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Case de sucesso: Loja Krunner

Há mais de 30 anos no varejo físico, a loja Krunner é uma referência no segmento de instrumentos musicais, na região de Campinas.

Com um vasto catálogo de produtos (mais de 4.000 itens), a solução de abrir um ecommerce para ampliar as vendas caiu como uma luva. E a plataforma escolhida pra fazer isso acontecer sem perrengue foi a Loja Integrada, é claro.

Continue a leitura para conhecer um pouco mais sobre a trajetória digital da loja Krunner e se inspire com a história de quem já faz acontecer.

A origem do nome Krunner

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O nome Krunner foi inspirado na palavra americana Crooner. 

Crooner é um epíteto americano dado a cantores do Jazz, principalmente do Great American Songbook, apoiado por uma orquestra completa, uma big band ou um piano. 

Inspirado nesse apoio surgiu não só o nome da loja, mas também seu slogan, o Apoio Total ao Músico.

As primeiras instalações

A loja iniciou suas atividades em 1990, na Av. Anchieta, em Campinas-SP, e após 3 anos mudou pra Rua Dr. Cesar Bierrenbach, onde permaneceu de 1993 a 2000. 

Devido ao crescimento da loja e à necessidade de oferecer uma gama maior de produtos para atender um público que procurava marcas e itens cada vez mais diversificados, surgiu um novo local.

Um espaço ainda maior, na mesma e tranquila rua Dr. Cesar Bierrenbach, onde está instalada até hoje nos números 201, 209 e 217 com mais de 350m².

Mas a história não se limitou ao mundo físico, viu?

Da loja física à loja virtual

Com a evolução da internet, nascimento de sites, plataformas de vendas online, redes sociais e marketplaces, a Krunner começou, ainda que timidamente, a entrar no segmento online em 2011. 

Em 2017, com a chegada do Edu, responsável pelo ecommerce da empresa, a Krunner começou seu processo de migração pra Loja Integrada, pois precisava de uma solução mais robusta e que pudesse integrar com marketplaces.

Como possuíam um catálogo de produtos muito vasto, eles optaram por já começar num plano pago, sem limite de visitas e cadastro de produtos bem maiores que o plano gratuito.

Lembre-se: é fundamental conhecer muito bem o momento que sua empresa está antes de abrir uma loja virtual. A Loja Integrada tem várias opções de planos e um deles atende perfeitamente às necessidades do seu negócio. Conheça os planos da Loja Integrada.

A decisão de levar um negócio físico pro digital, se bem estruturada, tem tudo pra dar certo. No caso da Krunner, foi uma ótima alternativa pra, inclusive, vender itens que estavam parados no estoque há anos.

Na loja você encontra desde peças para montar seu próprio instrumento a equipamentos de som. Um verdadeiro paraíso para quem trabalha ou tem a música como hobby.

Clique aqui para visitar a Loja Krunner.

Com a inauguração do ecommerce, novos desafios surgiram para o negócio, dentre eles:

  • Atrair clientes pro site;
  • Fortalecer a marca para além da região de Campinas;
  • Otimizar os processos manuais;
  • Gerir estoque de forma integrada entre loja física e loja virtual.

Nessas horas, ter conhecimento, juntamente com as ferramentas certas, ajudam o lojista a encontrar as melhores soluções. E com a Loja Integrada você tem um ecossistema completo de conteúdo, especialistas e aplicativos, reunidos num só lugar.

Embora a Krunner venda através da loja física e também em marketplaces (Mercado Livre, B2W e Via Varejo), a loja virtual tem números expressivos no resultado da empresa.

O site, além de ser um canal de venda, também é visto como um catálogo e os clientes que vão até à loja física, muitas vezes chegam dizendo que viram o produto no site e já estão mais dispostos a fechar uma compra.

Estratégias adotadas pra alavancar o negócio digital

Como citamos, na segunda metade de 2017, a loja passou a atuar de vez no mercado digital oferecendo toda sua gama de mais 4.000 produtos da loja física para a virtual. 

A partir desse ponto, sentiu-se a necessidade de migrar para uma plataforma que oferecesse mais recursos. Foi onde optaram pela Loja Integrada

Em dezembro de 2019, a nova plataforma, além de possuir várias ferramentas gratuitas e planos atrativos para micro, pequenos e médios lojistas, possibilitou à Krunner a integração via API com o ERP (sistema de gerenciamento) da loja, já que o estoque da loja física e virtual é unificado.

