

2. One-click buy e carteiras digitais

O “One-click buy” (ou “Compre com 1 clique”) é uma forma super prática para oferecer ao seu cliente. Funciona assim: ao preencher os dados para sua primeira compra, o meio de pagamento online já guarda essas informações para compras futuras, evitando a necessidade do consumidor preencher tudo de novo, melhorando a experiência do usuário e aumentando a chance de converter essa venda.

Outra tendência de mercado que agiliza a compra e facilita o pagamento são as carteiras digitais, como Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay. Além de propiciar ao usuário uma melhor experiência, ele ganha tempo por não precisar digitar os dados do seu cartão ou gerar um boleto. Isso oferece ao consumidor mais confiança no processo de compra já que seus dados sensíveis não serão transmitidos a uma loja que ele ainda não conhece.
3. Retentativa inteligente
Em compras presenciais, com maquininhas de cartão, pode acontecer do sistema estar fora do ar ou de ocorrer algum erro durante o pagamento. O mesmo pode acontecer no mundo digital com pagamentos em e-commerces. A solução para este caso é a retentativa inteligente – o equivalente no mundo físico para uma nova tentativa de passar o cartão após algum erro de comunicação na transação.

E é justamente para evitar perdas de vendas por conta de erros na transação que é recomendado ao meio de pagamento online escolhido ter o sistema de retentativa inteligente. Assim, se alguma adquirente estiver fora do ar naquele momento, o meio de pagamento tentará novamente na mesma ou em outra adquirente até receber uma resposta da aprovação ou negação da transação. Isso faz com que a taxa de conversão do seu e-commerce aumente.

4. Conciliação facilitada e antecipação de recebíveis

A tecnologia atual permite que o meio de pagamento online tenha conhecimento sobre toda a operação da sua loja. E é justamente este aprendizado que permite a realização da conciliação integrada de cartão de crédito e boleto automaticamente. Além de saber exatamente quanto e quando você vai receber, tudo é feito de maneira fácil e descomplicada.

Outra coisa que você não deve abrir mão é de um sistema de pagamento que conte com antecipação inteligente, para permitir que você tenha total controle sobre seus valores a receber e para que você possa escolher se quer antecipar os recebíveis mais próximos ou os mais distantes.

5. Integração e suporte

Suponha que você encontrou o meio de pagamento online perfeito para o seu negócio e quer começar a usá-lo o quanto antes. Você entra na dashboard da sua plataforma e, na parte de meios de pagamentos, descobre que não há integração e você não tem um desenvolvedor para ajudar nesse sentido. Frustrante, né?!

Para evitar esse tipo de situação, certifique-se antes de que o sistema de pagamento é compatível com a plataforma de e-commerce que você usa no seu site, pois isso poupará gastos inesperados e dores de cabeça desnecessárias para corrigir algo que você poderia ter evitado lá atrás.

Outro fator importante a ser levado em consideração é se o meio de pagamento oferece um bom atendimento e suporte, ainda mais se tratando de um meio que cuidará dos seus pagamentos. Isso porque é extremamente desconfortável não conseguir resolver problemas que envolvam o seu patrimônio. Verifique se a empresa que oferece o serviço possui algum canal de atendimento ao lojista e principalmente: dê preferência para empresas que não terceirizam o serviço e não utilizam robôs no atendimento. 

Até a próxima!

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