🔥 Comece a vender online. Planos anuais com 20% OFF!
Aproveitar!
como calcular frete dos correios

Aprenda como calcular frete dos correios

Descubra como calcular frete dos correios com um passo a passo simples de todo desse processo.

De fato, o preço do frete é um dos principais fatores para a decisão do consumidor de comprar um produto, logo, é fundamental que o empreendedor aprenda como calcular frete dos correios adequadamente.

É muito importante lembrar que o valor do frete influencia diretamente na decisão do cliente de comprar ou não o produto. Desse modo, separamos um texto simples, explicando o passo a passo de como fazer esse cálculo e os fatores a serem considerados. Confira a seguir o texto que elaboramos.

Quais fatores são considerados no cálculo do frete?

Vale ressaltar que o cálculo do frete é baseado em diferentes fatores. Levando-os em consideração, torna-se possível definir os valores da entrega. Confira a seguir quais são os principais.

Cubagem

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Um dos principais critérios para o cálculo do frete é a cubagem. Ela consiste na relação entre o peso e o volume que o produto irá ocupar.

Esse fator é de suma importância no cálculo do frete, isso porque existem muitos produtos que são grandes, porém que não pesam muito, assim como existem produtos pequenos, mas com um peso maior. A cubagem é importante para planejar o carregamento dos veículos com maior eficiência, aproveitando melhor a capacidade máxima de peso e volume.

Peso

Um fator que afeta diretamente os custos com combustível do veículo é o peso. Além disso, vale lembrar que pode afetar os pneus, havendo, em muitos casos, a necessidade de manutenções. Por esse motivo, diversos serviços logísticos realizam o cálculo do frete levando em consideração o peso da carga.

Ou seja, para que você aprenda como calcular frete dos correios corretamente, lembre-se sempre de calcular o peso do produto.

Distância percorrida

O km rodado, como é conhecida a distância percorrida entre o endereço de envio e o endereço de entrega, é outro fator básico na hora de definir o valor do frete. Isso porque, claramente, quanto mais longe os endereços estiverem, mais altos serão os gastos com o transporte. Isso inclui, por exemplo, gasolina, pedágios, além da já mencionada manutenção do veículo.

Valor da nota fiscal

Muitas empresas do ramo de logística ponderam o valor da carga que está descrito na nota fiscal para se chegar ao valor do frete.

Um ponto importante, que vale a pena ser ressaltado, são os casos de mercadorias com alto valor. Para essas, o valor do frete fica mais caro por conta dos custos com o seguro, por exemplo.

O seguro é fundamental para casos como, por exemplo, tentativas de roubos e furtos de carga durante o percurso.

Taxas e Impostos

Existem uma série de taxas e impostos relacionados ao transporte de produtos que interferem de maneira direta no valor que será cobrado pelo serviço de frete.

Alguns exemplos simples são o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias), os pedágios cobrados em algumas rotas e as tarifas que são cobradas aos transportes interestaduais e intermunicipais.

Outras variáveis

Por fim, outras variáveis podem interferir diretamente no valor do frete. Podemos citar como exemplo o nível de periculosidade e a dificuldade de acesso ao lugar de destino.

Outro fator que pode ser levado em consideração para que você aprenda como calcular frete dos correios, são as características da carga. Produtos que exigem cuidados especiais durante o transporte, acabam por encarecer o valor do frete.

Modalidades de entrega dos Correios

Outro ponto importante são as modalidades de entrega dos Correios. Para que você aprenda como calcular frete dos correios, é necessário ter conhecimento de todas as modalidades, afinal estas também irão interferir diretamente no valor do serviço.

Confira a seguir alguns dos principais serviços disponíveis:

PAC

Este é o modo de envio que possui o menor valor. Logo, os prazos de entrega se mostram maiores. Além disso, essa modalidade abrange todo o território nacional.

SEDEX

Essa modalidade também abrange todo o território nacional e, geralmente, é mais cara que o PAC.

SEDEX 10

Como o próprio nome já sugere, o Sedex 10 entrega a mercadoria ou o documento até as 10 horas da manhã do dia seguinte, de acordo com a área de cobertura;

SEDEX 12

Parecida com o SEDEX 10, o SEDEX 12 funciona da mesma forma, porém, o horário de entrega ocorrerá até o meio dia do dia seguinte, também de acordo com a área de cobertura;

SEDEX Hoje

Por último, o Sedex hoje garante que a mercadoria ou o documento postado sejam entregues no mesmo dia – de acordo com a área de cobertura também. Vale ressaltar que esse é o serviço de frete com o valor mais alto.

Sempre analise corretamente qual modalidade utilizar. Lembre-se sempre que o valor do frete é fundamental para que o seu cliente possa finalizar a compra.

Vale a pena mencionar também que é possível entrar em contato diretamente com os Correios para ter acesso a soluções e condições exclusivas. Um exemplo que podemos mencionar é o Mini Envios.

Essa é a modalidade mais econômica de envio para pacotes que possuem até 300g, sem que haja a necessidade de enviá-lo com urgência.

É importante lembrar também que existe a possibilidade de simular o valor do frete no site ou no aplicativo dos Correios. Essa também é uma tarefa muito simples de realizar.

No aplicativo, entre no menu “preços e prazos” e preencha os dados de CEP de origem e do CEP de destino. Após isso, vá para “selecione o formato”, onde se abrirá uma aba para preencher as dimensões e peso da embalagem.

Adicione o objeto e clique em “simular” e as opções de serviço irão aparecer.

Para realizar simulações em outras localidades, basta somente substituir as informações e seguir os passos que foram citados. Para os casos que os fretes forem internacionais, entre na página “Simulador de Preços e Prazos Internacionais” e preencha com os dados do remetente e do destinatário, além das dimensões da encomenda.

A importância de calcular frete dos correios para seus clientes

Ou seja, para que você realmente aprenda como calcular frete dos correios é fundamental ter conhecimento sobre esses pontos básicos que foram levantados até aqui.

Outro fator importante para que o empreendedor aprenda como calcular frete dos correios é a importância que esse cálculo possui para os clientes.

Quando o valor do frete é elevado, muitos consumidores acabam desistindo da compra do produto. Isso significa que de nada adianta atrair o cliente até seu site, proporcionando uma boa experiência a ele, se, ao inserir o item no carrinho, o mesmo descobre que o frete é muito caro e, por consequência, desiste da compra.

Além disso, procure se atentar para que o preço do frete  não ultrapasse o valor do próprio produto. Esse é um dos motivos que fazem com que os clientes desistam da compra.

Viu só? Calcular o frete para envio de mercadorias para seus clientes não é um bicho de 7 cabeças. É apenas uma parte da estratégia para alcançar um número maior de clientes para seu ecommerce.

Agora que você já tem todas as informações para que aprenda como calcular frete dos correios, utilize todo o conhecimento adquirido aqui em seu ecommerce e veja seu negócio decolar.