🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
certificado digital para ecommerce

Qual a importância do Certificado Digital pro ecommerce?

Para muitas pessoas empreendedorass de ecommerce, contar com um certificado digital não é somente uma escolha, mas sim uma necessidade. Pra quem não sabe, o Certificado Digital permite facilitar as transações legais da empresa – principalmente em tempos de pandemia, onde ainda restringimos o acesso a lugares externos. 

É muito importante que empresas públicas e privadas, especialmente quando se trata de ecommerce, assinem eletronicamente seus documentos e transações com o objetivo de diminuir a burocracia dos processos e agilizar o trabalho. 

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre a importância do Certificado Digital para quem trabalha no ecommerce. Confira!

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Aqui você vai ver:

Antes de tudo: que é Certificado Digital?

O Certificado Digital, funciona como uma identidade, tanto de pessoas quanto de empresas, mas de forma digital, como o próprio nome já diz.

Tudo o que for feito ou assinado por meio dele ganha validade jurídica. O que é importante saber sobre o uso e o processo é que cada vez que o Certificado Digital é usado, uma assinatura digital é gerada. Isso significa que ele pode servir pra autenticar e assinar documentos que são atividades fundamentais pra qualquer empresa.

Como ter um Certificado Digital? 

Quando for escolher um Certificado Digital para o seu negócio, é importante escolher um que tenha uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil). 

Depois desse passo, é preciso comparecer a uma das agências da Autoridade Certificadora com a documentação necessária para emissão do documento eletrônico. O preço varia de acordo com o modelo que for adquirido e ele pode variar entre A1 e A3. 

Outra opção é o Certifica Digital por videoconferência, mas este só vale pro primeiro Certificado Digital, de Pessoa Física e Jurídica, restrito a validade de 12 meses, podendo ele ser um A1, no computador, ou A3, no cartão, token ou na nuvem.

Confira ps passos para Para realizar a videoconferência e obter o seu Certificado Digital é simples:

  1. Efetue a compra da sua certificação e aguarde a confirmação do pagamento;
  2. Realize o agendamento do atendimento escolhendo o dia e horário que deseja;
  3. Envie previamente os documentos exigidos;
  4. Acesse o link para o atendimento no dia e horário escolhido anteriormente.

É obrigatório ter Certificado Digital?

Não são todas as empresas que têm a obrigação de usar esse documento. Em alguns casos, mas, esse uso deixa de ser uma opção e passa a ser uma exigência, como nos exemplos abaixo:

1- Para emitir Nota Fiscal Eletrônica

Na emissão da NF-e, o certificado funciona como a assinatura eletrônica que comprova a validade do documento fiscal. Ele também é exigido para emissão da NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor).

2- Para empresas com mais de 5 funcionários

Toda empresa com mais de cinco colaboradores deve, obrigatoriamente, ter um Certificado Digital. Isso inclui as que são optantes pelo Simples Nacional.

O Certificado Digital para empresas com mais de cinco funcionários é exigido nos demonstrativos de recolhimento do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, além de outros encargos trabalhistas.

3- Para entregar a Relação Anual de Informações Sociais

A Relação Anual de Informações Sociais, ou RAIS, deve ser declarada todos os anos pelas empresas. O documento contém dados da atividade trabalhista, como horas extras, contribuições sindicais, salários e outras informações dos funcionários.

Principais vantagens em usar o Certificado Digital

O Certificado Digital tornou o dia a dia menos burocrático e trouxe mais segurança para o empreendedor. Esse documento eletrônico é uma das soluções mais buscadas pelas empresas justamente pela praticidade que proporciona.

Com certeza a facilidade e a segurança são benefícios importantes pro empreendedor decidir ter um certificado digital, mas outras vantagens podem ser destacadas:

➡️ Segurança: Com a assinatura digital é possível assinar documentos com valor jurídico e garantir a segurança das informações do seu negócio;

➡️ Sustentabilidade: Também é uma forma de economizar recursos sustentáveis, já que não é preciso deslocar-se para assinar documentos nem imprimir papéis para comprovar transações. 

➡️ Praticidade: Além de economizar tempo da equipe, também permite que ações contábeis sejam feitas sem complicações. 

Utilizar um Certificado Digital traz muitas vantagens para o dia a dia. Com ele é possível ter mais agilidade nas tarefas diárias. Alinhado com um sistema de gestão de sua confiança, a administração do seu negócio passa a ficar cada vez mais digital e facilitada.