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Abrir uma loja virtual no Natal é uma boa ideia?

Abrir uma loja virtual e ganhar dinheiro na Internet é o sonho de muitos brasileiros. Após estudar alguns produtos, decidir o que vender ou revender, estruturar um plano de negócios e escolher os parceiros de operação, chega a hora de lançar a loja efetivamente, mas nós já estamos em dezembro. Será que é uma boa ideia lançar a loja virtual no Natal? Melhor deixar para o ano que vem? Considerando que o ano só começa depois do Carnaval, será que é melhor deixar para março? Estas e outras dúvidas são sanadas neste post.

Afinal, abrir uma loja virtual no natal é uma boa ideia?

Abrir uma loja virtual no Natal

Sim! Claro que alguns cuidados devem ser tomados — e falaremos sobre eles a seguir —, mas essa é uma ótima época para lançar a sua loja por dois motivos:

  1. O Natal é uma data ótima para o comércio e não é novidade que as compras desta época aquecem a economia. Como todos querem presentear seus amigos e familiares, essa é a data mais importante para os lojistas. Além disso, o início das operações de uma loja virtual é um pouco complicado. As primeiras vendas podem demorar um pouco para acontecer. Abrindo a loja virtual no Natal, você aproveita essa época em que as vendas tendem a ser melhores e pode anular ou minimizar a dificuldade do início das operações da loja;
  2. É possível matar duas questões com uma solução. No lançamento da loja, são esperadas promoções. No período de Natal também. Além disso, sabe-se que campanhas promocionais demandam muito planejamento e estudo para que não sejam sinônimo de prejuízo. Com a abertura da loja virtual no Natal, você matará duas campanhas promocionais em uma. Isso significa economia de tempo, planejamento e investimentos de divulgação.

Quais cuidados que devo ter?

Além dos 9 itens necessários para abrir uma loja virtual para a abertura de loja virtual no Natal, é preciso tomar alguns cuidados específicos. Por exemplo:

  • Saber para quem vender.

Um estudo de buyer persona pode lhe ajudar.

  • Criar uma estratégia de lançamento pensando em como a buyer persona compra nesta data.

Pode ser que o comportamento da sua persona mude neste período ou que não seja ela quem faça as compras. Por exemplo, uma loja de cosméticos. Pode ser que no Natal, exclusivamente, não seja a mulher que compre produtos para si, mas sim o namorado, amigo, pai ou irmão para presenteá-la.

  • Pensar em quais produtos terão melhor saída de acordo com a época do ano.

Dessa forma, você pode preparar melhor o estoque da loja.

  • Conversar com os parceiros de operação da loja para estar preparado para o melhor. Ou seja, muitas vendas.

Nesse sentido, a plataforma está pronta para receber mais acessos? O operador logístico vai dar conta do volume de vendas esperado?

Esses cuidados e outros são fundamentais para extrair o máximo que o lançamento da loja perto do Natal pode lhe oferecer.

Como devo preparar a loja?

Alguns itens devem ser levados em conta para lançar a loja virtual no Natal. Tais como:

1. O layout

Em vez de usar um layout padrão para a loja, entre no clima natalino e lance a loja com papai noel, viscos, árvores de Natal, flocos de neve e outros elementos da época. Isso deixará a loja ainda mais atraente.

2. Chat e FAQ

Como a loja é nova, é comum que os clientes tenham muitas dúvidas. Para saná-las com mais eficiência:

  • Elabore um FAQ com as principais perguntas que podem surgir. À medida que receber outras perguntas, adicione-as ao documento, pois a dúvida de um cliente pode ser a de outro;
  • Disponibilize um chat para conversar com o cliente em tempo real;
  • Disponibilize mais de um canal para contato. Por exemplo, e-mail, WhatsApp, telefone, redes sociais e outros;
  • Caso o seu produto tenha dimensões diferentes ou um uso específico que necessite de um tutorial, faça fotos, GIFs e vídeos para facilitar a compreensão do cliente.

3. Dispositivos móveis

Sabe-se que grande parte dos consumidores realiza suas compras por meio de smartphones ou tablets. Por isso, é importante que a sua loja esteja pronta para receber esse tipo de tráfego com um site responsivo e de fácil navegabilidade.

Por fim, para abrir uma loja virtual no Natal, é importante planejar bem a estratégia de divulgação de abertura da loja junto com a campanha de Natal. Há um post só sobre este tema com 7 dicas de marketing para sua campanha de Natal. Confira!

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