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Como alavancar sua loja de Moda e Acessórios

A forma como os consumidores tem se comportado mudou bastante. Em 2019, as vendas de comércio eletrônico representaram 14% de todas as vendas no varejo em todo o mundo, crescendo 16% no Brasil em relação ao ano anterior. Esse crescimento está cada vez mais evidente.

Analisando melhor este crescimento no país, o segmento de Moda e Acessórios é um dos mais promissores, chegando a um crescimento de 30% em quantidade de pedidos em 2019, comparando-se a 2018, segundo o Ebit.

Existem alguns hacks que podem te ajudar a ter uma loja virtual mais atrativa e com uma conversão de vendas ainda maior. Separamos algumas dessas dicas para você que quer criar uma loja de sucesso nesse segmento. Confira:

Categorização dos produtos

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Há diversos tipos de categorias e subcategorias que você pode utilizar para organizar seus produtos dentro do seu e-commerce. Você deve pensar em características que descrevam os produtos e que facilite para que os clientes consigam achar os produtos mais facilmente, aumentando assim a conversão das vendas. 

O ideal é que previamente seja feito um desenho de uma árvore de categorias, para que você consiga mapeá-las e organizá-las melhor dentro da sua loja.

Seguem alguns exemplos de categorias:

Categoria Calça > Subcategoria Pantalona

Categoria Vestido > Subcategoria Longo > Florido

Categoria Blusa > Subcategoria T-shirt > Lisa

Capriche nas fotos, vídeos e descrição dos produtos

As fotos fazem toda a diferença na hora de analisar os produtos a serem comprados, principalmente se tratando de produtos do segmento de moda.

Atente-se a essas dicas na hora de fotografar suas peças:

  • Dê prioridade para a luz: ela pode abrilhantar ou arruinar as suas fotos. Dê preferência para luz natural mais suave ou, se possível, utilize um estúdio.
  • Tire fotos da peça tanto sozinha, quanto em uma modelo. Ver o “caimento” da roupa faz muita diferença na hora de avaliar e decidir pela compra.
  • Aposte em fazer fotos com a peça em cima de uma superfície bonita, até mesmo com alguma textura.
  • Pendurar a roupa, como se ela estivesse em um varal. Isso funciona bem para meias, calcinhas, cuecas, sutiãs, entre outros.

Além disso, capriche na riqueza de detalhes sobre as peças, como por exemplo tecido utilizado para confecção, tamanho com tabela de medidas, entre outros. 

Aprimore a experiência de compra do cliente

Como a sua, há diversas lojas vendendo produtos de moda com preços e condições parecidas. O que mais pode ser feito para oferecer uma experiência de compra incrível para o cliente?

Separamos algumas dicas para ajudar na construção de valor da sua loja:

  • Tenha um bom atendimento em sua loja. Dessa forma, os clientes terão uma ótima  percepção desde o primeiro contato com a loja. Uma forma de facilitar esse contato, é colocando um chat na loja.
  • Crie uma percepção única na entrega dos seus produtos, desde uma embalagem diferente, envio de brindes, cartinha feita a mão, entre outros. Crie oportunidades em que seu próprio cliente possa divulgar a marca espontaneamente, pois ele estará feliz com a experiência. 
  • Se destaque por algum atributo único. Existe no marketing um termo chamado branding, onde você reforça o posicionamento da sua marca e é reconhecido por ele.

Esteja presente nas redes sociais e use influenciadores

Assim como para qualquer tipo de negócio, as redes sociais são canais essenciais para a visibilidade da marca. Portanto, use e abuse da interação e das ferramentas que as mídias oferecem para engajar o seu público.

Por exemplo:

  • Faça stories para mostrar os produtos chegando em estoque, mostrar promoções, promover interações com enquetes ou caixa de perguntas
  • Tenha um feed do instagram bonito e organizado com as fotos dos produtos. Isso chama mais a atenção dos usuários.
  • E aproveite para colocar o Instagram Shopping! Ele é um recurso que permite vender pelo próprio aplicativo. Para isso, é usada uma nova aba no feed da página, com o ícone que imita uma “bolsinha”. Nesse espaço, é possível colocar os produtos que estão para compra já informando o preço deles.
  • Faça anúncios pagos segmentados nas redes sociais.
  • Invista em parceria com influenciadores digitais. Escolha os perfis que mais tem a ver com sua marca e público alvo para surtir o efeito desejado.

Tema

Um tema pronto permite que você personalize a loja sem que sejam necessários conhecimentos de programação ou investimentos altos, muito vantajosos principalmente para quem está entrando agora no universo do e-commerce ou é um empreendedor pequeno. Afinal, eles permitem obter um design profissional e que gere uma boa experiência para o consumidor final, mas com valores mais acessíveis.

Na Loja Integrada temos uma Loja de Temas, onde você poderá encontrar temas para diversos segmentos. O segmento de Moda e Acessórios é um dos segmentos mais fortes em nossa loja, por termos diversas opções de temas para que você possa escolher e aplicar em sua loja virtual. 

Sabendo disso, você deve estar se perguntando: como escolher o melhor tema para minha loja de moda e acessórios?

Leve em consideração as seguintes questões antes de escolher:

  • De que forma eu quero apresentar os meus produtos?
  • Qual mensagem quero passar para os meus clientes?
  • Qual experiência eu quero que meu cliente tenha ao navegar na minha loja?
  • Que coisas legais os meus concorrentes estão fazendo e como posso fazer o mesmo?

Separamos alguns temas nesse segmento para te inspirar e ajudar a escolher:

PrimeShop Women, da agência Groomb, é um tema poderoso! Criado para a Loja Integrada, ele conta com diversas recursos, além de personalização gratuita de cores e ícones.

Conhecendo de perto as dores de pequenos e médios lojistas, a agência Alpha Theme lançou o tema Alpha Summer, ideal para quem busca altíssima qualidade e baixo custo.

A linha QUERO, desenvolvido pela agência Econvert, chegou para revolucionar, com alta performance e um design criativo e moderno para atender a uma infinidade de usos e segmentos.

Conclusão

Portanto, ao criar a sua loja virtual de Moda e Acessórios e relacionados, é importante levar em conta esses insights acima. Dessa forma você passará confiança e profissionalismo aos seus visitantes e futuro clientes. Caso você queira se tornar um parceiro da maior vitrine de temas do Brasil e começar a vender seus temas, cadastre-se já.