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abrir uma loja virtual

O que é preciso para abrir um ecommerce?

Especialista em ecommerce e internet, consultor, professor, palestrante e empresário, Thiago Sarraf, é o nosso convidado e vai dar dicas preciosas pra você abrir a sua loja virtual. Continue a leitura! 

Lojas virtuais viraram o negócio do momento desde o início da pandemia, e ganhou muitos adeptos, sejam consumidores ou lojistas de primeira viagem. 

Com recordes em vendas e no aumento de abertura de ecommerces, muitos empreendedores decidiram, finalmente, se tornar digitais e investir na abertura da loja virtual. 

Mas, montar um negócio a nível profissional e ter sucesso para não cair nas estatísticas de loja fechada, exige conhecimento e muito planejamento. Mesmo para lojistas que já possuem um negócio físico, as mesmas estratégias não podem ser abordadas, já que estamos em ambientes diferentes, e falando com consumidores distintos. 

Afinal, o que é preciso para abrir um ecommerce? Vamos listar algumas dicas para quem pensa em abrir seu negócio virtual ou mesmo profissionalizar o que já existe.

Loja física x Loja virtual

Para a loja física, um bom ponto de localização diz muito sobre o movimento da loja. Não quer dizer que seja o único fator que vá fazer as vendas acontecerem, mas não há dúvidas que ajuda. 

Porém, para um ecommerce, não há ponto melhor. Afinal, não dá para “comprar” um espaço permanente na primeira página do Google. As competições com demais lojas tornam-se muito mais acirradas, uma vez que seu produto não é mais exclusivo do bairro ou cidade. 

abrir uma loja virtual

O que é preciso para abrir um ecommerce?

Quais são os pontos indispensáveis a serem considerados para quem quer iniciar uma operação online, ou ainda deixar a sua profissional? 

Planejamento 

O primeiro passo de qualquer negócio e projeto. É através do planejamento que tudo relacionado a sua loja virtual será decidido. Desde produtos a serem vendidos a quantidade de investimentos, é na etapa do planejamento que o empreendedor deve estabelecer tais controles e metas. 

O planejamento ajuda a entender mais a fundo o próprio negócio e encontrar as soluções ideais para escalar o ecommerce. Por isso, é preciso pensar em:

• O que eu quero?

• Como eu quero?

• O que eu posso?

• Como vou fazer?

• Como vou controlar?

Traçando o paralelo da operação de ecommerce com exercícios físicos, começar sem um planejamento adequado é como começar a praticar corrida de chinelo. No começo pode até ser possível, mas conforme o decorrer do tempo, pode causar dores indesejadas e que poderiam ter sido evitadas. 

Além, é claro, do conforto em começar com um equipamento minimamente adequado. 

Ferramentas e soluções ideais

Quando o planejamento permite um entendimento total do projeto e como o lojista quer que este cresça e se desenvolva, é possível fazer a escolha das ferramentas ideais para o negócio. 

Nem sempre as ferramentas top de mercado serão as mais indicadas para o seu ecommerce, pois ainda não há expertise suficiente para aproveitar tudo o que esta pode oferecer. 

Ainda no paralelo com exercícios físicos, um projeto iniciante contratar o melhor pacote, da melhor plataforma de ecommerce, é como um iniciante comprar o melhor tênis de corrida disponível no mercado. 

Entender o projeto e ir se profissionalizando significa maximizar o orçamento, e saber quando é preciso deixar o tênis de R$300,00 para investir em um de R$500,00 e assim por diante. 

Estudo e conhecimento

O mais importante para quem deseja abrir um ecommerce é querer aprender. 

A internet é um meio que muda muito rápido. Quantas grandes mudanças no comportamento do consumidor não vivenciamos em 2 anos de pandemia e quais grandes mudanças não presenciaremos com a volta da “normalidade”?

Já começa atrás o lojista que pensa que conhece de tudo e que não se preocupa em conhecer mais, estudar mais e ouvir mais. O mercado está sempre inovando e a cada dia surgem novas funcionalidades que podem ajudar seu ecommerce a escalar, e melhorar suas operações.