Durante a construção do novo site, a equipe procurou estudar o mercado, os termos pesquisados e seus concorrentes

Com isso, segmentou de forma bem refinada a classificação de produtos, visando, além de uma melhor experiência de navegação ao usuário, impactar no posicionamento junto aos buscadores como Google, Bing, dentre outros.

O cadastro de produto, ponto crucial para concretizar a venda e ajudar no posicionamento, teve uma atenção especial. A equipe padronizou as informações tanto no título quanto nas respectivas descrições, com informações claras e objetivas, as quais, em sua grande maioria são acompanhadas de mais de uma foto e inclusão de vídeos relacionados ao produto.

Páginas institucionais bem elaboradas, com política de trocas, devoluções, envios e sobre a empresa, contanto toda sua história, também foram outras ações realizadas.  

Ações implementadas para enfrentar as dificuldades de quem está iniciando

A mudança para a Loja Integrada e as ações citadas anteriormente durante a migração mostraram resultados positivos logo nos primeiros meses, o gráfico abaixo, extraído do Google Analytics, mostra o aumento no número de acessos e crescimento no decorrer dos anos seguintes. 

https://webmail67.redehost.com.br/attachment/inline?data=dDGiuk1i%2f7BuRD8JofzoUHoYpM9nnW2Bj7EOqZF9gwypbcMpoSUPVbnaRrf0CfuhfnI9umbvD6I%2bxY0oKoYcv0B4mXyxJnrC1MI2L4EhebNPW%2bzTWIfZ9YJuX59x%2b7azjNXRcWoBMJQ%3d&cid=f529979044b84821b6a2d6523a59aa24

Porém, esse aumento no número de acessos expôs um problema para quem está iniciando no mercado online, a credibilidade.

Mesmo com mais de 30 anos de mercado e reconhecimento regional, no segmento online a Krunner enfrentou dificuldades em converter o volume de acessos em vendas pois era uma loja desconhecida fora da vizinhança de Campinas.
 
De início, detectou-se utilizando a ferramenta Hotjar, que um dos motivos da fuga dos usuários na página de checkout tinha também relação com o valor do frete, diante disso, a equipe contratou a ferramenta Melhor Envio, que oferece fretes de menor valor, já que a Krunner ainda não possuía um volume alto de pedidos para poder utilizar uma tabela dos Correios ou de transportadoras que oferecessem descontos mais atrativos.

Para criar sua identidade virtual e reforçar o poder da marca no mundo online a equipe atuou de forma a buscar depoimentos dos compradores, visando mostrar que é uma empresa confiável. 

Recursos disponíveis na Loja Integrada como o RA Trustvox, Ebit e Google Avaliações possibilitam mensurar como foi a experiência do usuário com a compra. 

No caso da Krunner, optou-se pelo Google Avaliações que está atrelado ao Google Meu Negócio, o qual mostra nos buscadores o endereço físico da Krunner. 

A loja também passou a marcar presença nas redes sociais com posts frequentes, o @krunnerinstrumentomusicais está presente nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn, TikTok e Youtube.

Outras ações foram adotadas no decorrer dos anos, como a criação de blog, lives e vídeos para gerar autoridade da marca no assunto instrumentos musicais.

A loja viu com essa e outras estratégias adotadas, um aumento de 224,46% no número de transações de 2019 para 2020 segundo dados do Google Analytics no período.

Em 2021, a empresa passou a oferecer seus produtos também nos marketplaces, ou seja, nos principais canais de vendas do Brasil.

Sempre de olho nas tendências do mercado e ferramentas oferecidas pela Loja Integrada, em 2022, a Krunner contratou os serviços do EnvialI que oferece fretes 70% mais baratos que seus concorrentes e do Pagali que proporcionou oferecer pagamento por PIX e parcelamento com taxas de juros bem menores que as oferecidas anteriormente, ajudando a melhorar o ticket médio das vendas pelo site.

As ações acima foram apenas algumas das utilizadas pela Krunner. Mas caso você deseje empreender no digital, aí vão algumas dicas:

  • Tenha transparência no relacionamento com o comprador. 
  • Capriche na qualidade das informações, pois o cliente comprará seu produto através das fotos e descrições que você informou. Quanto mais detalhes, melhor. 
  • Seja ágil no despacho da mercadoria, informe sempre o status do produto e busque obter um retorno após a entrega do seu produto, pois o feedback do cliente em sua página funciona como a “cereja do bolo”. 

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